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O que é o filtro de partículas e qual a sua importância
A explicação do que é o filtro de partículas está bem explícita no nome: funcionar como um escudo que separa e impede a passagem para a atmosfera de todas as partículas sólidas geradas pela combustão do gasóleo.
Ao impedir a passagem de fuligem ou outros resíduos, o filtro de partículas torna-se uma peça chave num veículo a diesel, e dá o seu contributo para a descarbonização, uma vez que reduz a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Mas o filtro de partículas tem também um lado B, e o seu bom funcionamento tem impacto na performance do carro e na sua manutenção. Por isso, é importante sabermos como funciona, como o manter em bom estado e quais os sinais de alerta a que devemos estar atentos.
Para que serve: retenção das partículas poluentes emitidas pelos motores a diesel
Durante a combustão do gasóleo são gerados múltiplos resíduos microscópicos, bem como cinzas e fuligem, que seriam libertados diretamente para a atmosfera pelo tubo de escape do carro se não existisse a barreira do filtro de partículas. E, se isto acontecesse, seria um risco para a saúde humana e para o ambiente, uma vez que este tipo de partículas está associado a doenças respiratórias e cardiovasculares, além de contribuem para a poluição atmosférica nas cidades. Além disso, o filtro de partículas é a solução para que os veículos a diesel cumpram as normas legais em matéria de emissões de gases poluentes.
Com este sistema, os gases de escape passam através de uma estrutura porosa no interior do filtro, que retém as partículas sólidas, permitindo apenas a saída dos gases limpos. Como o sistema tem também um mecanismo de regeneração, esses resíduos que ficam acumulados no filtro são queimados de tempos a tempos. Desta forma, se conseguir limpar o filtro de partículas, este mantém-se funcional e sem entupimentos, o que tem um impacto positivo na performance do motor e no consumo de combustível.
Sem pressão no escape devido à ausência de partículas, o motor funciona de forma mais eficiente, com uma combustão mais limpa e controlada, e usa a sua potência a 100%. E isso significa menor consumo de combustível. Pelo contrário, se houver problemas no filtro de partículas e este estiver entupido, o sistema terá de forçar mais regenerações, o que vai consumir combustível extra.
Se tem um carro a gasóleo, mas este não tem filtro de partículas instalado, há uma solução para isso. Só tem de pedir uma autorização ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Processo de regeneração e eliminação das partículas acumuladas
A regeneração do filtro de partículas é crítica para o bom desempenho do motor e pode ocorrer de três formas: passiva, ativa ou forçada. Se tem um carro a diesel, é importante conhecermos como funcionam.
• A regeneração passiva acontece naturalmente, quando a temperatura dos gases de escape é suficientemente elevada (acima dos 500 °C), o que acontece durante viagens longas e sem paragens, como nas autoestradas. Nestas condições, as partículas acumuladas são queimadas automaticamente.
• A regeneração ativa é iniciada pelo sistema eletrónico do carro. Quando este deteta uma acumulação excessiva de partículas, injeta combustível adicional no motor para aumentar a temperatura dos gases e queimar os resíduos acumulados.
• A regeneração forçada é o pior cenário, mais frequente para os carros que circulam diariamente no pára-arranca das cidades e fazem distâncias curtas. A regeneração forçada só acontece quando a regeneração ativa e passiva são insuficientes. Nesse caso, terá de levar o carro a uma oficina para queimar as partículas acumuladas no filtro. Atenção: quando isto acontecer, não adie a ida à oficina para que o filtro não fique de tal forma obstruído que tenha de ser substituído. Regra geral, essa reparação é cara.
Porque o filtro de partículas é importante?
A verdade é que esta pequena peça do motor dos carros a diesel tem vários impactos, todos bem distintos.
• Redução de emissões poluentes. O filtro de partículas retém até 90% das partículas sólidas libertadas pelo motor a diesel, como fuligem e outros resíduos, reduzindo significativamente a poluição atmosférica.
