Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
A expressão Cruise Control significa “controlo de cruzeiro” e designa o sistema, incorporado em cada vez mais veículos, que permite fixar uma velocidade, relaxar e retirar o pé do acelerador. Entre outras vantagens, destacam-se a óbvia redução do cansaço, principalmente em viagens longas, e a garantia de que circulamos dentro dos limites de velocidade permitidos por lei. Descobre um pouco mais sobre esta funcionalidade e como a podes utilizar como aliado na poupança de combustível.

O que é e como funciona o Cruise Control?

Especialmente adequado para viagens em autoestrada, onde as mudanças de velocidade são menos frequentes, o sistema Cruise Control funciona como teu aliado a vários níveis.

Ao definires um limite de velocidade – imaginemos 120 km numa autoestrada - o veículo não ultrapassará o limite fixado. Podes relaxar, retirar o pé do acelerador e aproveitar a viagem. O Cruise Control pode ser desligado no respetivo comando existente no volante, ou a partir do momento em que voltas a acelerar.

O regulador PID (Proportional, Integral, Derivative; em português: Proporcional, Diferencial, Integral), é a tecnologia por trás desta funcionalidade. Como funciona? Permite que o carro compare, constantemente, a velocidade a que circula com a velocidade desejada e, recorrendo ao histórico de velocidades, ajuste a potência que deve alocar ao motor.

O sistema Cruise Control adaptativo, além das características elencadas anteriormente, permite avaliar a distância de segurança em relação aos outros veículos e é ativado em caso de risco de colisão, através de emissão de avisos e travagens, podendo chegar a imobilizar completamente o veículo, se necessário.

Por seu lado, o Controlo de velocidade semi autónomo, além das funcionalidades anteriores, impede que o veículo saia da sua faixa de rodagem, em caso de distração ou adormecimento. Em algumas versões, pode mesmo permitir efetuar ultrapassagens.

O sistema Cruise Control poupa ou gasta mais combustível?

Um estudo da Natural Resources Canada concluiu que o Cruise Control, se utilizado de forma eficaz, pode reduzir em até 20% o consumo de combustível.

Um estudo do International Journal of Transportation Science and Technology, que analisou dois sistemas de Cruise Control - um manual e outro eco - e o respetivo impacto na poupança de combustível, num percurso de 22 quilómetros, com diversas descidas e subidas feito com uma condução tradicional, concluiu que:

1. A condução em Cruise Control manual permite poupar, em média, 3,3% de combustível;

2. Na condução em Cruise Control eco, a poupança de combustível varia entre os 8% e os 16% (os benefícios em veículos pesados são maiores);

3. A eficiência do Cruise Control, em termos de poupança de combustível, é verificada mais nas descidas do que nas subidas (onde quase não tem impacto).

6 Dicas para poupar com o Cruise Control

Para que essa poupança possa ser uma realidade, há alguma indicações a seguir. Deixamos aqui as mais relevantes:

1. Conduz a uma velocidade regular

Evita acelerações e travagens bruscas. Se mantiveres uma velocidade regular nos 120km/h, por exemplo, em vez de oscilares constantemente entre os 110 Km/h e os 120 km/h, conseguirás uma poupança efetiva de combustível.

2. Adapta a velocidade do veículo

A velocidade deve ser adaptada ao fluxo do trânsito e às condições da via em que circulas. Em situações de tráfego intenso ou condições atmosféricas adversas, idealmente não deve ser usado o sistema.

3. Pratica uma condução defensiva

Conduz de forma a prevenir, evitar ou não provocar qualquer acidente, independentemente das condições de circulação, do veículo, meteorológicas e comportamentos de outros condutores ou peões.

4. Cumpre os limites de velocidade

Manter a tua condução dentro dos limites de velocidade permitidos por lei evitará situações de excesso de velocidade e travagens desnecessárias.

5. Aciona Cruise Control em estradas planas e descidas

E desliga-o nas subidas, onde a poupança acabará por não ser efetiva.

6. Opta por combustíveis aditivados PRIO

Entre outras vantagens, os combustíveis aditivados PRIO, quando usados regularmente, contribuem para a redução das emissões de CO2, aumentam a potência, a eficácia e a longevidade do motor. Os aditivos, ao evitarem a acumulação de resíduos, melhoram a limpeza do motor, previnem a corrosão e potenciam o desempenho. Isto significa que é possível percorrer mais quilómetros por cada litro de combustível.

Podes encontrá-los em qualquer um dos postos PRIO.

Se ainda tens dúvidas sobre as diferenças entre os combustíveis simples e os aditivados, podes esclarecê-las no nosso artigo sobre combustíveis simples ou aditivados.

Preparamos ainda um simulador que te ajudará a perceber quanto podes poupar com os combustíveis PRIO. Introduz o número de quilómetros percorridos mensalmente, indica o tipo de combustível que usas no teu carro e o tipo de condução que habitualmente praticas.