Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Devido à libertação de monóxido de carbono e ao risco de incêndio ou explosão, as fugas de gás são muito perigosas e devem ser tratadas com muito cuidado.

Nós explicamos-te como detetar uma fuga e quais os cuidados a ter.

Cheira a gás? Isto é o que deves fazer imediatamente

1 - Fecha a fonte de alimentação do gás.

2 - Abre portas e janelas, para arejar as divisões.

3 - Verifica se existem bicos do fogão que tenham sido mal fechados.

4 - Ao tentar identificar a fonte da fuga, nunca utilizes fogo. Coloca detergente numa esponja húmida e pressiona algumas vezes até que faça bastante espuma. Espalha essa espuma na mangueira ou tubo onde suspeitas existir a fuga. Se fizer bolhinhas, encontraste a fuga. Podes também usar produtos específicos para esse efeito, como espumas de aerossol.

5 - Se não conseguires identificar a fuga, e se o fornecimento for feito com botija, coloca-a num espaço exterior.

6 - Se for gás natural, contacta o teu fornecedor, ligando para o número de emergência indicado para estas situações. Tenta ter este número em lugar visível e sempre acessível.

7 - Se alguma pessoa se sentir fisicamente indisposta ou perder os sentidos, contacta os serviços de emergência médica (112). Não utilizes o telefone dentro da habitação, utiliza-o no exterior.

Lê também: 5 cuidados que deves ter com a botija de gás em casa

O que não deves fazer

1 - Se o quadro elétrico estiver localizado na divisão onde cheira a gás: não deves, em situação alguma, mexer no quadro. Se estiver localizado noutra divisão, desliga-o.

2 - Não toques em interruptores, seja para os ligar ou para desligar.

3 - Não utilizes o telefone ou quaisquer aparelhos eletrónicos.

4 - Não utilizes fósforos, isqueiros ou velas.

5 - Não fumes nessa divisão.

6 - Se o cheiro persistir, não deves manter-te em casa.

7 - Não utilizes elevadores.

Para além do cheiro, outros indicadores de fuga

Um dos sinais mais simples de uma fuga de gás é o cheiro forte e desagradável. No entanto, há outros indicadores mais subtis, mas que podem indicar que o problema está a chegar:

Sombras ou manchas nas plantas

Se as plantas que estão perto dos tubos de gás ou nas proximidades de aparelhos a gás começarem a murchar, a ficar amarelas ou a apresentar manchas escuras, isto pode indicar a presença de uma fuga.

Aparelhos com chama irregular

Se os bicos de gás em fogões, aquecedores de água ou fornos apresentarem uma chama irregular, fraca ou de cor incomum, isto pode sugerir uma fuga de gás.

Barulhos nas tubagens

Se ouvires sons estranhos, como assobios ou zumbidos, provenientes das tubagens de gás, isto pode ser um indício de fuga.

Aumento sem explicação na conta de gás

Se notares um aumento significativo na conta de gás sem uma razão óbvia, pode ser um sinal de fuga.

Alterações no desempenho dos equipamentos

Se os equipamentos a gás, como aquecedores ou caldeiras, começarem a funcionar de forma irregular, a desligar e a ligar frequentemente, isto pode ser um sinal de fuga de gás.

Pó no ar

Se notares pó ou sujidade a ser levantado perto de uma área onde normalmente não acontece, como a saída de uma tubagem de gás, pode ser um sinal de uma fuga.

Equipamentos que se desligam

Se um equipamento a gás, como um forno, se desligar sem motivo aparente ou tiver dificuldade em manter-se ligado, pode indicar um problema.

Lê também: Como poupar gás em casa o ano todo