• Cumprimento das normas ambientais europeias. O filtro de partículas é fundamental para o cumprimento dos limites de emissões estabelecidos pelas normas Euro (Euro 5, Euro 6, etc.) da União Europeia com vista à descarbonização e cumprimento do objetivo carbono 0 em 2050. Note que a inexistência ou mau estado do filtro de partículas pode dar origem a multas, restrições de circulação ou chumbo na inspeção automóvel obrigatória.
• Preservação da performance do motor. Um filtro em bom estado evita o entupimento do sistema de escape, permitindo que o motor respire melhor, funcione de forma eficiente e com menos esforço.
• Redução do consumo de combustível quando está em bom estado. Esta é uma consequência imediata da anterior. Com o filtro desobstruído, os gases circulam mais livremente, o que melhora a eficiência da combustão e contribui para uma menor utilização de combustível.
• Proteção da saúde pública. As partículas emitidas pelos motores a diesel — como a fuligem — são muito pequenas e, por isso mesmo, podem ser inaladas com facilidade, ficando acumuladas nos pulmões. O norte-americano National Center for Biotechnology Information é uma das instituições que já comprovou que este tipo de partículas está associado a doenças respiratórias, cardiovasculares e até ao agravamento de problemas como asma. O filtro de partículas permite reduzir drasticamente a libertação desses poluentes, contribuindo diretamente para a qualidade do ar e para a saúde da população, sobretudo em zonas urbanas.
• Aumento da vida útil de outros componentes do sistema de escape. Ao reter as partículas sólidas e impedi-las de avançar pelo sistema de escape, o filtro de partículas funciona também como um escudo de proteção para outros componentes, como o catalisador e as sondas lambda. Isso evita avarias e prolonga a vida útil de todo o sistema de emissões.
• Valorização do veículo na revenda. O estado do filtro de partículas é um dos pontos avaliados no momento da venda de um carro a diesel. Quanto melhor estiver o filtro, mais valorizado o carro será.
• Permissão para circular nas zonas de baixas emissões (ZBE). Tanto em Portugal como no resto da Europa, várias cidades estão a implementar zonas de baixas emissões que restringem ou penalizam veículos com elevados níveis de poluição. Um filtro de partículas eficiente ajuda a garantir que o carro continua a cumprir os requisitos para circular nestas zonas, evitando multas ou limitações de acesso no futuro.
Quatro sinais de alerta de problemas no filtro de partículas
Embora o risco seja maior nos carros que circulam mais em cidade, nenhum veículo está livre de ter problemas no filtro de partículas. E como este é daqueles casos em que mais vale prevenir do que remediar, é bom ter bem presente quais são os sintomas do filtro de partículas entupido.
1. Luz de avaria no painel. Se o filtro de partículas estiver obstruído, é comum surgir um ícone de alerta no painel, normalmente em forma de motor ou com as letras “DPF”. Este é um dos primeiros sinais de que algo está errado e deve ser analisado por um profissional. Ignorar este aviso pode levar a danos mais sérios no sistema de escape ou no motor.
2. Perda de potência. Se nos seus percursos habituais começar a sentir o carro pesado e com pouca capacidade de resposta, procure uma oficina para avaliação do filtro de partículas. Já sabe que se este estiver entupido, o motor terá mais dificuldade em libertar os gases de escape, o que provoca uma redução de potência, em especial nas acelerações.
3. Aumento do consumo de combustível. Esta é outra das consequências imediatas de um filtro de partidas entupido. Se notar que o carro está a consumir mais que o habitual, o conselho é o mesmo: procure uma oficina para certificar-se do estado do filtro de partículas.
4. Modo de segurança. Alguns veículos entram em “modo de segurança” para limitar o desempenho do motor quando detetam que o filtro de partículas está entupido. Com isto pretendem evitar danos maiores. Se este alerta aparecer, procure apoio especializado o mais depressa possível.
