Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Sabias que, em 2019, na União Europeia (UE), os transportes foram responsáveis por cerca de 25% das emissões de dióxido de carbono (CO2) e que 72% dessas emissões são resultantes dos transportes rodoviários?


Até 2050, no âmbito do Pacto Ecológico Europeu, a UE assumiu a missão de reduzir em cerca de 90% (comparativamente com 1990) a emissão de gases com efeito estufa (GEE), resultantes do setor dos transportes. No entanto, as previsões atuais indicam que apenas será possível reduzir em 22%.


Todos podemos – e devemos – assumir responsabilidades pela mudança. É por isso mesmo que partilhamos contigo algumas dicas que podes começar já a pôr em prática, para reduzir a poluição provocada pelos automóveis.


Na hora de comprar ou trocar de carro, faz a escolha mais acertada


Se planeias comprar carro ou trocar o teu, este é o momento para equacionares um que seja amigo do ambiente.


Como fazer essa análise? Tem em consideração alguns fatores como, por exemplo:


  • As tuas necessidades e hábitos - viajas quase sempre sozinho ou em família? Fazes viagens diariamente ou são esporádicas? As deslocações são curtas ou longas?
  • O tipo de combustível que utiliza;
  • A potência;
  • Consumos previstos - nos carros novos, o consumo pode variar entre os 4 e os 15 litros/100 Km;
  • Emissões estimadas – nos carros novos, podem variar entre 115 e 280 g/Km;
  • Características aerodinâmicas.


Os veículos elétricos


Os veículos elétricos a bateria e veículos híbridos plug-in têm vindo a reunir cada vez mais a preferência dos condutores. Em 2021, 17,8% dos veículos de passageiros registados eram elétricos (uma subida de 10,7% em relação a 2020).


Por todo o país já encontras vários pontos de carregamento de carros elétricos (muitos deles da PRIO). E se aderires ao cartão PRIO ELECTRIC ainda tens mais vantagens e podes ter acesso à maior rede de postos de carregamento em Portugal Continental e Ilhas.


Como se calculam as quantidades de dióxido de carbono emitidas


Quando são analisadas as quantidades de dióxido de carbono produzidas pelos veículos, são tidas em conta as emissões resultantes da sua produção, as emissões que resultam da sua utilização e as que derivam da sua eliminação.


O processo de produção dos veículos elétricos é menos amigo do ambiente do que o dos veículos com motor de combustão interna. Além disso, os níveis de emissões dos veículos elétricos também dependem do modo como é produzida a energia que os alimenta. Apesar de tudo, os veículos elétricos são considerados mais limpos do que os veículos a combustão.


O recurso a fontes de energia renováveis


Prevê-se que, no futuro, a eletricidade seja produzida cada vez mais com recurso a fontes de energia renováveis (como a solar, por exemplo). A UE tem planos para tornar as baterias destes veículos mais sustentáveis, pelo que o impacto ambiental dos veículos elétricos será cada vez menor.


Adota uma condução ecológica


Segundo a DECO, a condução ecológica (também denominada de eco-condução) contribui para reduzir em cerca de 20% de emissões de dióxido de carbono, além de permitir poupar combustível e reduzir custos com a manutenção. Em que consiste a condução ecológica? Explicamos tudo:


  • Planeia antecipadamente os trajetos que fazes. Desta forma, podes escolher os melhores percursos, tendo em consideração o fluxo de trânsito e as características das vias. Com um bom planeamento, podes poupar até 5% de combustível

  • Assim que ligas o motor, arranca. Não há vantagens em aquecer primeiro o motor e só depois arrancar. Sempre que tiveres de parar por mais do que um minuto, desliga o carro (se este não vier equipado com o sistema start-stop)

  • Sabias que é possível poupar até 15% de combustível se conduzires a 80 Km/h, em vez de 100 Km/h? Evita acelerações e travagens bruscas. Circula a uma velocidade constante e sempre mantendo uma distância de segurança em relação ao veículo da frente

  • Faz um uso correto da caixa de velocidades. As mudanças mais altas implicam rotações mais baixas, logo, menores consumos de combustível

  • Nas descidas, mantém engrenada uma mudança e não carregues no acelerador. Não deves colocar o carro em ponto morto nas descidas. Com isto, podes poupar até 10% de combustível

  • Reduz ao máximo a utilização do ar-condicionado. Sabias que pode consumir até 0,5l de combustível por hora?

  • Garante que os pneus têm a pressão recomendada. Com isto podes poupar até 3% de combustível

  • Assegura uma correta manutenção do teu veículo


Opta um combustível amigo do ambiente. Conhece as opções desenvolvidas pela PRIO


Os seguintes combustíveis fazem parte da nova geração de combustíveis e permitem reduzir significativamente as emissões de CO2 para a atmosfera.


O ECO Diesel


ECO Diesel, desenvolvido e comercializado pela PRIO, que é compatível com a maioria dos veículos no mercado, representa uma redução adicional de 18% de emissões de CO2, numa cadeia de economia circular.


Ler também: ECO Diesel: a solução eficiente para frotas de ligeiros e pesados


O Zero Diesel


O Zero Diesel é o combustível renovável compatível com a tecnologia diesel. Permite uma combustão mais limpa, uma vez que é 100% livre de energia fóssil. A redução das emissões de CO2 aplica-se também ao longo do tempo útil de vida do produto.


Sempre que possível, deixa o carro em casa


  • Em deslocações curtas, deixa o carro em casa
  • Sempre que possível, opta pela partilha de automóvel com outras pessoas que fazem o mesmo trajeto
  • Recorre aos transportes públicos, bicicletas, trotinetes ou anda a pé. A tua saúde também agradece.


Descobre as opções de mobilidade urbana que a PRIO disponibiliza na sua loja online.