Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Cada vez mais pessoas em Portugal estão fazer esta opção como alternativa aos transportes tradicionais. E não é difícil perceber porquê: é uma forma prática, económica e ecológica de te deslocares na cidade, reduzindo a tua pegada carbónica e contribuindo ativamente para a transição energética.
Ao escolheres uma bicicleta elétrica, ganhas em mobilidade, saúde e finanças, ao mesmo tempo que ajudas o ambiente. Menos emissões, menos trânsito, menos gastos com combustível e manutenção.
Além disso, existem apoios à compra e incentivos estatais que tornam esta solução ainda mais acessível.
Se procuras uma forma eficiente de melhorar o teu estilo de vida e cuidar do planeta, a bicicleta elétrica pode ser a mudança que faltava. Descobre todas as vantagens e junta-te ao movimento pela mobilidade sustentável.
Por que apostar numa bicicleta elétrica em 2025?
As razões para comprar uma bicicleta elétrica são muitas e variadas. Descobre tudo o que podes beneficiar com este investimento.
• Redução de custos com transporte diário. Apenas terás de pagar para carregar a bicicleta mas já sabes que o custo da energia elétrica é inferior ao do combustível que usas no teu carro, ou ao passe, caso uses transportes públicos.
• É uma alternativa sustentável e prática, em especial para deslocações curtas, como ir para o emprego ou para a escola. Além disso, muitas cidades já têm ciclovias, o que te permite circular à vontade e evitar o trânsito.
• Menor pegada carbónica. Movidas a eletricidade, as bicicletas elétricas são uma alternativa mais ecológica aos veículos movidos a combustíveis fósseis, uma vez que não há emissão de gases poluentes para a atmosfera. E também não há poluição sonora.
• Promoção da saúde e mobilidade ativa. Mesmo sendo um exercício de baixo impacto e que não exige grande esforço físico, traz benefícios para a saúde.
• Custos reduzidos com a manutenção. Em comparação com as motas e carros, o custo de manutenção de uma bicicleta é bastante inferior.
• Tecnologia avançada. Os modelos mais recentes já têm baterias com maior autonomia e motores mais potentes, o que acaba por ser uma mais-valia.
• Incentivos fiscais. Esta é a cereja no topo do bolo. Além dos custos associados ao uso de uma bicicleta elétrica serem menores, podes ainda beneficiar de alguns incentivos à compra e benefícios fiscais.
Descobre que incentivos existem em Portugal para bicicletas elétricas
Em Portugal há vários apoios à compra de bicicletas elétricas e, dentro destes, o destaque vai para o Fundo Ambiental, criado para apoiar a mobilidade verde e a transição energética. Mas além dos apoios financeiros do Estado, também há benefícios fiscais e apoios camarários. O melhor é conhecê-los todos e veres como podes tirar melhor partido destes incentivos à mobilidade suave.
Fundo Ambiental
Através da candidatura ao Fundo Ambiental, o comprador de uma bicicleta de carga, elétrica ou convencional pode beneficiar de apoios entre os 500 e os 1.500 euros, havendo uma majoração para bicicletas elétricas. Esta verba não se aplica à compra de trotinetes ou outros velocípedes, como os segway, por exemplo, nem à compra de bicicletas para uso desportivo.
Lembra-te que as candidaturas estão abertas até 30 de novembro de 2025. No entanto, este prazo pode ser encurtado, se a dotação prevista para o financiamento de bicicletas elétricas esgotar antes. Por isso, o melhor é escolher a melhor bicicleta elétrica para ti — ou seja, perceber qual responde às tuas necessidades. Depois é só acelerar para tentar não ficar de fora.
Cada caso é um caso, o melhor é conhecê-los todos:
• Bicicletas elétricas de uso citadino
Para este tipo de bicicletas, o Fundo Ambiental financia até 50% do valor da compra, até ao máximo de 500 euros. Um particular pode candidatar-se a uma bicicleta, já as empresas podem ter apoio na compra de até quatro bicicletas elétricas.
