Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Porto Campanhã não é apenas afamada por ter a maior, a mais importante e a mais antiga estação de comboios da cidade, conhecida por fazer a ligação entre vários destinos turísticos, tais como Viana do Castelo, Braga, Aveiro, Lisboa ou Vigo.

Nesta cidade, existem diversos espaços verdes, uma convidativa gastronomia nortenha e projetos culturais ricos em beleza e em património imaterial para explorares.

Temos dez sugestões de locais para adicionares ao teu itinerário e ficares a conhecer a parte oriental da cidade do Porto como ninguém.

Porto Campanhã: o que visitar

Há locais maravilhosos que fazem parte do cenário urbano de Porto Campanhã e que merecem uma visita mais demorada. Toma atenção aos exemplos que te deixamos a seguir.

Parque de Nova Sintra

O Parque de Nova Sintra foi batizado desta forma devido a José Joaquim Leite Guimarães, o Barão de Nova Sintra, que comprou esta propriedade em 1867.

No decorrer do tempo, este local foi tendo outros proprietários e cumpriu vários propósitos. Chegou a ser a sede de uma fábrica de sabão, em 1870, até pertencer à Empresa de Cerâmica Portuense. Hoje em dia, faz parte da Câmara Municipal do Porto, emprestando terreno à sede das Águas do Porto.

Ao longo dos seus sete hectares de espaço verde, há o jardim de canteiros formais, com o bosque romântico, para visitares. Além das magnólias e camélias espalhadas, também existem fontes e bebedouros, trazidos de toda a cidade do Porto, que lhe dão um certo charme intemporal.

Se ficaste interessado num passeio, podes consultar os horários do parque, na Câmara Municipal do Porto. A entrada é gratuita.

Quinta da Bonjóia

Localizada em Porto Campanhã, a Quinta da Bonjóia foi comprada, no século XVIII, por D. Lourenço Amorim da Gama Lobo. O palacete que lá foi edificado, cuja autoria é atribuída a Nicolau Nasoni, foi construído em 1759, mas nunca foi concluído. Ainda assim, não perde a beleza por isso.

A localização estratégica do palacete está voltada para um patamar de espaço verde, com uma vista sobre o Vale de Campanhã e o Douro. Se entrares pelo portão da entrada principal, na rua da Bonjóia, tens acesso ao jardim de traçado formal com camélias, local que merece uma fotografia para recordares.

Parque Oriental da Cidade

O Parque Oriental da Cidade é o segundo maior espaço verde do Porto. É um ótimo sítio para praticar desporto, no meio de belas paisagens, seja a caminhar ou a correr. Para os que gostam de andar de bicicleta, há uma ciclovia partilhada à disposição.

Projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal, também responsável pelo Parque da Cidade, o Parque Oriental da Cidade desenvolve-se desde o Freixo até Pego Negro, onde podes relaxar com o vislumbre do rio Tinto no horizonte.

Casa e Quinta Villar d’Allen

A freguesia de Porto Campanhã está repleta de locais com história. Um desses exemplos é a Casa e Quinta Villar d’Allen, classificada como Imóvel de Interesse Público em 2010.

A propriedade, situada nas traseiras do Palácio do Freixo, é uma herança da burguesia do século XIX. Foi a casa-mãe da família inglesa Allen, que mantinha relações comerciais com a cidade, desde 1701, que envolviam o vinho do Porto.

Além da zona da mata, da estufa e do Jardim dos Cisnes, esta propriedade presenteia-te com uma magnífica coleção de camélias, com mais de 100 exemplares diferentes, para apreciares.

Se ficaste com curiosidade e queres fazer uma visita à propriedade, não te esqueças de fazer a marcação prévia.

Centro de Arte no Parque de São Roque

A Casa São Roque está situada num dos espaços verdes mais emblemáticos de Porto Campanhã, onde a capela, a ponte sobre o lago e o labirinto de sebes são algumas das atrações do Parque de São Roque.

