Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Acredita que é possível gozar de um ambiente quente em toda a casa sem torrar o orçamento familiar na conta de energia durante os meses mais frios.
Há várias soluções de aquecimento e só tens de descobrir qual a melhor forma de aquecer a casa e a mais indicada para as tuas necessidades. Mas uma coisa é certa: em tua casa, pode ser sempre primavera, mesmo quando o frio aperta lá fora.
7 dicas práticas para aquecer a casa no inverno
Queres descobrir os vários tipos de aquecimento que te permitem manter o calor sem arrefecer a carteira? Segue estas 7 sugestões.
- Isolamento térmico. Poupar sem perder o conforto é possível, mas pode exigir alguns trabalhos de manutenção ou até mesmo alguns investimentos. Garante o isolamento da tua casa e passa em revista portas e janelas. Certifica-te que não há rachas nas paredes e, se for necessário, utiliza vedantes. Equaciona o uso de revestimentos térmicos ou a colocação de vidros duplos nas janelas.
- Torna a decoração da casa um escudo contra o frio. Opta por tapetes felpudos, que criam uma sensação de conforto e evitam a saída de calor. E coloca blackouts ou cortinas pesadas nas janelas, para o frio não entrar. Mantas e almofadas também ajudam a criar a sensação de conforto de um ambiente aquecido.
- Deixa o sol entrar e aquecer a casa. Abre as persianas e cortinas durante o dia, mas não te esqueças de as fechar ao anoitecer, para conservar o calor.
- Não usas todas as divisões da tua casa? Então fecha a porta. Assim o calor concentra-se onde faz mais falta. Ou seja, nas zonas da casa por onde circulas com maior frequência.
- Na hora de cozinhar, privilegia o uso do forno. Aos poucos, o calor vai espalhar-se por toda a casa.
- Usa aquecedores portáteis e liga-os à medida que vais andando pela casa. Têm a vantagem de aquecer rapidamente o ambiente. Mas certifica-te de que as fontes de calor não estão tapadas por móveis.
- Prefere equipamentos de aquecimento modernos e eficientes, como aquecedores a gás, bombas de calor ou sistemas de aquecimento solar. A seu favor têm o facto de serem económicos e sustentáveis. Garante que estão a funcionar a 100%.
Aquecedor elétrico ou a gás? Qual escolher?
Esta é daquelas perguntas que não tem resposta certa ou errada, porque tudo depende de vários fatores. Avalia os mais relevantes antes de tomares a decisão e descobre por ti qual a melhor forma de aquecer a casa.
• Aquecedor elétrico: é pouco exigente em termos de instalação e ventilação do espaço e, de um modo geral, é bastante seguro. No entanto, se esta for a tua opção, prepara-te para ver a fatura da eletricidade a disparar, em especial se usares e abusares dos aquecedores elétricos. E sabe que podes ficar ao frio, se houver um corte de eletricidade. Pelas suas características, o aquecedor elétrico é mais aconselhado para áreas pequenas.
• Aquecedor a gás: tem a vantagem de ser mais eficiente em termos de consumo de energia e eficaz a aquecer o espaço, mesmo que seja uma área grande. E têm mais um ponto a seu favor: também são portáteis e movem-se facilmente entre divisões, uma vez que a botija de gás é ‘arrumada’ dentro do próprio aquecedor, com toda a segurança.
Na comparação de preços, o gás tende a ser mais barato que a eletricidade. E se conseguires aproveitar algumas campanhas promocionais, melhor. A PRIO tem uma vasta oferta de aquecedores a gás na sua loja online, desde os aquecedores de chama azul aos aquecedores de infravermelhos, passando pelos catalíticos ou até de exterior. Entre todas estas propostas, irás encontrar o melhor aquecedor a gás para ti.
Na encomenda de qualquer um destes aquecedores está incluído o transporte e uma garrafa de gás propano de 9 kg. Sempre que optares pelo gás PRIO tens a certeza de que estás a fazer uma compra ao melhor preço. Além disso, as botijas de gás são ergonómicas e leves. E lembra-te que entre gás butano ou propano, o último é o melhor. Afinal, é aquele que é usado até à última gota.
