Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Em 2014, passou a vigorar a norma ambiental Euro 6 que veio limitar, ainda mais, as emissões de gases poluentes dos veículos automóveis. Em função disso, os fabricantes de automóveis tiveram de fazer adaptações e garantir a implementação de tecnologias que contribuam para a redução dessas emissões.


O Adblue, lançado em 2006 pela GreenChem, passou a ser uma das soluções mais utilizadas pelos fabricantes para conseguirem cumprir a norma Euro 6 e reduzirem as emissões poluentes.


O que é o Adblue?


O Adblue é um líquido que resulta de uma solução composta por água desmineralizada (67,5%) e ureia (32,5%).


Tem como objetivo reduzir, em até 90%, as emissões de gases poluentes - essencialmente óxido de nitrogénio (NOx) - libertados através do processo de combustão. Deve ser utilizado em todos os veículos pesados (comprados a partir de outubro de 2006) e ligeiros (comprados após 2014) a gasóleo, que possuam um sistema de Redução Catalítica Seletiva (SCR).


Funciona como um Fluído Escape Diesel (DEF – Diesel Exhaust Fluid) e transforma o óxido de nitrogénio dos gases de escape em água (vapor) e nitrogénio, antes de estes serem libertados.


Quantidades consumidas e cuidados a ter


Mas atenção: o Adblue não é um aditivo e, portanto, não pode ser utilizado no motor, nem deve ser misturado com água ou com aditivos. Deve ser colocado no sistema de escape, onde é armazenado num reservatório próprio. É inserido no bocal de enchimento que, de acordo com o modelo do teu carro, pode estar localizado sob a tampa do depósito de combustível, num compartimento do motor ou na mala.


O tipo de condução que costumas adotar, a temperatura ambiente e a temperatura do sistema são fatores que influenciam os consumos de Adblue.  Regra geral, por cada 1000 Km, são consumidos, em média, 1,5 a 2,5 litros.


Fica atento ao painel de instrumentos: sempre que for necessário, será apresentado um aviso a indicar que é necessário reabastecer. Não deixes o depósito de Adblue ficar vazio: nestas situações, o teu carro não vai arrancar.


Na PRIO, poderás encontrar Adblue em diversos postos de abastecimento. Consulta a lista de postos e descobre qual o mais próximo de ti.


Se, por lapso, adicionaste AdBlue no reservatório de combustível, não deves ligar o carro. Contacta o concessionário da marca do teu carro e pede instruções sobre como proceder.


Custos médios


Considerando que:

  • Por cada 1000 Km são consumidos, em média, 1,5 a 2,5 litros de Adblue
  • O custo médio por litro, quando abastecido no posto de combustível, é de aproximadamente 0,88€ (se comprar uma embalagem, o preço por litro é consideravelmente mais caro).


Podemos estimar que, ao percorrer, por exemplo, 300 km por mês, gastará cerca de 0,51€ em Adblue.