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Se acabaste de comprar um carro elétrico, ou estás a planear fazê-lo, e tens dúvidas sobre os custos de manutenção, este artigo pode ajudar-te.

A manutenção dos carros elétricos é mais barata?

À partida, a manutenção de um carro elétrico pesa menos no orçamento do que a de um carro a combustão. No entanto, há algumas variáveis que incluem todos os tipos de carros (elétricos e a combustão) e que podem influenciar estes custos, tais como:

A marca e o modelo do teu carro;
Os componentes do teu carro e o seu custo;
O modo de utilização da bateria;
O desgaste sofrido pelos componentes;
O teu estilo de condução;
O estado do piso;
O preço praticado por quem efetua as reparações e manutenções.

Carros elétricos vs carros a gasóleo: que fatores pesam nos custos de manutenção?

No que diz respeito à manutenção, existem depois outros fatores mais específicos a considerar e é sobre eles que nos vamos debruçar. Importa, em primeiro lugar, ter em consideração as indicações do fabricante do veículo. Na hora de fazer contas, e quando comparamos carros elétricos com carros a gasóleo, existem alguns fatores essenciais que os distinguem e que desempenham um papel importante.

Funcionamento do motor dos carros elétricos

O motor de um carro elétrico é mais simples do que o motor de um carro a gasóleo, sendo composto por quatro componentes essenciais ao seu funcionamento:

As baterias;
O inversor, que converte a corrente elétrica contínua em corrente alternada, encaminhando-a para o motor de indução;
O motor de indução, que faz o carro mover-se;
O sistema de recuperação de energia cinética do carro, que ocorre durante a desaceleração e travagem, transformando-a em energia elétrica e aumentando a sua autonomia.

Isto reduz significativamente as necessidades de reparações e substituições. Quando comparados com os carros a combustão, como é o caso dos carros a gasóleo, os carros elétricos:

Têm muito menos peças móveis (cerca de 1% das dos carros a combustão, o que é uma diferença considerável);
Não têm velas de ignição no motor, o que é uma vantagem, porque nos carros a combustão têm que ser trocadas regularmente;
Não têm óleo, filtros de óleo, filtros de gasóleo, óleo de refrigeração nem correias de distribuição. Todos estes elementos representam grande parte das manutenções regulares dos carros a gasóleo.

Lê também: Como funciona o cartão para carregar carros elétricos?

Travões

Muitos dos carros elétricos possuem a chamada travagem regenerativa, ou seja, travam com o motor e aproveitam as travagens para recarregar a bateria. Esta funcionalidade contribuiu para um menor desgaste das pastilhas dos travões e dos pneus. A substituição das pastilhas dos travões, num carro a gasóleo, deve ocorrer, geralmente, a cada 60 mil kms, em média.

Lê também: 5 truques para saber se precisas de mudar os pneus do teu carro

Sistema de escape

Pelo facto de os carros elétricos não possuírem sistema de escape, ficam de fora os custos inerentes à compra de aditivos de tratamento de gases de escape (o AdBlue), bem como com a necessidade de substituição de filtros de partículas e de catalisadores.

Lê também: AdBlue: o que é e para que serve este composto?

Bateria

Este é um tópico incontornável quando se fala sobre carros elétricos. De acordo com a UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, a bateria dos carros elétricos pode apresentar uma vida útil de cerca de 15 anos em utilização. O seu tempo de vida está, no entanto, dependente do tipo de utilização que cada condutor adota.

Sendo necessário substituir a bateria do teu carro elétrico, o custo pode ser significativo. Porém, só em situações excecionais será necessário fazê-lo: a existirem problemas, estes podem, frequentemente, ser resolvidos com alteração de um módulo, sem que seja necessária a completa substituição da bateria.

Acresce que a bateria dos carros elétricos está salvaguardada pela garantia, normalmente pelo prazo de oito anos ou 160 mil Kms. Por outro lado, se a tua opção passar pelo aluguer da bateria ao fabricante, os custos de manutenção deixam de ser da tua responsabilidade.

Valores médios de manutenção

Falemos então de valores concretos: de acordo com a UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, o custo da manutenção anual de um carro elétrico é de 50 euros, em média. Já no caso dos veículos a combustão, esse valor é de 180 euros, em média.

No entanto, é importante lembrar que os valores médios de manutenção anual de carros elétricos e de veículos a combustão podem variar significativamente com base em diversos fatores, como frequência de condução, manutenção preventiva, tipo de veículo e muito mais.

A informação fornecida pela UVE permite-nos ter uma visão geral, mas a realidade pode ser diferente para cada condutor. No entanto, a tendência é clara: os carros elétricos têm potencial para proporcionar economias substanciais em despesas de manutenção a longo prazo, além de contribuirem para uma mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente.

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