Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Diz-se que Portugal é um país de marinheiros e de pescadores. Mas é igualmente um país de surfistas.

A Federação Portuguesa de Surf está localizada na Praia de Carcavelos, em Cascais, mas locais como Viana do Castelo, Espinho, Nazaré, Santa Cruz ou a Costa Vicentina estão no roteiro do surf nacional, entre tantas outras localidades.

Se queres seguir o caminho das ondas, precisas de todas as dicas de surf para iniciantes, para que possas tirar o maior proveito deste cantinho à beira-mar plantado.

E quem melhor para te dar essas dicas, do que a grande jovem promessa do surf nacional, Bruno Amado, aka “Bubas”!

Neste artigo encontras tudo o que precisas de saber sobre este desporto que movimenta mais de 23 milhões de pessoas em todo o mundo, trazendo muitas delas para Portugal à procura da onda perfeita.

A praia certa para a onda perfeita para iniciantes

Uma das principais e mais importantes dicas que o “Bubas” tem para te dar está relacionada com a escolha da praia.

Para um iniciante na matéria, o local onde vais surfar tem que ter determinadas características que promovem a tua segurança: “As ondas devem ser moles e pequenas para que possas começar a surfar sem correres riscos desnecessários”, diz Bruno Amado.

Ou seja, na primeira dica de surf para iniciantes, podes retirar o canhão da Nazaré da tua lista de praias.

Portugal conta com cerca de 658 praias. Seguramente encontrarás a tua praia perfeita. E, já agora, enquanto estiveres a usufruir da maravilhosa junção de mar e areia, aproveita para dar uma vista de olhos ao seu estado de limpeza.

Se cada um de nós fizer o seu papel na limpeza das praias, o ambiente e as gerações futuras vão agradecer.

A importância da prancha adequada

Segundo Bruno Amado, aka “Bubas”, a escolha da tua primeira prancha também deve obedecer a alguns critérios.

Opta por uma prancha grande e com bastante volume.

No início da aprendizagem é perfeitamente normal que necessites de mais espaço para te colocares em pé e atingires o equilíbrio necessário para surfar a onda, por isso o ideal é que a tua prancha tenha um tamanho que te permita movimentares em segurança.

Se te sentires mais confortável, pede ajuda na loja onde compras ou alugas a tua prancha, para não investires em material que nesta fase não serve os teus objetivos.

Esta é a segunda dica de surf do “Bubas”, que acrescenta ainda que uma dica segura é sempre começar numa escola se surf. Assim tens acesso ao material mais adequado.

Equilíbrio perfeito entre descanso e energia

Apesar de o “Bubas” não ter propriamente um ritual antes de uma competição, existem algumas rotinas das quais não prescinde e que são dicas valiosas de surf para iniciantes.

Para que as ondas não te escapem, o descanso é tão precioso como as fontes de energia, e por isso o Bruno Amado não dispensa uma boa noite de sono na véspera de uma competição. Nesses dias o jantar é bem nutritivo e a luz do quarto apaga-se bem mais cedo do que nos dias em que o campeonato está em pausa.

Os dias competitivos são passados inteiramente na praia e, para manter os níveis de energia sempre altos, não faltam na mochila desta promessa do surf, barras energéticas, fruta e água.

Aquecer, aquecer, aquecer

Por fim, a última dica do Bruno Amaro, a grande promessa nacional e o mais recente parceiro da PRIO está relacionada com a importância do aquecimento antes de heats, ou seja, antes de entrares no mar para apanhar a onda.

Tal como acontece com qualquer prática desportiva, também no surf é imprescindível aquecer bem antes de começares o treino ou a competição.

Ao preparares o teu corpo para o esforço físico evitas magoar-te e sofrer algum tipo de lesão.

Se é para te tornares num surfista que seja com toda a segurança, só assim vais aproveitar esta experiência fantástica que o mar tem para te oferecer.