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Para os condutores que têm ou pensam em comprar um carro equipado com um motor a diesel, saber que tipo de manutenção precisam de fazer é uma questão válida e pertinente.

As tecnologias mais recentes e inovadoras no ramo automóvel podem incluir componentes mais complexas e caras que, em caso de avaria, podem trazer imprevistos financeiros. Nesse sentido, para que o teu carro continue a funcionar de maneira fiável e com um excelente desempenho, explicamos-te o que deves priorizar.

Cuidados que deves ter com o motor a diesel

Quando falamos da manutenção de um motor a diesel, referimo-nos a tudo o que engloba a limpeza e a proteção do mesmo e também à capacidade de lubrificação para evitar o desgaste dos componentes do carro.

Mede o nível de óleo do teu carro mensalmente

Uma ação simples, mas fundamental. Tira uns breves momentos do teu dia, uma vez por mês, para medir o óleo do teu carro.

Recomendamos que o faças numa superfície plana e com o motor a diesel frio. Escolher um bom óleo lubrificante é fundamental para reduzires o desgaste do mesmo. Caso estejas à procura de uma solução com qualidade, consulta os vários produtos disponíveis na nossa loja online.

Para saberes qual o lubrificante mais indicado, basta verificares o manual do fabricante do automóvel. Se precisares, temos disponível um simulador que te pode ajudar nesta demanda.

Não te esqueças de limpar o filtro

O filtro, um importante componente de um veículo com motor a diesel, deve ser limpo periodicamente para que a humidade do combustível não invada o sistema de injeção, uma vez que vai danificá-lo.

No máximo, a cada 60 mil quilómetros, é importante que faças a troca do filtro, para que as impurezas do gasóleo não provoquem estragos nos injetores ou na bomba de injeção.

Tem atenção à forma como conduzes

Existem algumas ações que intensificam a perda de rendimento do motor a diesel, ao longo do tempo. Entre estas, a forma como conduzes. Evita conduzir sempre a baixa rotação, porque isto desgasta a sua potência.

Não pares o teu carro de repente

Uma dica simples de seguir é aguardar pelo menos entre 30 a 60 segundos, antes de parares o teu veículo, após conduzires na autoestrada ou em subidas. Por que motivo? O óleo quente na turbina pode queimar e provocar uma falha do turbo compressor. Isto acontece porque são ações que exigem mais do teu motor a diesel, o que leva ao seu aquecimento.

Fica atento às inspeções

Cumprir o calendário de inspeções do teu carro é imprescindível, pelo que deves respeitar os intervalos de manutenção aconselhados pelo fabricante do teu veículo.

Dá atenção a todos os componentes

Ainda que indiretamente, há outros elementos fundamentais que contribuem para uma boa manutenção do teu motor a diesel. Os travões, o sistema de arrefecimento, assim como a suspensão e os pneus, são alguns exemplos aos quais deves prestar atenção.

Estes vão-se desgastando com o uso e os quilómetros acumulados. Por isso, não te esqueças de salvaguardar que tudo está a funcionar corretamente no teu carro.

Evita conduzir na reserva

Seja por mera preguiça de abastecer ou porque achamos sempre que dá para “mais uns quilómetros”, conduzir na reserva prejudica o teu motor a diesel. Esta ação, aparentemente inocente, vai causar o desgaste da bomba de combustível, o levantamento de depósitos de partículas e a entrada de ar no sistema. Para que não tenhas de gastar dinheiro desnecessariamente em reparações, é preferível atestares o depósito quando o sinal surgir no painel do teu carro.

Motor a diesel: quais os combustíveis mais apropriados?

No mercado, existem combustíveis e compostos de qualidade que ajudam a manter a “saúde” dos motores.

Alternativas como o ECO Diesel, comercializadas pela PRIO, melhoram substancialmente o desempenho do teu carro a diesel e diminuem a acumulação de impurezas, graças aos aditivos multifuncionais das mesmas.

Além dos combustíveis, o composto ADBlue, usado apenas em veículos com motor a diesel, também está disponível para todos os pesados comprados a partir de outubro de 2006 e ligeiros comprados após 2014, que possuam um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).

Este líquido, resultante de uma solução composta por água desmineralizada (67,5%) e ureia (32,5%), vai ajudar-te a reduzir as emissões nocivas de óxido de nitrogénio em até 90%, libertadas pelo sistema de escape do teu automóvel.

Utiliza o localizador de postos PRIO, para atestares o depósito do teu carro com as soluções mais adequadas às tuas necessidades de frota.

Prolonga a vida útil do teu motor a diesel

Preparado para melhorar o desempenho do teu veículo? Ao aliares a manutenção regular às dicas que te damos neste artigo, consegues garantir a otimização do teu motor a diesel, evitando o surgimento de problemas maiores no futuro.


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