Boas práticas para evitar problemas com o filtro de partículas
O filtro de partículas faz muito por si, pelo seu carro e pelo ambiente. Mas também pode exigir muito se ficar obstruído. A boa notícia é que com pequenos cuidados de manutenção, terá uma vida útil mais longa.
1. Faça viagens mais longas regularmente. Saiba que basta uma viagem de 15 a 30 minutos, sem parar e a velocidade constante, para que o filtro de partículas atinja a temperatura necessária para fazer a regeneração. Se preferir passear a gastar dinheiro na oficina, marque uma viagem (mesmo que curta) pelo menos uma vez por mês.
2. Faça manutenções regulares. Seguir o plano de manutenção indicado pelo fabricante é fundamental para garantir que todos os componentes do sistema de escape estão em bom estado e a funcionar corretamente.
3. Evite desligar o carro durante a regeneração. Se o carro estiver a regenerar o filtro (pode perceber pelo ruído do motor ou pelo aumento ligeiro do consumo), evite desligar o motor.
4. Acelere de forma mais firme ocasionalmente. Manter rotações muito baixas constantemente pode favorecer o entupimento. Acelerações em rotações médias/altas, ajudam a manter o filtro de partículas mais limpo.
5. Opte sempre por combustível de qualidade. Combustíveis com aditivos adequados contribuem para uma combustão mais limpa, reduzindo a quantidade de partículas produzidas e aliviando o trabalho do filtro. Pelo contrário, combustíveis de baixa qualidade, com impurezas ou aditivos inadequados, favorecem a formação de depósitos mais densos e difíceis de eliminar, aumentando o risco de entupimento do filtro de partículas.
Além disso, um combustível de qualidade ajuda a manter o desempenho do motor estável, reduz o consumo de combustível e garante o cumprimento dos limites legais de emissões.
Na PRIO tem a garantia de encontrar sempre combustíveis aditivados de elevada qualidade, desenvolvidos para reduzir as emissões de dióxido de carbono. Em todos os postos da marca encontra o TOP Diesel, que incorpora 7% de biodiesel, de acordo com as normas europeias, e leva mais longe a rentabilidade do motor do seu carro. Maior potência, maior poder lubrificante e melhor proteção contra a corrosão são alguns dos atributos deste combustível.
Outra opção, ainda dentro dos gasóleos aditivados, é o ECO Diesel, também da PRIO. Trata-se de um combustível inovador, que incorpora 15% de energia renovável, e garante mais quilómetros e mais eficiência na combustão. A melhor parte? Reduz até 18% as emissões de gases poluentes. Como não está disponível em todos os postos de abastecimento, consulte o localizador de postos para saber qual o sítio mais perto de si onde abastecer.
Custos e manutenção: limpeza Vs substituição do filtro
Manter o filtro de partículas em bom estado pode representar uma poupança significativa a longo prazo. A limpeza regular — seja por regeneração automática, forçada ou com recurso a oficinas especializadas — é sempre preferível à substituição completa, que pode ter um custo bastante elevado.
A limpeza especializada do filtro de partículas é uma solução cada vez mais comum, especialmente quando a regeneração automática já não é eficaz. Esta operação remove as partículas acumuladas no filtro através de uma limpeza química ou térmica, permitindo recuperar o desempenho do sistema sem necessidade de trocar a peça.
Já a substituição do filtro é necessária apenas em casos de negligência prolongada, danos estruturais no componente ou quando o nível de saturação ultrapassa os limites de recuperação. Para evitar chegar a este ponto, é essencial seguir as boas práticas de condução e realizar manutenções periódicas conforme as indicações do fabricante.
Investir na manutenção preventiva do filtro de partículas não só reduz os custos de reparação, como ajuda a manter o consumo de combustível controlado, garante o cumprimento das normas ambientais e contribui para a durabilidade do motor. Ou seja, no que toca ao filtro de partículas, prevenir é muito mais barato do que remediar.
• Carro a gastar muito? 5 grandes causas do alto consumo de combustível
• Qual é o impacto das Zonas de Emissões Reduzidas nos condutores?
