Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
A história conta que o seu nome vem de “Gundemaro” um rei visigodo que terá andado por aquelas bandas em 610. Neste artigo vamos conhecer um pouco melhor esta cidade nortenha e desbravar os sítios escondidos de Gondomar.

Ainda falando de tempos primórdios, e o que muita gente não sabe, é que no tempo dos Romanos, Gondomar era um ponto de paragem obrigatória devido às minas de ouro que existiam naquela zona.

Aliás, se quisermos recuar ainda um pouco mais no tempo, existem vários registos históricos que ali comprovam a presença humana na Pré-História.

Mas voltemos à atualidade, porque queremos oferecer-te este roteiro para programares já a tua visita a Gondomar.

1. Verde rural

Se gostas de espaços verdes e rurais, então temos boas notícias para ti. Gondomar tem muitos espaços para visitares e cada um mais incrível do que o outro. Sugerimos seis:

Quinta da Bandeirinha: com um passeio no sentido do Rio Douro, aqui encontras campos de jogos, área relvada, um laranjal e ainda um parque infantil.

Areio da Lomba: é o espaço ideal para fazeres um churrasquinho e com uma paisagem propícia ao descanso.

Areio de Mareco: são 500 metros colados ao Douro perfeitos para relaxares numa das muitas zonas de sombra.

Areio de Moreira: mais um local arranjado para juntares os amigos à volta de um churrasco, conta com 200 metros de marginal do Rio Douro.

Parque de Merendas de Covelo: como o próprio nome indica, aqui está mais um espaço de lazer onde podes fazer um belo piquenique. Com uma área de 2700 m2, este parque está encostado à ponte sobre o Rio Ferreira.

Parque de Merendas de Travassos: perto da foz do Rio Ferreira, este parque proporciona-te tudo o que precisas para relaxares em terras de Gondomar.

2. Verde urbano

Também no meio do burburinho da cidade existem sítios escondidos em Gondomar que tens de conhecer. Toma nota:

Monte Crasto: para além do seu conjunto arbóreo, tem um miradouro com uma vista arrebatadora. Daqui consegues ver não só Gondomar, mas também a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia.

Parque Urbano da Quinta das Freiras: se, mesmo em passeio, não abdicas do teu exercício físico, este parque oferece um circuito de manutenção e campos de ténis e de jogos. Para os mais pequenos, não podia faltar um parque infantil.

Parque Urbano de Rio Tinto: localizado no centro, aqui encontras um mundo de atrações. Equipamentos de lazer, equipamentos desportivos, anfiteatro e esplanada são apenas algumas das ofertas deste parque urbano.

3. Praias fluviais arrebatadoras

Outros tesouros desta zona do Norte do país, são as suas praias fluviais.

Na margem esquerda do Rio Douro, encontras a famosa Praia Fluvial da Lomba. Distinguida com o prémio da Quercus de “Praia com Qualidade de Ouro”, e com uma beleza única, podes chegar a esta praia de carro, atravessando a ponte ou de Taxi Boat desde a marina de Melres.

Contudo, para incluirmos mais uns quantos belos banhos de sol e de rio neste passeio, existem outras duas praias para te perderes.

Começa pela Praia Fluvial de Zebreiros, localizada na margem direita do Rio Douro, e, apesar de ser considerada uma praia fluvial semiurbana, com bar e wc, está integrada na perfeição na paisagem rural.

A seguir tens a Praia Fluvial de Melres. Também localizada na margem direita do Douro, esta praia ainda tem inúmeros espaços verdes, campos de jogos e um parque infantil.

Lê também: Locais pouco conhecidos em Portugal: viagens de sonho

4. A beleza junto dos carris

Um dos sítios escondidos de Gondomar que carrega história e beleza é, sem dúvida, a Estação Ferroviária de Rio Tinto.

Mesmo que não viajes de comboio, esta estação é um ponto obrigatório neste passeio. Os vários painéis de azulejos, produzidos na Fábrica da Viúva Lamego e instalados em 1936, relatam a lenda que deu origem ao nome da terra e representam episódios da história, da batalha e da vida local.

Queres saber a origem do nome Rio Tinto? Esta estação tem a resposta certa para te dar.

5. Onde a história e a cultura se cruzam

Esta cidade é rica em espaços históricos, religiosos e culturais, e neste roteiro de sítios escondidos de Gondomar não podemos deixar de referir a Casa Branca de Gramido.

Erguido no século XVIII, este solar teve várias funções ao longo da história. Apesar de ter começado por ser um armazém de cereais, foi o espaço escolhido para a assinatura da Convenção de Gramido, que terminou com a guerra entre liberais e absolutistas.

Já na década de 80, a Casa Branca de Gramido foi comprada pela Câmara Municipal de Gondomar, que lhe deu uma nova vida e papel na cidade. Com uma agenda cultural recheada, aqui podes assistir a tertúlias e a concertos, bem como visitar exposições temáticas.

Lê também: Palmela: o que visitar na vila das vindimas

Viagem programada e em segurança

Como podes ver, o que não faltam são motivos para passares bons momentos em Gondomar. Mas falta falar de uma outra vantagem em Gondomar, o novo posto da PRIO!

Aqui tens tudo o que precisas para uma viagem descansada: loja de conveniência, wi-fi, pagamento automático 24 horas, e, acima de tudo, o diesel amigo do ambiente e da tua carteira, o ECO Diesel.

Para encontrares facilmente o posto, utiliza o localizador de postos na página da PRIO.