Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Tudo o que precisas de saber para carregar a bicicleta elétrica

Mobilidade Elétrica

08 Novembro 2022

Tudo o que precisas de saber para carregar a bicicleta elétrica

Homem a verificar níveis da bateria da bicicleta elétrica
As trotinetas e bicicletas elétricas já fazem parte do panorama das nossas cidades. A procura por meios de transporte alternativos, com consumos mais apelativos, e com baixo impacto ambiental tem vindo a crescer significativamente.

Se já tens ou estás a pensar comprar uma, este artigo é para ti. Não só vais descobrir como carregar a bicicleta elétrica corretamente, mas também o que podes fazer para manter a bateria em bom estado durante mais tempo.

As vantagens da bicicleta elétrica

Contribuir para cidades menos poluídas e ruidosas, já seria uma ótima razão para trocar o carro pela bicicleta elétrica. Mas antes de avançar convém ponderar alguns aspetos.

A bicicleta elétrica é muito similar a uma bicicleta normal, favorecendo, por isso, um estilo de vida saudável, embora mais fácil de conduzir por minorar o esforço físico do condutor. Quando comparada a outros meios de transporte, permite poupar combustível e evitar as demoradas e cansativas filas de trânsito.

Por outro lado, importa pensar nas questões de segurança, em dias de chuva e à noite, por exemplo, e no facto de, apesar de mais cómodas do que as convencionais, as bicicletas elétricas terem baterias que requerem alguns cuidados.

Como carregar a bateria da bicicleta elétrica?

A bicicleta elétrica precisa de ser carregada frequentemente se for usada todos os dias. Sendo um elemento fundamental deste meio de transporte, convém saber tudo sobre como carregar a bateria da tua bicicleta elétrica.

Para começar, deves seguir sempre as indicações de carregamento definidas pelo fornecedor para aquele modelo de bicicleta, em particular na primeira carga. Geralmente, é recomendada uma primeira carga completa da bateria. Carrega a bicicleta com o cabo de carregamento fornecido, para evitar danos irreparáveis ea invalidação da garantia.

Ignora o mito de que se deve apenas carregar a bateria quando esta estiver totalmente descarregada. As baterias de lítio, que são as mais comuns, não têm memória e, por isso, podem ser carregadas sempre que necessário.

Também não é obrigatório carregar sempre a bateria a 100%, mas antes de fazeres percursos longos pode ser conveniente. Assim garantes que não ficas pelo meio do caminho.

Qual o tempo de carregamento?

Regra geral, as baterias podem ser totalmente carregadas num período de 4 a 6 horas. A capacidade e o estado da bateria, bem como o carregador utilizado podem afetar o tempo de carregamento da tua e-bike.

Quanto tempo dura a bateria da bicicleta?

A duração da carga varia em função não só do tipo de bateria, mas também da potência máxima fornecida. Dependendo do percurso, isto é , das características do terreno, das condições atmosféricas (vento, por exemplo), da carga e dos modos de potência, a autonomia geral pode variar entre 30 e 160 kms aproximadamente.

Em termos de vida útil, uma bateria dura normalmente entre 500 e 1000 ciclos de carregamento, o que equivale a poder fazer milhares de quilómetros antes de ter de ser substituída.

Como prolongar a vida útil da bateria?

Uma manutenção atenta da bicicleta e da bateria é fundamental para mantê-las em bom estado. Fazer uma limpeza regular, mantê-las afastadas da humidade e do calor e evitar longos períodos de inatividade são cuidados essenciais.

As baterias de lítio não reagem bem a temperaturas muito baixas, nem muito altas, que afetam drasticamente a sua capacidade. O mesmo em relação à humidade, que pode oxidar os contactos da bateria. Por isso, deves guardar a bicicleta num local seco e abrigado do sol e da chuva. Ao lavá-la, tem sempre muito cuidado eevita usar máquinas de alta pressão.

Se ficares muito tempo sem utilizar a bicicleta deves carregá-la, pelo menos, de três em três meses. Manter uma carga muito baixa durante largos períodos, pode comprometer a “saúde” da bateria.

Por fim, não te esqueças de verificar a pressão dos pneus periodicamente. Uma pressão incorreta implica um maior gasto de energia e obriga-te a carregar mais vezes a tua e-bike.

Com estes cuidados irás, com certeza, garantir a durabilidade da bateria da bicicleta elétrica. E, quando chegar a hora de a substituir, não te esqueças de proteger o ambiente, colocando-a para reciclar em local adequado.