• O que são as normas Euro e que impacto podem ter no teu carro?
Ao impedir a passagem de fuligem ou outros resíduos, o filtro de partículas torna-se uma peça chave num veículo a diesel, e dá o seu contributo para a descarbonização, uma vez que reduz a emissão de gases poluentes para a atmosfera.
Mas o filtro de partículas tem também um lado B, e o seu bom funcionamento tem impacto na performance do carro e na sua manutenção. Por isso, é importante sabermos como funciona, como o manter em bom estado e quais os sinais de alerta a que devemos estar atentos.
Para que serve: retenção das partículas poluentes emitidas pelos motores a diesel
Durante a combustão do gasóleo são gerados múltiplos resíduos microscópicos, bem como cinzas e fuligem, que seriam libertados diretamente para a atmosfera pelo tubo de escape do carro se não existisse a barreira do filtro de partículas. E, se isto acontecesse, seria um risco para a saúde humana e para o ambiente, uma vez que este tipo de partículas está associado a doenças respiratórias e cardiovasculares, além de contribuem para a poluição atmosférica nas cidades. Além disso, o filtro de partículas é a solução para que os veículos a diesel cumpram as normas legais em matéria de emissões de gases poluentes.
Com este sistema, os gases de escape passam através de uma estrutura porosa no interior do filtro, que retém as partículas sólidas, permitindo apenas a saída dos gases limpos. Como o sistema tem também um mecanismo de regeneração, esses resíduos que ficam acumulados no filtro são queimados de tempos a tempos. Desta forma, se conseguir limpar o filtro de partículas, este mantém-se funcional e sem entupimentos, o que tem um impacto positivo na performance do motor e no consumo de combustível.
Sem pressão no escape devido à ausência de partículas, o motor funciona de forma mais eficiente, com uma combustão mais limpa e controlada, e usa a sua potência a 100%. E isso significa menor consumo de combustível. Pelo contrário, se houver problemas no filtro de partículas e este estiver entupido, o sistema terá de forçar mais regenerações, o que vai consumir combustível extra.
Se tem um carro a gasóleo, mas este não tem filtro de partículas instalado, há uma solução para isso. Só tem de pedir uma autorização ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes.
Processo de regeneração e eliminação das partículas acumuladas
A regeneração do filtro de partículas é crítica para o bom desempenho do motor e pode ocorrer de três formas: passiva, ativa ou forçada. Se tem um carro a diesel, é importante conhecermos como funcionam.
• A regeneração passiva acontece naturalmente, quando a temperatura dos gases de escape é suficientemente elevada (acima dos 500 °C), o que acontece durante viagens longas e sem paragens, como nas autoestradas. Nestas condições, as partículas acumuladas são queimadas automaticamente.
• A regeneração ativa é iniciada pelo sistema eletrónico do carro. Quando este deteta uma acumulação excessiva de partículas, injeta combustível adicional no motor para aumentar a temperatura dos gases e queimar os resíduos acumulados.
• A regeneração forçada é o pior cenário, mais frequente para os carros que circulam diariamente no pára-arranca das cidades e fazem distâncias curtas. A regeneração forçada só acontece quando a regeneração ativa e passiva são insuficientes. Nesse caso, terá de levar o carro a uma oficina para queimar as partículas acumuladas no filtro. Atenção: quando isto acontecer, não adie a ida à oficina para que o filtro não fique de tal forma obstruído que tenha de ser substituído. Regra geral, essa reparação é cara.
Porque o filtro de partículas é importante?
A verdade é que esta pequena peça do motor dos carros a diesel tem vários impactos, todos bem distintos.
• Redução de emissões poluentes. O filtro de partículas retém até 90% das partículas sólidas libertadas pelo motor a diesel, como fuligem e outros resíduos, reduzindo significativamente a poluição atmosférica.
