Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
As temperaturas baixas não têm de ter implicações nas tuas faturas mensais. Consegues alcançar o conforto térmico ideal, se apostares num bom sistema de aquecimento.

As caldeiras de aquecimento e as bombas de calor são consideradas das opções mais eficientes do mercado, cumprindo, na perfeição, a tarefa de aquecerem a tua casa. E o mais vantajoso? Em termos energéticos, têm aquele tão desejado potencial de poupança.

Basta familiarizares-te com as suas características e com o modo de funcionamento, equacionando as vantagens específicas e os requisitos de instalação de cada sistema de aquecimento. Ao entenderes completamente estes aspetos, estarás preparado para fazer uma escolha informada.

Caldeiras: a solução para um sistema de aquecimento eficiente

O funcionamento de uma caldeira de aquecimento é bastante simples: o combustível é queimado para gerar calor, sendo depois transportado pelas tubagens, até aos radiadores e toalheiros, por exemplo.

Há diferentes tipos de caldeira e aquilo que mais as distingue é a fonte de energia que usam. Das várias tipologias existentes no mercado, podemos distinguir as opções a gás ou a gasóleo de aquecimento.

As caldeiras a gás são as mais comuns na generalidade das casas, sendo usadas como sistema de aquecimento central.

Vantagens das caldeiras

As caldeiras operam consistentemente, enquanto proporcionam um calor contínuo e uniforme, promovendo um ambiente aconchegante em todas as divisões da tua residência.

Entre as principais vantagens deste sistema de aquecimento, destacamos as seguintes:

• São amigas do ambiente, uma vez que as emissões de gases são reduzidas;
• São energeticamente mais eficientes. Facto que se verifica de forma mais acentuada no caso das caldeiras de condensação, que conseguem uma poupança superior entre 15% a 30% relativamente às tradicionais;
Apresentam um preço bastante competitivo, tanto no que toca à compra como à instalação do equipamento;
As caldeiras que usam gasóleo de aquecimento têm um alto rendimento, uma vez que esta fonte de energia produz mais calor por cada litro de gasóleo consumido;
São duráveis e confiáveis.

Desvantagens das caldeiras

Embora as caldeiras ofereçam inúmeras vantagens como sistema de aquecimento, é importante considerar algumas desvantagens, como:

Necessitam de uma ligação constante a uma fonte de energia, como o gás ou o gasóleo de aquecimento;
Podem demorar a aquecer o ambiente, numa fase inicial;
Precisam de ser alvo de manutenção regular, o que pode acarretar custos acrescidos.

O potencial das bombas de calor como sistema de aquecimento

As bombas de calor são um sistema de aquecimento bastante eficiente e funcionam de forma semelhante à de um ar condicionado: o calor é extraído do ar exterior e depois, em parceria com um sistema elétrico, este é utilizado para gerar calor em casa.

No mercado existem três tipos de bombas de calor. O que distingue cada uma destas opções de aquecimento é a finalidade pretendida:

Queres que funcione apenas como aquecimento central? Então, uma bomba ar/ar é a mais adequada;
Procuras um sistema de aquecimento central e também de águas sanitárias mais moderado? O ideal é um sistema de calor ar/água de baixa temperatura, que é também o mais eficiente, atingindo temperaturas entre os 50°C e os 60°C;
Queres um sistema de aquecimento central e de águas sanitárias mais potente? O indicado é uma bomba de calor ar/água de alta temperatura, capaz de atingir os 80°C. Esta solução é a mais benéfica, caso estejas a remodelar uma casa e pretendas usar a tubagem existente, por exemplo.

Vantagens da bomba de calor

Investir numa bomba de calor como sistema de aquecimento pode trazer-te inúmeras vantagens, desde a eficiência até à sustentabilidade. Presta atenção às seguintes garantias-chave:

Têm uma grande autonomia e são de manutenção simples;
Não emitem gases poluentes ou nocivos para a saúde, o que se traduz em segurança;
De um modo geral, são bastante eficientes, o que é quase sinónimo de maior poupança. No entanto, esta vantagem pode transformar-se, rapidamente, numa desvantagem. Este sistema de aquecimento torna-se menos eficiente, se a temperatura exterior for inferior a 7°C. Antes de decidires, tem em consideração as condições atmosféricas da zona, principalmente durante o inverno;

Desvantagens da bomba de calor

Apesar das suas muitas virtudes, é imperativo considerar as desvantagens associadas ao uso de bombas de calor como sistema de climatização:

O preço. Regra geral, é uma solução mais cara do que as restantes opções de mercado. Se quiseres uma bomba de calor para aquecimento central e das águas sanitárias, podes ter de fazer um investimento ainda mais alto, uma vez que são pouco comuns no mercado português;
Exige um espaço considerável para a sua instalação, já que se trata de um equipamento volumoso;
É preciso ter acesso facilitado ao exterior.

Caldeira ou bomba de calor: qual escolher?

Ninguém melhor do que tu para responder a essa pergunta, em especial porque nela interferem fatores bastante relevantes, tal como: a tua disponibilidade financeira, ou o espaço onde o equipamento vai ser colocado.

A curto e médio prazo, a solução mais económica é a caldeira de aquecimento, uma vez que a aquisição e instalação é mais barata do que a da bomba de calor. Caso decidas optar por uma caldeira alimentada a gasóleo de aquecimento, a PRIO está ao teu lado. Podes garantir o abastecimento da mesma, fazendo a encomenda através do nosso site.

A longo prazo, a bomba de calor pode apresentar-se como a solução mais vantajosa, permitindo-te recuperar o forte investimento inicial, devido à boa performance económica e energética.

Independentemente da tua escolha, a chave reside em escolher um sistema de aquecimento com uma classificação energética mais elevada: este é o nosso conselho fundamental, para maximizares a eficiência dos teus consumos.


Lê também:

     • Como fazer a manutenção do aquecedor a gás
     • Quanto tempo dura uma garrafa de gás PRIO num aquecedor?
     • Aquecedores a gás: são ou não uma boa opção para aquecer a casa?