Agora já estás decidido pelo tipo de aquecedor, mas tens uma dúvida sobre o gás PRIO: onde comprar? Simples, na loja online. Bastam quatro passos e irás receber a botija de gás em tua casa. Haverá forma mais confortável para manter a casa aquecida durante o inverno?
Mas, se preferires, podes sempre ir tu próprio comprar gás PRIO a um dos mais de 250 postos ou dos 1750 pontos de venda espalhados por todo o país.
Aquecimento central ou aquecedores portáteis: prós e contras
Outra das escolhas que terás de fazer quando estás a decidir como aquecer a casa durante os meses mais frios é entre aquecimento central ou aquecedores portáteis.
O primeiro tem a vantagem de garantir uma distribuição uniforme do calor pelas várias áreas da casa. Além disso, os sistemas mais modernos são bastante eficientes, em especial aqueles que permitem programar as horas de ligar e desligar. Mas, embora a manutenção de um sistema de aquecimento central não seja complexa, a sua instalação implica fortes investimentos.
Os aquecedores portáteis têm a seu favor a flexibilidade total, o preço baixo e a facilidade de utilização. E, se o objetivo for aquecer um espaço pequeno, tanto os aquecedores elétricos como os aquecedores a gás servem na perfeição; se a missão for aquecer uma área maior, então a escolha ideal é o aquecedor a gás.
6 passos para saber se a casa está bem isolada
Já sabes que não vale muito a pena investir em aquecedores se a casa não estiver bem isolada. Por isso, faz o trabalho prévio e descobre o nível de isolamento da tua casa com alguns testes simples.
- Dentro de casa, as paredes da rua estão frias? Primeiro sinal de mau isolamento.
- Sentes correntes de ar ou frio perto de janelas, portas ou rodapés? Mais um indicador de que algo não está a 100%.
- Há condensação nas janelas ou humidade nas paredes? Sinónimo de isolamento deficiente.
- Dentro de casa, a temperatura varia como na rua ao longo do dia? Então o isolamento não está a funcionar.
- Olha para cima e certifica-te que o telhado está bem isolado. O ar quente sobe, por isso não o deixes fugir.
- Investe em janelas e portas de qualidade, com vidros duplos e caixilhos com corte térmico.
A tua casa passou nestes testes? Então está pronta para o inverno. Se não, talvez esteja na hora de contratares um profissional para garantir o isolamento térmico da casa. É um investimento que se paga rapidamente, graças às poupanças que obtém na fatura da energia.
A temperatura ideal
Afinal, qual é a temperatura ideal de uma casa? Mesmo que seja possível manter a casa quente sem gastar uma fortuna, devemos transportar o verão para dentro de casa durante o inverno?
A Organização Mundial da Saúde diz que não. De acordo com esta instituição, a temperatura de uma casa deve rondar os 18º. No entanto, no caso de idosos, crianças e pessoas com problemas de saúde, a temperatura pode subir até aos 22º. Na sala de estar, a temperatura deve rondar os 19º e 21º, para garantir o conforto. E o quarto pode estar bem mais frio, para promover um sono melhor. Ou seja, deve variar entre 15º e 18º.
Eficiência energética, a amiga da poupança
Como vês, há muitas formas de manter a casa quente durante o inverno. O ideal é encontrares uma solução que seja eficiente em termos energéticos. Ou seja, que aqueça rapidamente o ambiente e mantenha a temperatura constante, e não gaste muito.
Mas o ideal é que também seja uma solução que poupe o planeta e não seja poluente.
Saber como manter a casa aquecida no inverno sem gastar uma fortuna pode ser um desafio que volta todos os anos. Mas agora já sabes como ser bem-sucedido na missão de ter a casa quente ser abdicar do conforto nem da poupança.
Vê também:
• Quais os aquecedores que consomem menos energia?
• Como saber se a botija tem gás: 4 truques
• Condução segura no inverno? Prepara-te com estas dicas