Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
5 dicas para o teu carro elétrico durar mais
Os carros elétricos estão a traçar o seu caminho e vão passar a ser uma das prioridades de quem compra veículos novos.
Isto pode ser explicado com os fortes incentivos dados pelo Estado e o alargamento do número de pontos de carregamento – liderado pela PRIO, que detém a maior rede nacional de pontos de carregamento de veículos elétricos.
Mas tal como existem truques para melhorar os consumos e a bateria dos carros a combustão, também existem dicas que ajudam a melhorar a vida das baterias dos veículos elétricos, de forma a conseguires fazer mais alguns quilómetros com um único carregamento.
As nossas dicas:
· Utiliza a função de pré-aquecimento do habitáculo
O ar condicionado utiliza muita energia da bateria de um carro elétrico, por isso tenta usá-lo o menos possível. Abrir as janelas pode ser uma boa alternativa - mas só a velocidades mais baixas. À medida que o carro circula mais depressa, as janelas abertas afetam a aerodinâmica e diminuem a autonomia.
Além disso, sempre que se liga o aquecimento do habitáculo num carro elétrico, o sistema vai buscar uma quantidade considerável de energia à bateria. Para a poupares, opta por ligar o aquecimento dos bancos e do volante, até porque estes gastam menos energia. Outra maneira de aumentar a duração da bateria é pré-aqueceres o carro enquanto este está ligado à tomada a carregar.
· Aprende a carregar a bateria do teu carro
Atenção: não é boa ideia teres sempre a bateria ligada à tomada quando tens o carro na garagem. Afinal, a maioria das baterias utilizadas pelos carros elétricos têm tendência para começar a descarregar lentamente assim que o carregamento acaba. O ideal é que o carregamento termine mesmo antes de arrancares. Ao fazê-lo, vais também estar a melhorar a esperança média de vida da bateria do teu carro.
· Evita que a bateria do carro descarregue completamente
Deves evitar ao máximo que a bateria do teu carro descarregue completamente - a melhor faixa de utilização das baterias é entre 20% e 80%, pelo que o ideal é não a levar abaixo dos 20%. Caso contrário, a bateria do teu carro pode sofrer mais desgaste.
· Utiliza regularmente a travagem regenerativa
Caso não saibas, os carros elétricos são capazes de regenerar energia quando abrandam através do sistema de travagem regenerativa. Por isso, quando chegares a um semáforo ou tiveres de parar durante algum tempo, aproveita para que seja o sistema de travagem regenerativa a travar em vez de teres de recorrer aos travões.
Se o teu carro permitir, ajusta ainda o setup do sistema de travagem regenerativa para que seja capaz de obter o máximo de energia possível. Assim vais conseguindo recompensar a energia que acabas por perder quando arrancas.
· As temperaturas extremas não são amigas das baterias dos elétricos
Depois de fazeres uma viagem com temperaturas exteriores muito baixas ou elevadas demais, evita colocar de imediato a viatura a carregar – isso vai desgastar a bateria do carro.
Deves, portanto, estacionar o veículo num local resguardado como uma garagem, e só uma hora depois começar o carregamento. As temperaturas amenas ajudam a manter a longevidade da vida das baterias dos veículos elétricos.