Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
És daqueles que sofre com alergias e ficas em estado de alerta, quando olhas para o calendário e vês que a primavera chegou? Nós podemos aconselhar-te, pelo menos no que diz respeito à manutenção do teu carro.

Deixamos-te esta dica: muda o filtro de pólen do teu carro com alguma regularidade, para ultrapassares esta temporada sem grandes percalços. Além de garantires que o habitáculo do veículo fica mais limpo, asseguras a qualidade respiratória dentro do mesmo, sempre que te fizeres à estrada.

No fundo, o filtro de pólen não é um tema importante só para quem sofre de alergias. É fundamental também para a manutenção da saúde de asmáticos, crianças ou idosos.

Para que serve o filtro de pólen?

Conduzir com os olhos lacrimejantes e com uma sensação de espirro constante não é um cenário apetecível, não é verdade? Graças ao filtro de pólen, as tuas deslocações podem ser mais tranquilas e livres de alergénios.

Também conhecido como filtro do habitáculo ou de ar, este componente tem um papel fundamental na qualidade do ar que se respira dentro de um carro. Isto porque atua como uma barreira, que evita a entrada de tudo o que não queres no teu automóvel: pólenes, ácaros, fungos, poeiras ou outras partículas poluentes nocivas.

Portanto, se queres uma viagem com mais conforto, deves garantir que este sistema está funcional.

Quando deves trocar o filtro de pólen?

Os vidros ficam constantemente embaciados, sentes cheiros desagradáveis no carro, ou o ar condicionado não parece estar a funcionar corretamente? Tudo isto podem ser indícios de que está na hora de fazeres a troca do filtro do habitáculo.

Idealmente, este deve ser trocado a cada 15.000 quilómetros, de preferência antes do início da primavera ou se circulares com regularidade em ambientes urbanos saturados, onde os níveis de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) são mais elevados. Esta regra é válida para todos os condutores.

Num cenário extremo, em que não faças qualquer manutenção desta peça, podes acabar com o sistema de ventilação danificado. Se costumas ter algum cuidado com a manutenção dos outros filtros do automóvel, como o do combustível, por exemplo, faz o mesmo com este.

Como funciona o filtro do habitáculo?

Todos os carros têm filtro do habitáculo, incluindo os elétricos. Aliás, existem alguns veículos que, pelo seu tamanho, até possuem dois.

Com a missão de assegurar um fluxo constante de ar limpo, o filtro de pólen está alocado ao sistema de ventilação e climatização. Assim, quando a ventoinha puxa o ar do exterior para o interior do veículo, através do sistema de aquecimento ou do ar condicionado, este filtro cumpre a sua função e impede a entrada de tudo o que é poluente, por mais pequena que seja a partícula.

A manutenção deste filtro não é complicada e podes ser tu a fazê-la. Ainda assim, é importante que saibas que a sua localização pode variar consoante as marcas e os modelos automóveis. Nuns exemplares, está no tablier, noutros pode estar debaixo do para-brisas, ou na coluna central do carro. No entanto, uma leitura do manual do fabricante deve ser suficiente para descobrires onde este se encontra.

Tipos de filtro de ar existentes

Quando decidires trocar o filtro do habitáculo, lembra-te que existem dois tipos no mercado:

• o filtro simples: é o mais comum na maioria dos automóveis. Feito de papel, ou de outro material semelhante, consegue filtrar o pólen e as poeiras. Se circulares por zonas com pouca poluição, este é suficiente para assegurar uma qualidade de ar razoável no habitáculo;

• o filtro de carvão ativo: além do pólen e poeiras, consegue captar os gases poluentes libertados pelos outros carros, sendo mais eficaz no combate aos maus odores. Estas características posicionam-no como a escolha certa para quem tem de circular por zonas mais poluídas, onde o tráfego automóvel tende a ser mais intenso.

H2. 4 passos para substituíres o filtro do habitáculo

Para quem não tem propriamente uma aptidão para o universo da mecânica, a substituição do filtro do habitáculo do carro pode parecer uma tarefa complicada. Em todo o caso, se não te sentires confortável em fazê-lo, podes procurar um especialista na matéria.

Caso pretendas realizar esta tarefa de manutenção sozinho, sempre com o manual do fabricante do teu lado, basta seguires este passo a passo:

  1. Começa por aceder ao sistema de ventilação do carro e retira as proteções, caixilhos plásticos, bicos de ventilação e tudo o que estiver antes do filtro. Certifica-te de que moves as peças corretas;
  2. Retira o filtro antigo e verifica se este é reciclável. Caso seja, faz o seu descarte corretamente;
  3. Aproveita para higienizar o sistema de ventilação, fazendo uma limpeza com a ajuda de um pano de microfibras, ou um produto indicado pelo fabricante do veículo para o efeito;
  4. Coloca o filtro novo no mesmo local e repõe todas as proteções que retiraste.


H2. Não te esqueças do exterior do carro


Manter o interior de um veículo limpo é meio caminho andado para afastar as alergias, mas o exterior do mesmo também merece ser higienizado, não concordas?


É normal que o chassi do teu carro vá acumulando pólenes e resinas das árvores, durante o tempo mais seco, e é quase impossível evitar que estes detritos entrem no habitáculo. Basta que circules com os vidros abertos.


Sabias que 14% dos portugueses lavam o carro todas as semanas? Ora, se não fazes parte desta amostra, mas até te preocupas com a aparência e longevidade do teu automóvel, aconselhamos-te a passares por um posto de abastecimento PRIO.


A pensar em ti e na tua conveniência, mas sem nunca negligenciar o planeta, colocamos à tua disposição sistemas de lavagem automóvel otimizados, que te vão ajudar a eliminar toda a sujidade acumulada no interior e no exterior do teu veículo. Além disso, graças à gama de produtos Car Care PRIO, esta tarefa será muito mais fácil do que possas imaginar, desde a limpeza dos estofos até aos vidros do mesmo.


A manutenção adequada do filtro de pólen, aliada a alguns cuidados extra de higienização, irá ajudar-te a prolongar a vida útil do teu automóvel. Além disso, a tua experiência de condução será muito mais cómoda, palavra de especialista na matéria.



Lê também:


     • 7 erros que cometes na lavagem do carro

     • Poupar na manutenção do carro: dicas práticas para seguires

     • Dicas para identificar e solucionar uma fuga de óleo no carro