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Com a sustentabilidade e a proteção do ambiente como pano de fundo, com certeza que já ouviste falar das normas Euro. Mas, na verdade, sabes o que significam?

Tudo começou com o Protocolo de Quioto, um tratado internacional no qual os países industrializados se comprometeram a reduzir cinco milhões de toneladas de gases com efeito de estufa (GEE), por um período de cinco anos (de 2008 a 2012), com base nos valores de 1990.

E como este controlo de emissões poluentes coincide com as normas Euro para veículos, perguntas tu? Desde 1988, com o surgimento da Euro 0, o regulamento sobre os limites máximos do controlo de emissões aplica-se a carros a gasolina e a diesel, assim como a camiões e a autocarros.

O principal objetivo das normas Euro é reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2). Conforme a evolução das várias fases, as atualizações vão sendo mais exigentes, desde a implementação da norma Euro 1, em 1992, até à norma Euro 6, a mais recente a ser estabelecida.

Que normas Euro existem?

Antes do Protocolo de Quioto ter sido assinado, foram definidos, na Europa, os limites para o controlo de emissões poluentes lançadas para a atmosfera, pelos escapes dos nossos carros, em função dos diferentes combustíveis fósseis e do tipo de queima: monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos não queimados (HC), óxidos de azoto (NOx) e partículas.

No início da história das normas Euro, surgiram as primeiras panelas de escape catalisadas, para reduzir os níveis de CO e HC.

Foi a partir da norma Euro 3 que se começaram a introduzir sistemas de pós-tratamento de gases de escape nos motores. Em função disso, para passar da norma Euro 2 para a 3, alguns veículos tiveram que ser equipados com válvulas EGR para reduzir os níveis de NOx.

Na transição da norma Euro 3 para a 4, se as válvulas EGR não fossem suficientes, também teriam de ser usadas soluções AdBlue, para reduzir as emissões dos gases de escape.

Com o estabelecimento da norma Euro 5, a obrigatoriedade da instalação dos filtros de partículas diesel fez-se sentir, de forma a reter os resíduos nocivos no seu interior para controlar a poluição atmosférica.

O que é a norma Euro 6?

A norma Euro 6 é a que nos é mais familiar. Esta obrigou os fabricantes de automóveis a instalarem mecanismos de pós-tratamento de gases de escape, como os sistemas SCR (redução catalítica seletiva) e TWC (Three-Way Catalyst), que diminuem substancialmente os níveis de NOx, em parceria com o composto AdBlue.

Que implicações traz a norma Euro 7?

Depois de todas as normas adotadas até ao momento, a Euro 7 será a próxima a vigorar. Esta terá impacto no controlo de emissões não provenientes do tubo de escape dos nossos veículos, como as partículas resultantes dos travões e dos pneus.

O que podes esperar da norma Euro 7?

À semelhança das normas europeias anteriores, a Euro 7 mantém os limites do controlo de emissões poluentes da Euro 6 para os veículos ligeiros. No entanto, devido à atualização dos objetivos europeus, as restrições para os veículos pesados vão ser mais exigentes.

Para que isto seja exequível, os fabricantes de automóveis terão de produzir, por exemplo, veículos com sistemas de controlo de emissões otimizados. Isto significa que tanto os veículos ligeiros como os veículos pesados deverão possuir um sistema de monitorização a bordo, que conterá informações sobre as emissões de CO2.

Dado que a grande mudança na regulamentação destas normas Euro incide sobre as partículas libertadas pelos travões e pneus, deves ter atenção aos seguintes limites:

3 mg/km para carros 100% elétricos:
7 mg/km para a maioria dos veículos com motores de combustão interna, híbridos elétricos e veículos com células de combustível:
11 mg/km para carrinhas com motores de combustão.

De igual forma, a norma Euro 7 estabelece os requisitos mínimos de desempenho para uma maior durabilidade das baterias em automóveis elétricos e híbridos, assim como para as carrinhas.

Posto isto, quando é que a norma Euro 7 será aplicada? O texto acordado prevê que os regulamentos para automóveis de passageiros serão aplicados 30 meses após a aprovação final do Conselho Europeu e do Parlamento Europeu, e 48 meses depois para veículos pesados. Ou seja, o documento final poderá ser adiado para além de 2026 e 2028.

Normas Euro e as emissões poluentes

As normas Euro para veículos vieram para ficar e, para controlarmos as emissões nocivas dos mesmos, é importante percebermos que estratégias podemos adotar na adaptação dos exemplares em circulação.

Como posso adaptar-me às limitações?

Para as normas Euro serem cumpridas, há que ter em conta a atualização dos sistemas de escape dos veículos, desde a instalação de catalisadores mais eficientes até à adoção de filtros de partículas.

Na hora de adquirires um carro, é preciso não esquecer os ajustes dos motores atuais, que devem englobar atualizações no software, para otimizar a combustão, e a adição de tecnologias de injeção mais avançadas.

Para que os sistemas de pós-tratamento de gases de escape do motor do teu carro desempenhem a sua função na totalidade, é necessário que utilizes lubrificantes adequados, que sejam pouco nocivos para o ambiente.

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O papel dos biocombustíveis no cumprimento das normas Euro

É importante que saibas qual o papel que os biocombustíveis desempenham no cumprimento dos objetivos europeus. O combustível que escolhes para abastecer o teu veículo tem um impacto significativo nas emissões de gases com efeito de estufa. Por isso, garantires que optas por opções mais ecológicas ajuda-te a alinhar com os requisitos das normas 6 e 7.

Agora, mais do que nunca, ao escolheres atestar o depósito com biocombustíveis, enquanto cimentas o teu compromisso ambiental, estás a contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.

Combustíveis PRIO alinhados com as normas Euro

De forma a respeitar as normas Euro, assim como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, a PRIO coloca sempre a sustentabilidade em primeiro lugar e oferece-te opções com reduzidas emissões de GEE, tais como o ECO Diesel.

Este combustível reduz as emissões de CO2 para a atmosfera até 18% e conta com uma incorporação de 15% de energia renovável. Esta percentagem, aliada às outras componentes avançadas do ECO Diesel, fazem com que este seja mais eficiente, ajudando-te a reduzir o consumo de combustível até 5%.

Para perceberes como isto pode impactar a tua carteira, utiliza o simulador da PRIO e descobre quanto podes economizar anualmente.

Vamos reduzir o impacte ambiental em conjunto

Ao optares por combustíveis mais “limpos”, além de respeitares as normas Euro, minimizas a tua pegada de carbono.

Com a PRIO, estarás sempre um passo à frente no cumprimento da legislação ambiental relacionada com o teu veículo. A par disso, ainda consegues poupar e melhorar os teus consumos. Avançamos em conjunto?


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