Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Se utilizas gás engarrafado em tua casa, já te deves ter questionado sobre como retirar o redutor da botija em segurança. Este dispositivo permite manter a saída do gás dentro dos limites pré-definidos, independentemente da pressão de entrada, do caudal e da temperatura. Portanto, é fundamental que o redutor de gás seja manuseado com cuidado, sempre que necessites de o substituir.

Não se trata de uma tarefa complexa, mas precisas de ter precaução para garantires que a substituição é realizada eficazmente. Fica atento às próximas dicas que te deixamos.

O que deves saber antes da substituição do redutor de gás

Antes de avançarmos com as explicações práticas, é importante lembrar-te que os redutores de gás trazem instruções específicas que te ajudam na instalação e remoção dos mesmos da botija.

Se não te sentires à vontade para realizar esta tarefa, podes recorrer aos serviços de um técnico especializado, que te seja indicado pelos revendedores da marca de gás que utilizes. Também podes escolher um profissional qualificado no portal da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Certifica-te que estás num local ventilado

É importante que estejas num local ventilado, antes de iniciares a substituição do redutor de gás. Aconselhamos-te a abrir as portas ou as janelas, para garantires uma boa circulação de ar na divisão.

Tens um redutor de gás butano ou propano?

Atualmente, são vendidos dois tipos de redutor de gás, que ajudam a ajustar a pressão da saída do gás das diferentes botijas disponíveis para compra.

Os redutores de pressão fixa possuem uma pressão pré-definida e não podem ser ajustados pelos consumidores. Já os redutores reguláveis, conforme o próprio nome indica, permitem-te ajustar a pressão de saída de gás, conforme as tuas necessidades.

Por vezes, os redutores de gás butano não são compatíveis com as garrafas de gás propano. Por isso, quando procederes à substituição deste dispositivo, deves estar atento à sua compatibilidade.

Também é importante que avalies a capacidade de vazão do redutor de gás. Ou seja, a quantidade de gás que este é capaz de fornecer por unidade de tempo, assim como se este possui a pressão adequada para regular a entrada e a saída do gás.

Confirma que tens tudo o que é necessário

Além do redutor, podes precisar de um tubo flexível, próprio para gás butano ou propano, de abraçadeiras e de uma chave compatível com o parafuso das mesmas. Lembramos-te que é necessário que prestes atenção à validade e à condição destes objetos. Se estiverem danificados, poderão provocar fugas de gás.

Passos a seguir para substituíres o redutor de gás

  1. Fecha a válvula de segurança do redutor e retira-o da mangueira. Caso sintas o cheiro a gás, não te preocupes. É normal aquando da sua substituição;
  2. Desaparafusa a abraçadeira para retirar o redutor de gás que já não vais usar;
  3. Volta a colocar a abraçadeira na mangueira, encaixa o novo redutor de gás e ajusta a abraçadeira. Verifica se todos os componentes ficaram bem apertados;
  4. Por fim, liga o redutor de gás à válvula da tua nova garrafa.


Garante a tua segurança após substituíres o redutor de gás

Depois de substituíres o redutor da botija de gás, é fundamental que verifiques se existe alguma fuga. Mesmo que não possuas um detetor, existem procedimentos simples que podes adotar para verificares se tudo está em conformidade.

Como detetar fugas de gás: dicas essenciais a seguir

Caso tenhas dúvidas sobre como deves detetar uma fuga de gás, nós ajudamos-te. Só precisas de seguir estes passos:

  1. Pincela a ligação do redutor de gás com uma mistura de água e sabão (podes usar detergente da loiça, em alternativa);
  2. Se surgirem pequenas bolhas, significa que a ligação não está vedada corretamente. Caso isto aconteça, deves repetir a operação de substituição e montagem do redutor de gás;
  3. Nunca faças a verificação de fugas de gás com uma chama viva.


Redutor de gás PRIO é universal


Segundo a ERSE — Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos, há um redutor de gás no mercado português denominado “LPG Jumbo”, compatível com as botijas de quatro marcas específicas, entre as quais está a PRIO. Se tens este modelo, podes usar qualquer botija de gás PRIO, sem precisares de fazer qualquer alteração.


Mas não te esqueças: nem todos os redutores são universais. De uma forma geral, a universalidade dos redutores de gás diz respeito à sua capacidade de funcionar com diferentes tipos de gases, pressões e volumes, sem a necessidade de ajustes ou modificações significativas. Tem estas informações em conta, sempre que optares por uma botija diferente.


Dá gás às tuas poupanças com a PRIO


Temos orgulho em afirmar que o gás PRIO te ajuda a poupar e a otimizar os teus consumos diários. Ao apostarmos na comercialização de gás propano, oferecemos-te uma opção mais económica.


Por que deves apostar em gás propano?


Há várias vantagens relacionadas com a utilização do gás propano. Destacamos algumas a teres em conta, caso estejas a pensar mudar:


  1. É mais eficiente em climas frios do que o gás butano;
  2. Possui uma pressão mais alta do que o gás butano, permitindo um fluxo de energia mais eficiente nos teus equipamentos domésticos;
  3. É mais fácil de armazenar;
  4. Consegues encontrar gás propano facilmente em todo o país, o que o torna uma opção acessível para uso doméstico;
  5. Por permitir-te rentabilizar a utilização até à última gota, torna-se numa opção mais económica.


Se usas gás butano doméstico, na maior parte dos casos, não terás que fazer qualquer tipo de alteração para usares gás propano. A maioria dos equipamentos já está preparada para operar com ambos os gases.


Faz já a tua encomenda online


Sabias que agilizamos o teu abastecimento de gás propano num prazo de 24 horas? Basta fazeres a encomenda na nossa loja online ou através da App PRIO.GO, agendares o dia e escolheres o local de entrega mais conveniente.


Ao optares pelo gás propano da PRIO, estás a garantir a tua tranquilidade. Afinal de contas, deixas o abastecimento de gás nas mãos de uma empresa comprometida com a tua satisfação e com o ambiente.


E o melhor de tudo? Se esta for a tua primeira compra, oferecemos-te o redutor de gás para a tua botija. Estás à espera de quê? Dá mais energia aos teus dias.



Lê também:


     • Como fazer a manutenção do aquecedor a gás

     • 5 cuidados que deves ter com a botija de gás em casa

     • Como comprar gás PRIO online em apenas 5 passos