• Bicicletas convencionais
Nestes casos, podes beneficiar de um apoio de 50% sobre o valor de compra, até um máximo de 150 euros. Tal como as bicicletas elétricas, estes financiamentos destinam-se a particulares ou empresas. E a boa notícia é que o valor financiado tem vindo a aumentar nos últimos anos.
• Bicicletas de carga com ou sem assistência elétrica
Sendo bicicletas de carga, tanto as elétricas como as convencionais podem beneficiar de um incentivo de 50% do valor de compra, até ao valor de aquisição máximo de 1500 ou 1000 euros. Mais uma vez, os particulares podem candidatar uma bicicleta de carga e as empresas podem ir até às quatro.
4 passos para a candidatura ao Fundo Ambiental
1. Começa por escolher a bicicleta que melhor responde às tuas necessidades e ao teu orçamento.
2. Analisa o regulamento.
3. Prepara todos os documentos que terás de apresentar na tua candidatura:
• Fatura de compra emitida pelo vendedor, contendo o número do quadro da bicicleta;
• Declaração do vendedor a confirmar que a bicicleta se destina a uso urbano;
• Identificação do comprador: nome, número de identificação fiscal, número de identificação de Segurança Social e número do cartão de cidadão ou bilhete de identidade;
• Comprovativo de regularização fiscal: certidão que ateste a inexistência de dívidas às Finanças (pode ser obtida online no portal das Finanças);
• Comprovativo de situação regularizada na Segurança Social, através de uma certidão de não dívida, disponível online na Segurança Social Direta.
4. Segue as instruções e envia a candidatura.
Aproveita o IVA com taxa reduzida
Se o objetivo é incentivar o uso de transportes verdes e a compra de bicicletas elétricas, então o governo português avançou com a redução da raxa de IVA, que caiu dos habituais 23% para 6%. Uma diferença que pesa no valor final de compra e que encoraja à troca.
A tua cidade financia bicicletas elétricas?
Além das ciclovias que cada vez mais serpenteiam pelas cidades e convidam os habitantes a optarem por esta mobilidade suave, muitas cidades oferecem várias vantagens a quem decide fazer esta troca.
Entre estas podem estar comparticipações financeiras ou estacionamento gratuito. Por isso, antes de fazer a compra, faz este ‘estudo de mercado’.
Outros apoios que se traduzem em dinheiro no bolso
Há várias empresas que se associaram a este movimento em defesa de cidades mais sustentáveis. Neste sentido, é comum não teres de pagar para transportar a tua bicicleta no comboio, no barco ou até num autocarro, promovendo assim a intermodalidade e uma mobilidade mais verde.
Uma dica: se tiveres de usar transportes públicos, opta por uma bicicleta elétrica desdobrável.
Pronto para a revolução da mobilidade suave?
Se gostas de pedalar, do que estás à espera para adotar uma bicicleta elétrica como o teu meio de transporte diário de eleição? Depois deste passo, visita a loja online PRIO. Focada na transição energética, a loja online da marca dispõe de tudo o que podes precisar para tirar o mais proveito possível da tua bicicleta, desde cabos até wallboxes, passando pelo indispensável capacete. Faz aqui as tuas compras e beneficia de duas das maiores vantagens: o preço competitivo e a rapidez de entrega.
Lembra-te que a mobilidade suave chegou para revolucionar a forma como os adultos se deslocam nas cidades mas também há programas específicos para os mais novos. É o caso dos Comboios de Bicicletas, que existem em cidades como Lisboa ou Aveiro. Trata-se de um programa de mobilidade escolar, em que os alunos vão de bicicleta para a escola acompanhados por monitores. Tal como um “comboio” normal, tem uma linha/percurso e horários definidos.
Do que estás à espera? Aproveita os apoios e incentivos para bicicletas elétricas e junta-te à revolução da mobilidade suave!
Vê também:
• Descobre o que podes ganhar com o incentivo ao abate de veículos
• Descobre os incentivos para carros elétricos em 2025
• O seguro para bicicleta elétrica é obrigatório?