Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

As despesas com um automóvel podem pesar bastante no orçamento familiar. Além das despesas previstas, há sempre uma luz que se acende no painel, um pneu que fura, um farol intermitente, um toque no carro da frente e lá se vai o planeamento.

 

Quando se aproxima a data da revisão, instala-se a preocupação com os gastos que daí possam resultar. Partilhamos dez dicas para que consigas poupar na revisão automóvel.

 

Em que consiste a revisão automóvel?


A revisão automóvel é fundamental para garantir que o teu veículo dura mais tempo. Deve ser feita nas datas previstas e de acordo com as instruções que constam no manual do proprietário. Por norma, os fabricantes aconselham que se recorra a Reparadores Autorizados, mas muitos são os que optam por oficinas independentes.


O Regulamento 461/2010, de 27 de maio, da Comissão Europeia, veio definir que o proprietário pode escolher qual a oficina em que pretende fazer a manutenção ou revisão (ainda que o veículo esteja dentro do período de garantia). Para isso, os fabricantes devem facultar toda a informação sobre as características técnicas dos veículos, indicando quais as peças adequadas em caso de reparação.

 

O custo da revisão dependerá da idade e do estado do teu veículo e das peças que seja necessário reparar ou substituir. No decorrer da revisão, serão avaliados os pneus, os travões, o alinhamento, todos os componentes elétricos, a água do radiador, o óleo do motor e os filtros.

 

De acordo com um estudo realizado pela DECO PROTESTE, em fevereiro de 2022, o custo de referência das revisões é de 250 euros nas oficinas de marca e de 200 euros nas oficinas independentes.


10 dicas para poupar na revisão


Há pequenos gestos que podem ter um enorme impacto na redução dos custos com a manutenção do teu carro. Destacamos 10 dicas que te ajudam a poupar quando chega o momento de levar o carro à revisão.

 

1. Lê o manual do proprietário. A melhor forma de conseguires cuidar do teu veículo é conhecendo-o bem. 


2. Uma boa manutenção começa logo na condução: conduz com precaução e evita travagens bruscas ou a utilização desnecessária dos travões, que possa desgastá-los mais rapidamente do que o esperado. Sempre que for possível, trava com o motor, respeita as distâncias de segurança e tem redobrado cuidado nos dias em que as condições meteorológicas sejam adversas e a visibilidade é reduzida.


3. Verifica regularmente a pressão dos pneus, garantindo que respeitas os valores de referência indicados para o teu carro.


4. Cumpre as datas previstas para a revisão. Adiar datas poderá significar problemas e custos acrescidos.


5. Troca o óleo sempre que necessário.


6. Pede orçamentos e compara os preços apresentados pelas oficinas. Pede referências a amigos e familiares. É importante assegurar bons preços, mas também garantir que encontras mecânicos de confiança, a quem possas recorrer sempre que necessário.


7. Não ignores as luzes de aviso e segue as recomendações para cada caso. Não prolongues a resolução. Pequenas questões podem transformar-se num grande problema.


8. Está atento aos ruídos estranhos que apareçam no motor, ao fumo anormal que possa sair do tubo de escape, a problemas nos travões ou outros comportamentos anormais do veículo. Agir atempadamente evita más surpresas.


9. Executa tu próprio algumas tarefas mais simples, como a mudança de óleo ou a verificação da água do radiador, o estado das escovas limpa para-brisas, a pressão e o estado dos pneus, das luzes e dos vidros. Nem sempre é necessário recorrer a um mecânico para assegurar estas verificações e/ou substituições. Alguns tutoriais online podem ser úteis. De qualquer forma, se não te sentires confiante a fazê-lo, não o faças, sob pena de não ficar bem executado.


10. Utiliza um anticongelante de qualidade e  combustíveis que ajudem a prolongar a vida do motor.