Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Agora que o inverno começa a apertar, além de não quereres passar frio, não queres comprometer a tua carteira, não é verdade?

É provável que já tenhas avaliado as várias opções de aquecimento disponíveis no mercado, e até tenhas concluído que um aquecedor a gás é a solução ideal para criar um ambiente confortável, lá por casa. No entanto, todos os anos tens a mesma dúvida: quanto dinheiro vou necessitar de gastar no gás?

A boa notícia é que uma garrafa de gás PRIO num aquecedor dura mais tempo do que possas pensar e não tens de a trocar a um ritmo frenético. Portanto, falemos de economia. Nós ajudamos-te a fazer as contas.

Sabes por que motivo a garrafa de gás PRIO é mais eficiente?

No mercado, existem garrafas com dois tipos de gás: o propano e o butano. Ambos são gases de petróleo liquefeito (GPL), obtidos através da destilação do petróleo bruto. Os dois são indicados para uso doméstico, mas têm características diferentes. Por isso, deves conhecê-los bem, de forma a escolheres o que melhor se adequa às tuas necessidades de consumo.

As características do gás butano

O gás butano tem um aquecimento mais lento, sendo indicado para temperaturas mais amenas. Em função disso, a botija deve ser guardada num local fechado. É especialmente utilizado para cozinhar, aquecer águas ou o ambiente, mas não é o mais eficaz para combater os dias gélidos do inverno.

As características do gás propano

O gás propano, que é comercializado pela PRIO, tem uma característica que o torna mais eficiente: vaporiza melhor, mesmo com o frio. Ou seja, ao contrário do gás butano que abaixo dos 0ºC não sai da garrafa, porque não passa do estado gasoso ao estado líquido, o gás propano vaporiza a partir de −43ºC. Por isso, permite-te que faças uma utilização até à última gota da garrafa, o que se traduz numa maior duração e num melhor aproveitamento. Dois atributos que têm um impacto positivo na tua carteira.

Aliás, ao optares pela botija de gás PRIO, consegues sempre poupar. Isto porque temos a nossa própria unidade de enchimento de gás, o que nos possibilita aplicar um preço mais competitivo no mercado.

As vantagens do aquecimento a gás propano

O gás propano é conhecido pelo elevado poder calorífico, sendo por isso a escolha ideal para um aquecimento mais eficiente, em especial quando o frio é mais intenso. Mas a sua utilização proporciona-te outras vantagens, tais como:

• É seguro, possuindo um odor específico para ser notado em caso de alguma fuga. É muito pouco provável que isso aconteça, mas, caso ocorra, o gás propano não é tóxico;
• As garrafas podem ser armazenadas dentro ou fora de casa, sejam quais forem as condições atmosféricas. A única regra? Precisam de estar sempre na vertical;
• É limpo, sem resíduos significativos de enxofre ou metais poluentes;
• O processo de troca de botija é simples e pode ser feito por ti; 
 Regra geral, as botijas de gás, para casas com consumos moderados, são leves, ergonómicas e fáceis de transportar. A garrafa de gás PRIO de 9 kg é um bom exemplo disso.

Muitos dias de calor com uma só botija de gás PRIO

Por todos os motivos que fomos elencando, é fácil perceber que uma garrafa de gás PRIO vai ajudar-te a rentabilizar os teus consumos mensais, porque alia a eficiência a um preço competitivo.

Para que consigas calcular os teus gastos mensais de forma mais precisa, segue estes dois passos e descobre quanto tempo pode durar uma botija de gás PRIO, de acordo com os teus consumos:

  1. Divide o peso da botija de gás pelo consumo do aquecedor, para saberes o número de horas de calor. Por exemplo, se usares uma garrafa de gás PRIO de 9 kg num aquecedor com um consumo máximo de 305 gr/h, terás a tua casa bem quente cerca de 30 horas (ou seja, 9.000:305=29,5);
  2. Se usares o aquecimento todos os dias, durante quatro horas e com o aquecedor ligado na potência máxima, consegues que essa botija de gás dure mais de uma semana (29,5:4 =7,3).


No entanto, deves fazer os teus próprios cálculos, utilizando como referência a fórmula que partilhamos contigo. Os teus gastos estão dependentes do aquecedor e da potência que utilizas, assim como do número de horas de aquecimento que pretendes.


5 fatores que influenciam o consumo de gás


Usares o teu aquecedor durante três a quatro horas diárias, é significativamente diferente de recorreres a ele para obteres seis a oito horas de aquecimento por dia. Além disso, o consumo de gás dispara se aumentares a potência do teu equipamento. Por isso, não te esqueças que existem vários fatores que impactam a duração de uma garrafa de gás PRIO:


Número de horas de utilização;
Potência a que o aquecedor é utilizado;
Temperatura a que o espaço se encontra;
A eficiência energética do espaço;
A área total a aquecer.


Guia para um inverno mais eficiente


Chegar a casa, esperar algum tempo até que esta aqueça, enquanto as diferenças de temperatura entre as divisões são notórias, é um cenário recorrente para muitas pessoas durante o inverno — mas não tem de ser o teu! Principalmente, se optares por um aquecedor a gás, que tem duas grandes vantagens: é rápido a aquecer e espalha o calor de forma homogénea.


Se comparares os aquecedores a gás e os elétricos, depressa percebes que os primeiros podem garantir-te uma maior poupança, uma vez que o gás é mais barato do que a eletricidade. Além disso, os sistemas de aquecimento a gás tendem a ser mais eficientes.


Calor a todo o gás na loja online da PRIO


Se estás à procura de aquecedores a gás, a PRIO pode ajudar-te. Só tens de escolher entre os de chama azul ou por infravermelhos. Na nossa loja online, encontras os dois tipos. Ambos oferecem conforto e segurança, mas ainda te dão mais: os portes de envio são grátis e, durante este inverno, temos uma campanha imperdível para ti: na compra de qualquer aquecedor, oferecemos-te uma carga de gás PRIO de 9 kg.


Aquecimento maximizado, mas a um preço reduzido


Além do gás ser mais barato do que a eletricidade, os aquecedores a gás da PRIO dão-te um conforto acrescido, enquanto minimizas os teus custos. Relembramos apenas algumas das suas principais vantagens:


Aquecimento rápido: uma casa com um aquecedor a gás aquece quatro vezes mais depressa do que uma com um equipamento elétrico convencional;
Espalha o calor: um aquecedor elétrico limita-se a aquecer o espaço onde está colocado. Já um aquecedor a gás facilita a propagação do calor pela casa;
Temperatura q.b.: os aquecedores a gás permitem-te adaptar e manter o nível de calor, consoante a dimensão da divisão onde os colocas;
Mobilidade total: os nossos aquecedores de interior a gás têm rodas, facilitando a sua deslocação, para não teres de ficar preso aos cabos e extensões inevitáveis dos aquecedores elétricos.


Entrega de gás ao domicílio, para um conforto a 100%


Não deixes que o frio te apanhe desprevenido. Quando precisares de uma nova garrafa de gás PRIO, basta fazeres a tua encomenda online. Garantimos que esta chega a tua casa, no dia e na hora escolhidos por ti. Conveniente, rápido e sem complicações, não concordas?



Lê também:


     • Como fazer a manutenção do aquecedor a gás?

      Redutor de gás: sabes como o deves substituir?

      Quais os aquecedores que consomem menos energia?