Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Como poupar combustível e reduzir os gastos no orçamento do mês

Combustível

02 Novembro 2022

Como poupar combustível e reduzir os gastos no orçamento do mês

homem a conduzir poupar combustível
Moderar a velocidade ou fazer revisões periódicas ao teu carro são regras básicas para poupar combustível.

Contudo, quer nas deslocações para o trabalho, quer em viagens mais longas, há vários truques que podes pôr em prática para manter os consumos controlados. E poupando no combustível, poupas também a tua carteira.

São pequenos gestos, mas que farão uma enorme diferença no fim do mês.

12 conselhos para poupar combustível

1. Atesta o depósito

Ao abastecer, opta sempre por atestar o depósito. Assim fazes menos viagens até bomba e, além de dinheiro, poupas tempo. Parece uma solução muito dispendiosa, mas no final de contas ajuda-te a reduzir os gastos.

2. Escolhe combustíveis aditivados

Há várias vantagens em usar combustíveis aditivados. Na PRIO acreditamos que o futuro passa por um mundo mais sustentável. Por isso, os nossos combustíveis aditivados são criados para reduzir as emissões de CO2. Mas não só.

Os combustíveis aditivados ajudam a expelir as impurezas que se acumulam no sistema de qualquer veículo. Ao serem utilizados de forma regular, permitem reduzir o consumo, melhoram o desempenho do motor e ainda ajudam a prevenir problemas futuros.

3. Abastece na PRIO

É verdade que com estes cuidados já consegues uma diminuição de custos, mas pouparás ainda mais se escolheres bem os postos de abastecimento e o combustível que utilizas. Na PRIO, além de descontos e campanhas promocionais, encontras sempre preços mais acessíveis do que na concorrência.

Para saber quanto podes poupar com a PRIO, utiliza o nosso simulador. Basta introduzir o número de quilómetros que percorres mensalmente, indicar o tipo de combustível do teu
carro e o tipo de condução que habitualmente praticas. No fim, a PRIO calcula a tua poupança.

4. Fecha as janelas

Quando circulares na autoestrada, evita abrir as janelas. A altas velocidades, o ar que entra pela janela desestabiliza a aerodinâmica do carro o que faz aumentar o consumo de combustível.

5. Atenção à caixa de mudanças

A forma como trabalhas a caixa de mudanças também pode fazer toda a diferença no consumo de combustível. Não deves deixar que estas se arrastem quando o carro está a pedir mais. O ideal é utilizar sempre a mudança mais alta possível, uma vez que equivale à rotação mais baixa.

6. Modera a velocidade

Evitar acelerações bruscas, respeitar os limites legais de velocidade e mantê-la constante também são comportamentos que ajudam a poupar combustível. Em auto-estrada, e se não houver muitas subidas e descidas, opta por usar o Cruise Control.

7. Alivia o peso do carro

Carro leve, carro económico. A menos que vás de viagem e sejam mesmo necessários, retira os acessórios do tejadilho ou o porta-bicicletas.

Faz também uma ronda pelo interior do carro e por tudo o que lá tens guardado. Deixa ficar apenas o essencial. Quanto mais peso o carro tiver, mais o motor terá que se esforçar, e este esforço leva, garantidamente, a um maior consumo.

8. Traça o trajeto mais eficiente

Outro pormenor que deves considerar, é o itinerário a percorrer até ao destino. Procura o trajeto mais direto para evitar andar às voltas a queimar combustível. Verifica o estado do trânsito e, antes de sair, considera quanto tempo vais precisar para lá chegar. Há muitas apps que te podem ajudar, não só a escolher o caminho mais rápido, como a receber alertas de acidentes ou até a estacionar.

9. Mantém a manutenção em dia

Fazer a revisão periódica do carro, ajustar a pressão dos pneus e verificar o nível do óleo e do líquido de refrigeração (anticongelante), permitem manter o motor em bom estado e reduzir o consumo de combustível.

O líquido de refrigeração é o responsável por arrefecer o motor, enquanto que o óleo lubrificante ajuda a manter a temperatura certa para que este trabalhe. Por isso, é importante prestar atenção aos níveis de ambos, sobretudo quando as temperaturas são muito altas ou muito baixas.


10. Utiliza o ar condicionado de forma inteligente

O ar condicionado é uma das maiores causas de um consumo desmesurado de combustível. Utiliza-o de forma inteligente e assim que a temperatura fique amena, desliga-o.

11. Estaciona num local resguardado

De verão ou inverno, estaciona o carro num local resguardado, sempre que for possível. Nos dias mais frios, se estiver exposto a temperaturas baixas, o motor vai demorar mais tempo a aquecer, consumindo mais combustível. Nos dias quentes de verão, o combustível pode evaporar com o calor.

12. Desliga o motor com o carro parado

Existe ainda mais uma forma de poupar no consumo do combustível. Sempre que o carro estiver parado mais de um minuto, desliga o motor.

E porquê? Porque vais gastar mais combustível durante esse tempo se estiveres parado e com o motor ligado, do que se o desligares e voltares a ligar. Se o teu carro tiver a função start and stop, basta ativá-la para que o motor desligue automaticamente sempre que este não for necessário.