Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Conduzir com chuva é sinónimo de estado de alerta para a maioria dos condutores. Visibilidade reduzida e maior distância de travagem são alguns dos desafios de quem se faz à estrada, num dia chuvoso. Mas o pior e mais perigoso é a aquaplanagem, que faz com que se perca o controlo do carro enquanto este desliza.

Com a chegada do inverno, esperam-te muitos dias com precipitação forte. Como sabemos que ficar em casa não é uma opção válida, a solução é aprenderes algumas técnicas que te ajudem a enfrentar este cenário. Ainda que nem sempre consigamos evitar a aquaplanagem, a boa notícia é que, por vezes, esta pode ser prevenida e minimizada. Ainda assim, é importante não esquecer que é a causa de muitos acidentes na estrada, sempre que o mau tempo se instala. Por isso, todo o cuidado é pouco.

Fica atento aos conselhos que temos para ti.

Afinal, o que é a aquaplanagem?

A aquaplanagem, ou hidroplanagem, acontece quando há uma abundância de água na estrada e os pneus a empurram para a frente, em vez de a afastarem da faixa de rodagem. Consequência: esta camada faz os pneus perderem a aderência.

Quanto maior for a velocidade a que o teu carro circula, menos o seu peso consegue espalhar a água. Os pneus, ao perderem o contacto com o solo, deslizam mais, o que pode dificultar o controlo do veículo.

Se ao excesso de água na estrada e à velocidade elevada, juntarmos ainda pneus em mau estado e o asfalto degradado, estão reunidas as condições ideais para a aquaplanagem.

Será que é possível evitar a hidroplanagem?

É difícil evitar o aquaplaning, mas é possível reduzir bastante o seu impacto. Embora ninguém consiga controlar a chuva, ou a quantidade de água que se acumula na estrada, há uma série de medidas e precauções que só dependem de ti.

O que deves fazer para diminuir o risco de aquaplanagem

Para que possas circular em segurança nos dias de chuva torrencial, é necessário que adotes medidas de prevenção, de forma a diminuíres o risco de aquaplanagem. Temos seis conselhos úteis para ti:

  1. Reduz a velocidade, adaptando-a às condições atmosféricas e da estrada. Conduzir com velocidade moderada é sempre importante, mas é fundamental em situações de mau tempo e de chuva;
  2. Verifica se os pneus têm a pressão correta e estão em bom estado. Os relevos da borracha têm a dupla função de escoar a água e manter a aderência do carro à estrada. Quanto mais desgastados estiverem, maior a probabilidade de aquaplanagem num lençol de água. De acordo com a lei, os pneus do teu carro devem ter, pelo menos, 1,6 mm de relevo. Garante que estes estão bem calibrados e avalia o nível de desgaste. Cria uma rotina e escolhe um dia para passares num posto de abastecimento PRIO, onde podes avaliar a saúde dos teus pneus, monitorizando a pressão dos mesmos. Depois deste check-up rápido, podes seguir a tua viagem em segurança;
  3. Conduz no centro da faixa de rodagem e afasta-te das bermas, onde há maior tendência para poças e acumulação de água;
  4. Trava com o motor. Ou seja, lenta e gradualmente, utiliza a caixa de velocidades para reduzir para uma mudança mais baixa. Ao aumentares as rotações do automóvel, consegues uma desaceleração controlada, melhorando a segurança, já que a aderência dos pneus à estrada é ampliada;
  5. Escolhe percursos com o piso mais rugoso e com mais trânsito, porque os carros que seguem à tua frente deixam rasto e menos água. Por isso, tenta passar com o teu veículo pelo mesmo sítio;
  6. Troca o cruise control pela condução manual, para não perderes tempo de reação, se o carro começar a planar.


Regras essenciais para evitares acidentes


Mesmo que tomes todas as precauções que te fomos deixando, podes não conseguir evitar que o carro deslize. Para minimizares os riscos, aconselhamos-te a que tires de imediato o pé do acelerador, enquanto reduzes a velocidade do teu automóvel, obrigando os pneus a aderirem ao solo novamente.


E o mais importante de tudo: tenta manter a calma e a capacidade de reação, não deixando que a situação domine as tuas emoções.


O que não deves fazer em caso de aquaplanagem


Para o caso do teu carro entrar em aquaplanagem, evita fazer o seguinte:


  1. Não traves a fundo. Um toque no travão, quando os pneus já não estão em contacto com a estrada, vai bloqueá-los e a falta de controlo será ainda maior. Se estiveres em risco de bater, trava com moderação. As rodas traseiras podem ter ainda alguma aderência e será possível desacelerar o andamento do carro, evitando o acidente ou diminuindo a força do impacto do mesmo;
  2. Não podes acelerar, porque o resultado será o mesmo: perda de controlo do carro;
  3. Não mexas na direção e evita os movimentos bruscos. Qualquer tentativa de correção da trajetória do veículo pode provocar uma mudança brusca de gravidade, aumentando o risco de acidente. 


Sabemos que lembrares-te de tudo o que deves ou não fazer, em caso de aquaplanagem, é difícil. Por isso, tenta fazer o que está ao teu alcance: vai com regularidade a um dos nossos postos de abastecimento e confirma o estado dos pneus. Afinal de contas, não és só tu que necessitas de um bom calçado num dia de chuva. O teu carro também precisa.



Lê também:


     • Como tirar o gelo do para-brisas em 6 passos

     Cuidados a ter com o carro no inverno: 10 que podes começar já a ter

     • 5 cuidados que deves ter com o carro com a chegada do mau tempo