Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Planear onde e de que forma podes carregar carros elétricos em viagem é tão ou mais importante do que saberes o que vais levar na mala.
Claro que é essencial que comeces a viagem com a bateria do carro elétrico carregada, mas tens que te certificar que a manténs sempre no nível recomendado. E que as tuas férias não vão ficar estragadas por ficares parado na berma da estrada.
5 dicas para carregar carros elétricos em viagem
Toma nota destas cinco dicas que te vão ajudar a carregar o carro elétrico em viagem.
1 — A importância de planear bem a viagem
Já decidiste o destino da viagem, agora é tempo de pensares no percurso.
Será feito na rapidez da autoestrada ou a conhecer as maravilhas da estrada nacional? Se preferes a autoestrada tem em atenção a velocidade, quanto mais rápido fores, maior é o consumo da bateria do carro elétrico.
Aproveita as pausas para carregar a bateria
As pausas durante a viagem são tão essenciais para ti como para o teu carro elétrico.
Mesmo que seja uma pausa rápida para um café, aproveita para fornecer energia ao carro elétrico. Se a potência da bateria for compatível com os carregadores ultra rápidos, consegues chegar aos 80% em menos de 20 minutos. Se a pausa for mais longa, como por exemplo para almoçar, escolhe um ponto de carregamento rápido que permita que a bateria chegue até aos 80% em cerca de 45 minutos.
Se o percurso da tua viagem inclui uma noite de descanso, opta por deixar o teu carro a carregar num posto de carregamento normal para que a bateria carregue sem pressão de tempo.
Para este passo do planeamento da tua viagem, aconselhamos-te que instales a App PRIO.GO para saberes qual o posto de carregamento mais próximo. Desta forma nunca serás apanhado desprevenido ou corres o risco de ficar sem bateria.
2 - Carro elétrico pronto para arrancar
É importantíssimo, se não mesmo determinante, que a bateria esteja carregada antes de iniciares a viagem para que esta aguente mais tempo. Tem atenção para que a bateria não descarregue 100%.
Para além disso, existem dois pontos que deves ter em conta para poupar a bateria do carro elétrico em viagem:
- O peso da bagagem - se for muito pesada a autonomia pode descer até 2%;
- Pressão dos pneus - o consumo de energia pode ficar condicionado se a pressão dos pneus for demasiado baixa.
3 - Bateria nem muito baixa nem muito alta
Para que o tempo útil da bateria se prolongue, e para que ela responda bem aos carregamentos rápidos ou ultra rápidos, o ideal é que a carga não ultrapasse os 80%. Já no lado oposto, não deves deixar que a bateria desça para lá dos 40%.
Esta característica tem a ver com o material de que são feitas as baterias: íon de lítio.
4 - Alojamento e carregamento: 2 em 1
Ao optares por um alojamento que permite carregar o teu carro elétrico, este processo torna-se ainda mais simples e prático. Este serviço, por norma, está indicado nas condições oferecidas pelo alojamento. Aliás, alguns motores de busca de alojamento já contemplam nos filtros a opção: “Posto de Carregamento para Veículos Elétricos”. Em caso de dúvida, o ideal é que contactes diretamente o alojamento.
Se o hotel onde vais ficar não tiver esta opção, utiliza a App PRIO.GO, onde podes consultar os postos para carregar carros elétricos mais perto da tua localização.
5 - Carregamentos mais económicos
Já sabemos que viajar implica gastar algum dinheiro, e queremos sempre poupar o máximo possível. Os carregamentos do carro não são exceção.
Já conheces o Cartão PRIO Eletric que te permite aceder à Rede Nacional Elétrica?
Ao aderires a este cartão beneficias de inúmeras vantagens:
- Gestão de consumo
- Zero custos de adesão
- Não existem condições de fidelização
- Acesso à maior rede de postos de carregamento de veículos elétricos de Portugal Continental e Ilhas
Podes usar este cartão nos postos de carregamento da PRIO, mas também em todos os postos de carregamento inscritos na rede MOBI.E, mesmo que de outros operadores.