Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Sabias que a partir de 2035 a venda de carros a combustão será proibida na União Europeia? Portugal é um dos países onde já se vendem mais carros elétricos do que a diesel e estima-se que o número de automóveis totalmente elétricos em Portugal venha a superar os 150 mil, em 2025, de acordo com um estudo elaborado pelo ISEG para a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

Se estás a ponderar comprar um carro elétrico e preferes optar por um usado, nós explicamos-te quais as vantagens e quais os cuidados a ter antes de concretizares a compra.

Quais as vantagens de comprar um carro elétrico em 2.ª mão?

1. Comparativamente com o que acontece com os veículos a diesel ou a gasolina, os componentes (embraiagem, correia de distribuição, etc.) dos veículos elétricos não se desgastam tanto, tornando mais simples a avaliação do seu estado. Em muitos casos, são os próprios carros a detetar e a sinalizar, no computador de bordo, avarias que ocorram no motor elétrico.

2. Os veículos exclusivamente elétricos estão isentos do pagamento do IUC (alínea e, artigo 5.º, do Código do IUC).

3. Ao comprar um veículo usado, estás a promover a sua reutilização, participando da economia circular.

E quais as desvantagens?

1. O setor dos veículos elétricos tem sofrido uma evolução constante a nível tecnológico, o que poderá significar que, em pouco tempo, algumas características ou componentes possam tornar-se desatualizadas e desvalorizar o valor do veículo.

2. Com o tempo e com a utilização, decorrente dos carregamentos, a capacidade de armazenamento das baterias dos carros elétricos vai reduzindo, afetando a sua autonomia. Atualmente, a bateria de um carro elétrico tem uma duração média entre 10 a 20 anos.

Que cuidados deves ter em conta antes de comprar um carro elétrico usado

Distâncias a percorrer

Uma das questões que deves avaliar, em primeiro lugar, é o tipo de utilização que pretendes dar ao carro. Que distâncias pretendes percorrer diariamente? À partida, quanto maior a autonomia do veículo, mais elevado será o seu preço.

Certificação

Garante que o carro, antes de ter chegado ao stand, foi sujeito a uma revisão e foi certificado. Esta certificação atesta que o veículo está em condições.

Bateria

  • Verifica que tipo de bateria tem o carro. As baterias de níquel-hidreto metálico – que, normalmente existem nos modelos mais antigos - possuem uma capacidade de carga inferior às das baterias de iões de lítio, são mais pesadas e há uma maior probabilidade de ficarem viciadas.

  • Algumas marcas automóveis integravam nos veículos elétricos baterias alugadas. Essa prática tem vindo a desaparecer. No entanto, se for o caso, é necessário avaliar quem assumirá esse custo.

  • Confirma se a bateria está ainda abrangida pelo período de garantia.

  • Faz um teste de condução para verificar a vida útil da bateria (e o estado geral do carro). Uma bateria de 24 kWh permite, geralmente, uma autonomia de 80 a 130 km, uma de 40 kWh, permitirá percorrer entre 200 e 280 km.

Lê também: Baterias de Sódio: a nova revolução nos carros elétricos está a chegar

Manutenções e estado dos componentes

  • Confirma se o veículo foi sujeito, dentro dos respetivos prazos, a todas as manutenções que estavam programadas.

  • Avalia, também, se foi alvo de alguma intervenção que não estivesse prevista, causada por algum problema. Em caso afirmativo, é importante perceber se os problemas foram definitivamente resolvidos ou se há probabilidade de reaparecerem.

  • Verifica o estado dos pneus, da suspensão e dos travões.

  • Verifica o estado do cabo de carregamento e testa se o carregamento decorre normalmente.  

Classificação de segurança

Podes conhecer a classificação de segurança atribuída ao veículo que pretendes comprar recorrendo ao Programa Europeu de Avaliação de Veículos Novos (Euro NCAP), que disponibiliza as avaliações de segurança anuais para todos os veículos.

Já conheces o Cartão PRIO Electric?

Fica ainda a conhecer os postos PRIO onde é possível carregar o teu carro elétrico.