Existem mais de 200 espécies de camélias centenárias classificadas e o Centro de Arte, mediante agendamento prévio, conta-nos a história da família Ramos Pinto, que remonta ao ano de 1759.

Em 1979, a quinta e a casa foram adquiridas pelo município portuense ao último proprietário, António Eugénio de Castro Ramos Pinto Cálem. No entanto, a sua mobília e os seus objetos-chave foram preservados e, até hoje, fazem parte da coleção da Casa do Roseiral, situada nos jardins do Palácio de Cristal.

Vale a pena conheceres este exemplar marcante das casas daquela época, quer pelas suas características arquitetónicas, quer pelo seu convidativo jardim de inverno.

Miradouro do Colégio dos Órfãos

O Miradouro do Colégio dos Órfãos, em Porto Campanhã, tem uma vista privilegiada sobre duas pontes que atravessam o Rio Douro: a famosa Ponte Maria Pia, da autoria de Gustavo Eiffel, e a Ponte de S. João, de Edgar Cardoso. Além destas, consegues ter uma visão panorâmica sobre as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia.

Porto Campanhã: riqueza do património cultural

Se és um aficionado por cultura e por história, em Campanhã, encontras vários locais que preservam a identidade de tempos passados e a riqueza do legado nacional.

Museu Militar do Porto

Como património cultural, o Museu Militar do Porto tem que constar nesta lista de locais imperdíveis a visitar. A coleção de 16 mil miniaturas da evolução do soldado, desde a pré-história à atualidade, é o seu ex-libris.

Além do museu, podes explorar a biblioteca temática, que está ao dispor da comunidade. A entrada é gratuita aos domingos, das 10h00 às 12h30.

Casa da Guitarra

A Casa da Guitarra nasceu em 2012, graças a Alfredo Teixeira. Trata-se de um projeto que tem como principal objetivo a promoção da construção e a divulgação dos cordofones tradicionais portugueses.

Esta loja de instrumentos musicais proporciona um encontro com a cultura portuguesa, onde alguns elementos especiais estão sempre presentes, como o fado, a guitarra portuguesa e o vinho do Porto.

Momentos de lazer em Porto Campanhã

Neste roteiro, já exploramos espaços verdes, miradouros e exemplos de património cultural. Por isso, está na altura de nos focarmos nas sugestões de locais que te acrescentem uma pitada de diferença e de energia.

Explora a Feira da Vandoma

Sabias que a Feira da Vandoma foi criada nos anos 70, por jovens estudantes que vendiam livros e roupa usada? Com o passar dos anos, esta transformou-se num ícone da cidade de Porto Campanhã.

Todos os sábados, das 8h00 às 13h00, na Avenida 25 de Abril, podes encontrar um pouco de tudo a preços interessantes, como louça, discos, livros, roupas, mobiliário, artesanato, aparelhos eletrónicos, ou antiguidades.

Desfruta da variedade gastronómica

Perto da estação de Porto Campanhã, encontras uma variedade de restaurantes típicos, que te vão ajudar a equilibrar os níveis de energia. O caldo verde, as bifanas no pão e as francesinhas são algumas das estrelas presentes na carta da maioria dos estabelecimentos.

A PRIO está contigo em Porto Campanhã

Se precisares de abastecer o teu carro, enquanto estiveres a explorar o ADN oriental portuense, podes recorrer ao posto de abastecimento PRIO, localizado na Fábrica do Cobre. Consulta o nosso localizador para o encontrares rapidamente.

Como queremos ajudar-te a circular de forma mais ecológica e eficiente, neste posto de abastecimento, além do ECO Diesel, encontras o nosso mais recente combustível: o ZERO Diesel, uma solução com 0% de energia fóssil e 100% renovável, que te ajuda a fazer mais pelo planeta.


Lê também:

      • Palmela: o que visitar na vila das vindimas
      • Sítios escondidos em Gondomar: 5 sugestões surpreendentes
      • Da história ao lazer: o melhor de São Mamede de Infesta