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Existem, basicamente, dois tipos de pessoas: as que ficam ansiosas quando o indicador de combustível se começa a aproximar dos valores mais baixos e que vão a correr reabastecer; e os conduzem quase sempre com a luz de aviso de combustível a piscar, como se o conteúdo do depósito desse sempre para “só mais um quilómetro”.


Se te enquadras nesta última categoria, fica a saber que esse hábito pode ser extremamente prejudicial para o teu carro. Nós explicamos-te porquê.


Quantos quilómetros posso percorrer depois de o meu carro entrar na reserva?


Assim que a luz do mostrador de combustível acender é sinal que é necessário reabastecer para evitar ficar sem combustível. Mas calma: isto não significa que o combustível acabou, indica apenas que, regra geral, ainda podes conduzir durante mais cerca de 50 a 80 quilómetros (dependendo do carro que tens).


É importante que tenhas sempre presente que a reserva representa 10% a 15% do total de combustível que o depósito comporta. H2. Conduzes quase sempre na reserva? Estes são os problemas que podes causar ao teu carro


1. Desgaste da bomba de combustível


A bomba de combustível tem como missão bombear combustível para o motor. O combustível funciona como lubrificante e agente de refrigeração da bomba. Se mantiveres o nível de combustível sempre demasiado baixo, a bomba não será suficientemente lubrificada ou refrigerada, levando a um desgaste maior e a um sobreaquecimento desnecessário. Isto vai encurta a vida útil da bomba e gera necessidade de substituição prematura.


2. Levantamento de depósitos de partículas

O combustível contém muitos produtos químicos e aditivos, o que significa que o depósito acaba sempre por conter contaminantes e resíduos. Com o tempo, estes sedimentos vão assentando no fundo do depósito.

Se conduzes quase sempre com o depósito quase vazio, muito provavelmente a bomba de combustível vai “aspirar” o fundo do depósito e levantar todos os resíduos aí acumulados. Embora o filtro de combustível recolha grande parte destas partículas, algumas delas vão acabar por chegar ao motor e obstruir os injetores, o que poderá causar problemas dispendiosos.

3. Entrada de ar no sistema

Não existindo combustível no depósito, a bomba de combustível vai acabar por bombear ar para o sistema de combustível, o que causará danos graves no motor.


E, já agora, fica a saber que, se ficares imobilizado na estrada por falta de combustível isso é considerado negligência. Caso aconteça numa autoestrada (onde é proibido estacionar e parar), incorres numa multa entre os 120€ e os 600€.

Se alguma vez isto te acontecer, seja numa autoestrada ou numa estrada secundária (onde não é considerado infração), não te esqueças de assegurar que o teu carro não representa perigo para os outros condutores e que se encontra devidamente sinalizado.

O melhor mesmo é prevenires-te e evitares stress, multas, avarias ou acidentes.


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