Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Sabes qual é a melhor altura do ano para comprar um carro elétrico?

Mobilidade Elétrica

11 Dezembro 2019

Sabes qual é a melhor altura do ano para comprar um carro elétrico?

Sabes qual é a melhor altura do ano para comprar um carro elétrico?

Quem anda na estrada todos os dias já não se espanta quando se cruza com um carro elétrico no trânsito. E há uma boa explicação para isso: as vendas deste tipo de veículos em Portugal não param de subir.


Isto pode ser explicado com os fortes incentivos dados pelo Estado e o alargamento do número de pontos de carregamento – liderado pela PRIO, que detém a maior rede nacional de pontos de carregamento de veículos elétricos.


Em 2019, o Fundo Ambiental já deu 2,6 milhões de euros para financiar a aquisição de mais de 1000 automóveis elétricos.


Este foi, pelo terceiro ano consecutivo, um aumento da verba disponível para apoiar a compra de veículos elétricos do Fundo Ambiental. E, só neste ano, já foram entregues 1064 cheques para apoiar a compra destes carros amigos do ambiente.


Nos primeiros nove meses deste ano venderam-se mais de 5500 carros 100% elétricos, uma fatia de 2,7% do mercado de automóveis ligeiros. O Model 3, da Tesla, lidera a tabela.


Quais são os principais benefícios?

Quem compra um automóvel elétrico pode já ficar a saber que o preço do veículo não inclui o Imposto Sobre Veículos (ISV). Estes beneficiam ainda de um baixo Imposto Único de Circulação (IUC), entre 7,91€ e 35,87€. Outra vantagem é o estacionamento: algumas autarquias permitem o estacionamento gratuito ou a preço reduzido a este tipo de veículos.


Atualmente, comprar um veículo elétrico já não significa comprar um carro sem grande personalização. Os elétricos já são carros com muito estilo e totalmente customizado de acordo com as preferências de cada pessoa. Além disso, não nos podemos esquecer da sua importância para a redução da pegada de carbono e, consequentemente, melhoria da sustentabilidade ambiental.


Quando devo comprar um veículo elétrico?

Para 2020, antecipa-se um novo aumento do dinheiro para o Fundo Ambiental ajudar à compra de carros elétricos. Quer isto dizer que, se estás a pensar trocar de carro, o melhor mesmo é começares a informar-te sobre o incentivo que te poderão dar já em janeiro de 2020. Assim garantes que o teu pedido fica registado enquanto as verbas estão disponíveis.