Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
A 2 de agosto de 2023 assinalou-se o dia em que as necessidades de consumo de recursos e serviços ambientais da humanidade ultrapassaram a capacidade que o planeta Terra tem de conseguir regenerar esses recursos.

É, por isso, crucial entender o que pode ser feito para minimizar o nosso impacto no mundo. E esse efeito mede-se através de indicadores como a pegada ecológica e a pegada de carbono. Sabe o que são e o que os distingue.

A pegada ecológica

A pegada ecológica é um indicador desenvolvido pela Global Footprint Network e reconhecido mundialmente, utilizado para medir a relação entre os recursos que são produzidos pela natureza e os recursos consumidos pelos seres humanos.

Entre os aspetos analisados constam, por exemplo, a quantidade de comida consumida, os bens e serviços necessários, os recursos naturais utilizados e o dióxido de carbono emitido para a produção desses bens e serviços.

A Consumer Footprint Calculator permite-te calcular qual a tua pegada ecológica.

Lê também: Fundo Ambiental 2023: apoios para tornares a tua casa mais sustentável

A pegada de carbono

A pegada de carbono é o indicador utilizado para indicar o volume total de gases de efeito estufa (GEE) gerado nas atividades desenvolvidas pelos seres humanos, e é geralmente expresso em toneladas de dióxido de carbono (CO2). Os setores da energia, dos transportes, da indústria e da agricultura são alguns dos principais emissores de CO2. Mas todos nós, nas pequenas rotinas diárias, contribuímos para este cenário, aumentando as emissões que são o principal motivo das alterações climáticas.

A The Nature Conservancy, uma Organização Não Governamental (ONG) ambiental, estimou que cada ser humano do planeta gera, em média, quase quatro toneladas anuais de CO2. Só nos Estados Unidos essa quantidade quadruplica anualmente.

Utiliza esta calculadora disponibilizada pela Organização das Nações Unidas para calcular a tua pegada de carbono.

Quais são então as principais diferenças

A diferença entre pegada ecológica e pegada de carbono reside no foco das suas medições e na abrangência dos impactos ambientais avaliados.

A pegada ecológica é uma medida mais abrangente, que avalia o impacto global de uma atividade, estilo de vida, organização ou até mesmo de um país, considerando não apenas as emissões de carbono, mas também o consumo de recursos naturais, como água, solo fértil e biodiversidade.

Por outro lado, a pegada de carbono concentra-se especificamente nas emissões de gases com efeito de estufa, principalmente dióxido de carbono (CO2), resultantes de atividades humanas.

Enquanto a pegada ecológica avalia o impacto ambiental de forma mais completa, a pegada de carbono tem como objetivo quantificar o impacto das emissões de carbono no contexto das alterações climáticas.

Ambas as métricas são importantes para compreender e mitigar os impactos ambientais das nossas ações, mas cada uma está focada em aspetos diferentes dos nossos padrões de consumo e produção.

Lê também: Como reduzir a poluição automóvel? As dicas da PRIO para aplicar já hoje

Como podes reduzir as tuas pegadas

Recicla
Toma duches mais curtos
Não coloques a máquina de roupa a lavar com poucas peças
Não deixes a torneira sempre aberta enquanto escovas os dentes ou lavas a loiça
Cultiva um jardim
Opta por marcas sustentáveis
Não uses palhinhas de plástico
Reduz, pelo menos, 1 grau no termostato
Nas tuas deslocações mais curtas, opta por andar a pé ou de bicicleta
Opta por veículos elétricos ou por utilizar transportes públicos
Evita comprar roupa de que não necessitas e opta por roupa em 2.ª mão
Evita o uso de sacos de plástico e, caso tenhas de utilizar, reutiliza-os ou recicla-os
Evita a utilização de garrafas de plástico, opta pelas reutilizáveis
Desliga os carregadores das tomadas, assim que os teus aparelhos eletrónicos estejam carregados
Reduz o consumo de carne
Opta por peixes que resultam da pesca sustentável
Apoia instituições ambientais
Mantém-te informado