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Tens dúvidas em relação à manutenção de carros híbridos? Lembra-te que o facto destes veículos terem dois motores — um a combustão interna e outro elétrico — não significa que existam cuidados a dobrar, nem custos em duplicado, na hora de pagar a manutenção. Bem pelo contrário. 

Nos carros híbridos, os componentes elétricos são construídos para dispensarem manutenções específicas. Desde que bem cuidadas, as baterias podem ter uma vida útil de cerca de 200 mil quilómetros. Este dado pode ser um ponto a favor dos carros híbridos, mas há outras boas surpresas.

O número de veículos híbridos, em Portugal, continua a crescer. Dados de abril de 2024, divulgados pelo Observatório da Mobilidade Elétrica, revelam que 28,9% dos novos carros em circulação, no território nacional, eram elétricos ou híbridos plug-in, 18,3% mild-hybrid e 7,3% full-hybrid.

Manutenção de carros híbridos: o que ter em conta?

Na realidade, a manutenção de carros híbridos é semelhante à dos automóveis com motor a combustão interna. Em alguns casos, até pode ser mais simples. Por exemplo, no caso dos carros híbridos, a mudança de óleo pode ser mais espaçada no tempo.

Só por si, o sistema de travagem regenerativa dos veículos híbridos acaba por simplificar todo o processo de manutenção destes veículos. Por um lado, evita um maior desgaste do sistema de travagem, já que pode ser imobilizado sem que o condutor tenha de recorrer ao travão convencional. Ou seja, ajuda a poupar as pastilhas e os discos dos travões. Além disso, ao permitir recuperar a energia da travagem e ao armazená-la na bateria elétrica, consegue aumentar a sua autonomia, um ponto essencial para a eficiência dos híbridos.

Custos de manutenção dos carros híbridos

No que toca aos custos de manutenção de um carro híbrido, regra geral são equivalentes aos de um veículo convencional, movido a gasolina ou a diesel.

Podes pensar que o facto de ter um segundo motor poderia implicar mais custos, mas o motor elétrico acaba por funcionar como auxiliar do primeiro, sofrendo por isso um desgaste menor.

No caso dos híbridos plug-in, o motor a combustão acaba também por ser “poupado”, uma vez que é desligado sempre que a viatura circula em modo elétrico. Já no caso dos full-hybrid ou mild-hybrid, embora o sistema a combustão nunca pare de trabalhar, porque estes modelos nunca funcionam em modo 100% elétrico, o motor também acaba por ser poupado, uma vez que é sempre auxiliado pelo motor elétrico.

Estes apoios mútuos entre os dois sistemas acabam por se traduzir em necessidades de manutenção inferiores e menos frequentes, já que a vida útil dos vários componentes é prolongada. Além disso, os carros híbridos têm menos peças, como a embraiagem, por exemplo. O que acaba por acarretar menos custos, na hora de pagar uma revisão total na oficina.

Nesta comparação de custos, entre veículos convencionais e híbridos, também não é expectável que o preço do seguro automóvel seja superior. A tecnologia híbrida já provou ser segura e, por isso, os valores do seguro são equivalentes ao dos veículos com motor a combustão.

Conselhos de manutenção de carros híbridos

Seja qual for o motor do teu carro, é sempre aconselhável seguir algumas regras básicas de utilização. Assim, tens a certeza de que prolongas a sua vida útil e manténs a valorização em alta. Com um carro híbrido, seja ele um modelo plug-in, full-hybrid ou mild-hybrid, também não é diferente.

Vejamos algumas dicas para a manutenção preventiva de carros híbridos:

• Cumpre o plano de revisão definido pelo fabricante. Sempre que necessário, verifica e substitui os filtros de ar, óleo, velas de ignição e outros componentes que precisem de mudança. Lembra-te que um motor em bom estado é mais eficiente na poupança de combustível;
• Verifica com alguma regularidade o estado da bateria. Alguns fabricantes de modelos híbridos têm baterias com garantia de 10 anos, mas há variações entre marcas;
• Ainda sobre a bateria, certifica-te de que a carregas totalmente, evitando que esta descarregue completamente, se quiseres prolongar a sua duração. Tenta manter a carga entre os 20% e os 80% e não exponhas o carro a condições climáticas extremas (sol intenso ou frio severo). No segmento plug-in, quando tiveres de carregar o automóvel, aposta sempre que possível em postos de carregamento normal, em vez dos de carregamento rápido;
• Atenção ao modo de condução. Cuida do teu carro, enquanto optas por um estilo de condução defensivo;
• Faz as revisões periódicas em oficinas especializadas em manutenção de carros híbridos. Estes automóveis têm tecnologias e sistemas eletrónicos mais sofisticados. Assim, terás mais garantias de que recebes um serviço de qualidade e específico. Não te esqueças de que os carros híbridos têm sistemas eletrónicos únicos;
• Recorda-te que tens o manual do utilizador do veículo à tua disposição. Consulta-o, sempre que tiveres alguma dúvida sobre o funcionamento do carro;
• Opta sempre por combustíveis de qualidade. Na PRIO, encontras soluções de excelência, menos poluentes e que melhoram o desempenho do motor do teu carro, a um preço competitivo. Para saberes onde encontrar um posto de abastecimento ou de carregamento próximo de li, utiliza o nosso localizador e planeia bem a tua viagem.

Privilegia a condução eficiente nos carros híbridos

Uma eco-condução eficiente é sempre meio caminho andado para o carro ter um bom desempenho. Por isso, lembra-te de seguir estes conselhos:

• Faz sempre acelerações e travagens suaves;
• Cumpre os limites de velocidade. Estarás mais seguro e, além disso, tanto os carros elétricos, como os modelos híbridos, são mais eficientes em velocidades moderadas;
• Sempre que possível, desliga o ar condicionado. Isso ajudará a economizar energia;
• Aproveita a travagem regenerativa para recarregar a bateria, sempre que estiveres em viagem.


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