Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Novo sistema permite carregar carros elétricos em 10 minutos

Mobilidade Elétrica

18 Novembro 2019

Novo sistema permite carregar carros elétricos em 10 minutos

Novo sistema permite carregar carros elétricos em 10 minutos

Já está na altura de arranjares um carro elétrico, não achas? É que estes veículos são mesmo mais ecológicos, mais práticos e há cada vez mais modelos disponíveis.


Mas há mais uma grande novidade no mundo dos elétricos: um grupo de investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, descobriu uma forma de carregar uma bateria de carro elétrico de ião de lítio em apenas 10 minutos.


A investigação, publicada na revista especializada Joule, mostra que esta funcionalidade é capaz de garantir mais 321 a 482 quilómetros de condução sem ter de se preocupar com paragens.


2018 foi o ano de todos os recordes na venda de carros elétricos em todo o mundo. Há cada vez mais modelos disponíveis e os problemas que se apontavam a este tipo de veículos – como a falta de autonomia ou a falta de pontos de carregamento – já estão a ser corrigidos. Permitir que as baterias carreguem mais rapidamente pode ajudar ainda mais neste crescimento elétrico.


A pesquisa da equipa de investigadores norte-americanos assentou então no desenvolvimento de uma bateria aquecida capaz de reduzir o tempo de carregamento.


Para isso, a equipa fez com que os eletrões fluíssem através de uma película de níquel. Esses eletrões causam resistência ao aquecimento na película, o que faz com que a bateria aqueça. Assim, a 10ºC, a bateria carrega 15 minutos; e a 60ºC, ela é capaz de carregar em apenas 10 minutos. Incrível, não é?


Enquanto este sistema não chega a Portugal, o melhor mesmo é continuares a carregar o teu carro elétrico nos vários postos da PRIO com este serviço. Todos os pontos de carregamento PRIO foram testados e certificados para serem integrados na rede de carregamento nacional MOBI.E.