Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
De norte a sul existem inúmeros locais pouco conhecidos em Portugal, que ainda estão por descobrir. Contudo, quem por lá passou não resiste a voltar.

A beleza deste país vai muito para além das fotografias que compõem os roteiros e guias de Portugal.

Selecionamos alguns desses tesouros para te deixares levar e encantar.

Onde o Douro e o céu se misturam

Existem diversos miradouros nos quais podes apreciar a vista tendo o Rio Douro como pano de fundo, mas nenhum como o Miradouro de São Leonardo da Galafura.

Localizado a 566 metros de altitude no município de Peso da Régua, este local pouco conhecido em Portugal ficou imortalizado nos textos de Miguel Torga, que muitas vezes fez dele o seu refúgio da escrita.

Esta parceria entre o rio e o escritor está marcada numa pedra no miradouro, em que Torga define o Douro como um “excesso de natureza”.

Para além da vista sem fim, neste local pouco conhecido em Portugal, São Leonardo também te oferece a capela de Santa Bárbara e São Leonardo e vários poços romanos para visitares.

Se és adepto de um bom arraial, toma nota na tua agenda que a festa popular junto à capela tem lugar no penúltimo fim de semana de agosto. Porém, se preferes uma refeição mais calma ao estilo de piquenique, este espaço dispõe de um parque de merendas com bastante sombra e bancos de pedra para descansares.

Para poderes viajar descansado e com a garantia que não te falta combustível para subires a encosta, faz uma paragem no posto da PRIO em Vila Real, na Zona Industrial de Constantim, para abastecer. Daí até a Galafura é um pulinho. Em alternativa, se vieres do sul tens o posto PRIO na A24 em Castro Daire.

Porém, se preferires, também podes utilizar o localizador de postos PRIO no qual encontras o posto mais perto da tua localização.

Lê também: Como preparar o carro para viajar: 6 dicas essenciais

Pequena em tamanho, gigante em beleza

Bem pertinho de um dos pontos mais turísticos nacionais, encontras outro dos locais pouco conhecidos em Portugal: São Pedro de Moel!

Esta pequena aldeia tem a particularidade de estar encaixada entre o azul do Atlântico e o verde do Pinhal de Leiria, o que a torna absolutamente única.

Em São Pedro de Moel não deixes de visitar o Farol do Penedo da Saudade. Reza a lenda que foi dado o nome de saudade ao penedo, em homenagem à Duquesa de Caminha que todos os dias ali estava a chorar de saudades pelo seu marido.

Quem vai a São Pedro de Moel tem que provar a sua sopa do mar, antes de se deliciar com uns carapaus abertos, umas petingas de caldeirada ou, claro, o maravilhoso arroz de marisco.

Neste local pouco conhecido de Portugal encontras a Volta dos Sete. São sete quilómetros da Praia até ao Pinhal de Leiria, onde podes descobrir um pouco mais sobre a diversidade da paisagem desta pequena aldeia.

Podes optar por fazer o percurso a pé, de bicicleta ou até mesmo de carro. Se escolheres esta última opção, não te esqueças de passar pelo posto da PRIO na Marinha Grande para verificares a água ou o ar dos pneus, antes de te meteres nos meandros do Pinhal de Leiria.

Lê também: Como calcular o consumo de combustível do carro

A UNESCO em terras alentejanas

Este local pouco conhecido em Portugal partilha o primeiro nome com o Minho, mas a sua essência é bem alentejana.

Viana do Alentejo, bem pertinho de Évora (aliás, onde podes abastecer o teu carro no posto da PRIO de Torre de Coelheiros), faz parte da lista de Património Imaterial da Humanidade da UNESCO através do cante alentejano e do fabrico de chocalhos.

Se quiseres visitar o Museu do Chocalho, não te esqueças de fazer a marcação, já que este museu é privado e só abre através de marcações agendadas. Também a Fábrica dos Chocalhos Pardalinhos, uma das maiores impulsionadoras da tradição do chocalho, disponibiliza visitas com marcação prévia.

No Paço dos Henriques podes visitar a exposição permanente dedicada ao Fabrico de Chocalhos, cujos primeiros registos remontam ao século XIX.

Todavia, nem só de chocalhos se faz este local pouco conhecido de Portugal. Viana do Alentejo tem inúmeras atrações únicas como o Santuário de Nossa Senhora D’Aires. Sendo uma das maiores referências do barroco na região, o Santuário está situado no meio dos vestígios históricos que provam a presença romana no século II e da visita dos árabes no século VII.

Outro ponto de interesse em Viana do Alentejo é o Castelo, não só pelas suas muralhas ao longo da vila, como pelos diversos espaços que encontras lá dentro: a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Anunciação, a Igreja da Misericórdia de Viana do Alentejo, a Capela de Santo António e a antiga capela de Nossa Senhora da Assunção.

Lê também: Roteiro das estradas mais bonitas de Portugal: qual delas já percorreste?