• Cumprimento das normas ambientais europeias. O filtro de partículas é fundamental para o cumprimento dos limites de emissões estabelecidos pelas normas Euro (Euro 5, Euro 6, etc.) da União Europeia com vista à descarbonização e cumprimento do objetivo carbono 0 em 2050. Note que a inexistência ou mau estado do filtro de partículas pode dar origem a multas, restrições de circulação ou chumbo na inspeção automóvel obrigatória.
• Preservação da performance do motor. Um filtro em bom estado evita o entupimento do sistema de escape, permitindo que o motor respire melhor, funcione de forma eficiente e com menos esforço.
• Redução do consumo de combustível quando está em bom estado. Esta é uma consequência imediata da anterior. Com o filtro desobstruído, os gases circulam mais livremente, o que melhora a eficiência da combustão e contribui para uma menor utilização de combustível.
• Proteção da saúde pública. As partículas emitidas pelos motores a diesel — como a fuligem — são muito pequenas e, por isso mesmo, podem ser inaladas com facilidade, ficando acumuladas nos pulmões. O norte-americano National Center for Biotechnology Information é uma das instituições que já comprovou que este tipo de partículas está associado a doenças respiratórias, cardiovasculares e até ao agravamento de problemas como asma. O filtro de partículas permite reduzir drasticamente a libertação desses poluentes, contribuindo diretamente para a qualidade do ar e para a saúde da população, sobretudo em zonas urbanas.
• Aumento da vida útil de outros componentes do sistema de escape. Ao reter as partículas sólidas e impedi-las de avançar pelo sistema de escape, o filtro de partículas funciona também como um escudo de proteção para outros componentes, como o catalisador e as sondas lambda. Isso evita avarias e prolonga a vida útil de todo o sistema de emissões.
• Valorização do veículo na revenda. O estado do filtro de partículas é um dos pontos avaliados no momento da venda de um carro a diesel. Quanto melhor estiver o filtro, mais valorizado o carro será.
• Permissão para circular nas zonas de baixas emissões (ZBE). Tanto em Portugal como no resto da Europa, várias cidades estão a implementar zonas de baixas emissões que restringem ou penalizam veículos com elevados níveis de poluição. Um filtro de partículas eficiente ajuda a garantir que o carro continua a cumprir os requisitos para circular nestas zonas, evitando multas ou limitações de acesso no futuro.
Quatro sinais de alerta de problemas no filtro de partículas
Embora o risco seja maior nos carros que circulam mais em cidade, nenhum veículo está livre de ter problemas no filtro de partículas. E como este é daqueles casos em que mais vale prevenir do que remediar, é bom ter bem presente quais são os sintomas do filtro de partículas entupido.
1. Luz de avaria no painel. Se o filtro de partículas estiver obstruído, é comum surgir um ícone de alerta no painel, normalmente em forma de motor ou com as letras “DPF”. Este é um dos primeiros sinais de que algo está errado e deve ser analisado por um profissional. Ignorar este aviso pode levar a danos mais sérios no sistema de escape ou no motor.
2. Perda de potência. Se nos seus percursos habituais começar a sentir o carro pesado e com pouca capacidade de resposta, procure uma oficina para avaliação do filtro de partículas. Já sabe que se este estiver entupido, o motor terá mais dificuldade em libertar os gases de escape, o que provoca uma redução de potência, em especial nas acelerações.
3. Aumento do consumo de combustível. Esta é outra das consequências imediatas de um filtro de partidas entupido. Se notar que o carro está a consumir mais que o habitual, o conselho é o mesmo: procure uma oficina para certificar-se do estado do filtro de partículas.
4. Modo de segurança. Alguns veículos entram em “modo de segurança” para limitar o desempenho do motor quando detetam que o filtro de partículas está entupido. Com isto pretendem evitar danos maiores. Se este alerta aparecer, procure apoio especializado o mais depressa possível.
Boas práticas para evitar problemas com o filtro de partículas
O filtro de partículas faz muito por si, pelo seu carro e pelo ambiente. Mas também pode exigir muito se ficar obstruído. A boa notícia é que com pequenos cuidados de manutenção, terá uma vida útil mais longa.
