Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Já pensaste fazer uma road trip pela melhor estrada para conduzir do planeta? Não precisas de ir muito longe: a Nacional 222 foi considerada pela Avis, em 2015, como a melhor, selecionada entre estradas de todo o mundo. A distinção teve por base uma fórmula que considerou a aceleração, o raio das 93 curvas e o comprimento das retas do troço de 27 quilómetros entre Peso da Régua e o Pinhão, que a ciência concluiu serem perfeitas para conduzir. Já para a beleza da paisagem que a emoldura, não há fórmula, apenas espanto.

Onde começa e onde termina a Estrada Nacional 222

A EN 222 liga Mafamude, em Vila Nova de Gaia, a Almendra, em Vila Nova de Foz Côa, ao longo de 226,3 quilómetros. A paisagem, de cortar a respiração, assalta-nos os sentidos e faz valer cada instante do percurso. Pelo caminho, temos ainda o privilégio de poder apreciar três destinos classificados como Património da Humanidade: a Ribeira portuense, o Alto Douro Vinhateiro e as Gravuras Rupestres de Foz Côa.

Antes de começar a viagem, visita o nosso localizador de postos e planeador de viagem. Ao longo do percurso tens postos PRIO em Vila Nova de Gaia, Godin e, perto, em Torre de Moncorvo. Vamos contigo neste aventura.

Qual a melhor época do ano para percorrer a EN 222?

Se queres partir à aventura, sem pressa, sugerimos-te o período das vindimas, entre setembro e outubro. São muitas as opções de alojamento e cada vez mais frequentes as que incluem programas especiais, que te permitem participar na apanha e na pisa das uvas em lagares. Se fizeres o trajeto na Primavera, vais poder deliciar-te com a visão das amendoeiras em flor em Foz Côa.

Locais de paragem obrigatória na Estrada Nacional 222

1 – Castelo de Paiva

Vale a pena apreciar as casas antigas, de xisto e granito, algumas delas com paredes de taipa; deambulando por quelhas e ruelas empedradas. Locais a visitar: Canastros de Gondarém, o Cais, o Passeio Ribeirinho e a Casa do Passadiço, em Midões.

A não perder: uma escapadela à Ilha dos Amores, também conhecida como Ilha do Outeiro ou Ilha do Castelo. O concelho onde está situada foi assim batizado por causa da descoberta das ruínas do castelo que, em tempos, existiu por ali. A melhor maneira de chegar à Ilha dos Amores é através de canoa ou com a ajuda de algum barqueiro local, a partir da Praia do Castelo. Será certamente uma oportunidade para conhecer a lenda que habita a Ilha e que conta a história de um amor proibido entre um jovem lavrador e uma fidalga de sangue azul.

2 - Cinfães

A Cascata da Ribeiro de Sampaio é, sem dúvida, uma das cascatas mais bonitas de Portugal, e está localizada no paradisíaco Parque de Lazer do Ribeiro de Sampaio. Não deixes de apreciar a magia dos diversos moinhos de água antigos.

Localizado na foz do rio Bestança, o Miradouro de Teixeirô tem vistas privilegiadas sobre o Porto Antigo, a Aldeia de Portugal de Porto Manso, a ponte de Mosteirô e a albufeira da Barragem de Carrapatelo. Mais ao longe, ainda conseguimos avistar o Mosteiro de Santo André de Ancede. Aproveita para tirar uma fotografia no Baloiço de Bestança, em Pias, que tem sido popularizado nas redes sociais.

3 - Lamego

Junto à Igreja de Samodães tem início o Trilho do Vinho do Porto, um dos mais famosos do Douro Vinhateiro. São oito quilómetros de deslumbrantes caminhos rurais e agrícolas, ladeados por quintas e vinhas, nas margens do rio Douro.

4 – Peso da Régua

Na Régua, além dos famosos rebuçados, existem diversos espaços onde é possível conhecer melhor a história dos vinhos do Douro, como é o caso do Museu do Douro ou a Quinta do Vallado. Já que aí estás, visita o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios e aproveita a vista do Miradouro de São Leonardo de Galafura, situado a 640 metros de altura, na aldeia de Covelinhas.

5 – Pinhão

Os azulejos da estação ferroviária, que representam o ciclo de produção de vinho do Porto, são um dos ex-libris desta vila apaixonante. Recomendamos um passeio de barco Rabelo e não deixes, também, de ir espreitar o Miradouro de Casal de Loivos que, para além da vista panorâmica sobre Pinhão e o Vale do Douro, permite-te observar a famosa curva em “L” que o Douro descreve junto à vila de Pinhão. Antes de continuares viagem, participa numa prova de vinhos numa das muitas quintas da região.

6 - Ruínas do Prazo, Freixo de Numão

Sabias que estas Ruínas são habitualmente conhecidas como “Machu Picchu de Portugal”? Na Estação Arqueológica do Prazo é possível apreciar alguns dos vestígios arqueológicos mais bem preservados de Portugal, como é o caso dos vestígios de uma Villa Romana, cuja fundação remonta ao século I.

7 – Vila Nova de Foz Côa

Inevitável é a visita às mundialmente famosas gravuras rupestres de Foz Côa, Património da UNESCO, no Parque Arqueológico do Vale do Côa, passando, igualmente, pelo Museu do Côa, onde existe um miradouro que é ponto de paragem obrigatório.

Na pequena localidade de Almendra localiza-se a simbólica placa, colocada pelo Moto Clube do Côa, que assinala o final da Estrada Nacional 222. É uma boa oportunidade para mais uma fotografia.

Boa viagem!