1. Faça viagens mais longas regularmente. Saiba que basta uma viagem de 15 a 30 minutos, sem parar e a velocidade constante, para que o filtro de partículas atinja a temperatura necessária para fazer a regeneração. Se preferir passear a gastar dinheiro na oficina, marque uma viagem (mesmo que curta) pelo menos uma vez por mês.
2. Faça manutenções regulares. Seguir o plano de manutenção indicado pelo fabricante é fundamental para garantir que todos os componentes do sistema de escape estão em bom estado e a funcionar corretamente.
3. Evite desligar o carro durante a regeneração. Se o carro estiver a regenerar o filtro (pode perceber pelo ruído do motor ou pelo aumento ligeiro do consumo), evite desligar o motor.
4. Acelere de forma mais firme ocasionalmente. Manter rotações muito baixas constantemente pode favorecer o entupimento. Acelerações em rotações médias/altas, ajudam a manter o filtro de partículas mais limpo.
5. Opte sempre por combustível de qualidade. Combustíveis com aditivos adequados contribuem para uma combustão mais limpa, reduzindo a quantidade de partículas produzidas e aliviando o trabalho do filtro. Pelo contrário, combustíveis de baixa qualidade, com impurezas ou aditivos inadequados, favorecem a formação de depósitos mais densos e difíceis de eliminar, aumentando o risco de entupimento do filtro de partículas.
Além disso, um combustível de qualidade ajuda a manter o desempenho do motor estável, reduz o consumo de combustível e garante o cumprimento dos limites legais de emissões.
Na PRIO tem a garantia de encontrar sempre combustíveis aditivados de elevada qualidade, desenvolvidos para reduzir as emissões de dióxido de carbono. Em todos os postos da marca encontra o TOP Diesel, que incorpora 7% de biodiesel, de acordo com as normas europeias, e leva mais longe a rentabilidade do motor do seu carro. Maior potência, maior poder lubrificante e melhor proteção contra a corrosão são alguns dos atributos deste combustível.
Outra opção, ainda dentro dos gasóleos aditivados, é o ECO Diesel, também da PRIO. Trata-se de um combustível inovador, que incorpora 15% de energia renovável, e garante mais quilómetros e mais eficiência na combustão. A melhor parte? Reduz até 18% as emissões de gases poluentes. Como não está disponível em todos os postos de abastecimento, consulte o localizador de postos para saber qual o sítio mais perto de si onde abastecer.
Custos e manutenção: limpeza Vs substituição do filtro
Manter o filtro de partículas em bom estado pode representar uma poupança significativa a longo prazo. A limpeza regular — seja por regeneração automática, forçada ou com recurso a oficinas especializadas — é sempre preferível à substituição completa, que pode ter um custo bastante elevado.
A limpeza especializada do filtro de partículas é uma solução cada vez mais comum, especialmente quando a regeneração automática já não é eficaz. Esta operação remove as partículas acumuladas no filtro através de uma limpeza química ou térmica, permitindo recuperar o desempenho do sistema sem necessidade de trocar a peça.
Já a substituição do filtro é necessária apenas em casos de negligência prolongada, danos estruturais no componente ou quando o nível de saturação ultrapassa os limites de recuperação. Para evitar chegar a este ponto, é essencial seguir as boas práticas de condução e realizar manutenções periódicas conforme as indicações do fabricante.
Investir na manutenção preventiva do filtro de partículas não só reduz os custos de reparação, como ajuda a manter o consumo de combustível controlado, garante o cumprimento das normas ambientais e contribui para a durabilidade do motor. Ou seja, no que toca ao filtro de partículas, prevenir é muito mais barato do que remediar.
• Carro a gastar muito? 5 grandes causas do alto consumo de combustível
• Qual é o impacto das Zonas de Emissões Reduzidas nos condutores?
• O que são as normas Euro e que impacto podem ter no teu carro?

