Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Estas dicas vão aumentar a autonomia do teu carro elétrico

Mobilidade Elétrica

11 Fevereiro 2019

Estas dicas vão aumentar a autonomia do teu carro elétrico

Estas dicas vão aumentar a autonomia do teu carro elétrico

Os carros elétricos têm evoluído a uma velocidade impressionante. Há cerca de 20 anos, um carro alimentado por uma bateria elétrica conseguia percorrer cerca de cem quilómetros com uma única carga.


Hoje, depois de várias inovações tecnológicas, já existem veículos a percorrer mais de 400 quilómetros por cada carregamento. Contudo, a autonomia e a duração de carregamento dos elétricos continuam a ser vistos como os principais problemas destes veículos.


Mas tal como existem dicas para melhorar os consumos dos veículos de combustão, também existem dicas que ajudam a aumentar a autonomia dos veículos elétricos. Aqui fica uma lista de conselhos que te ajudam a fazer mais alguns quilómetros com um único carregamento.


Primeiro, aprende a carregar a bateria do veículo

Ao contrário do que possas pensar, não é boa ideia teres sempre a bateria ligada à tomada quando tens o carro na garagem. Afinal, a maioria das baterias utilizadas pelos carros elétricos têm tendência para começar a descarregar lentamente assim que o carregamento chega ao fim. O ideal é que o carregamento termine mesmo antes de arrancares. Ao fazê-lo, vais também estar a melhorar a esperança média de vida da bateria do teu carro.


Não te esqueças da travagem regenerativa

Caso não saibas, os carros elétricos são capazes de regenerar energia quando abrandam através do sistema de travagem regenerativa. Por isso, quando chegares a um semáforo ou tiveres de parar durante algum tempo, aproveita para que seja o sistema de travagem regenerativa a travar em vez de teres de recorrer aos travões.

Se o teu carro permitir, ajusta ainda o setup do sistema de travagem regenerativa para que seja capaz de obter o máximo de energia possível. Assim vais conseguindo recompensar a energia que acabas por perder quando arrancas.


Utiliza a função de pré-aquecimento do habitáculo

O ar condicionado utiliza muita energia da bateria de um carro elétrico, por isso tenta usá-lo o menos possível. Abrir as janelas pode ser uma boa alternativa - mas só a velocidades mais baixas. À medida que o carro circula mais depressa, as janelas abertas afetam a aerodinâmica e diminuem a autonomia.

Além disso, sempre que se liga o aquecimento do habitáculo num carro elétrico, o sistema vai buscar uma quantidade considerável de energia à bateria. Para a poupares, opta por ligar o aquecimento dos bancos e do volante, até porque estes gastam menos energia. Outra maneira de aumentar a duração da bateria é pré-aqueceres o carro enquanto este está ligado à tomada a carregar.


Tens de abrandar

Sempre que puderes tenta andar mais devagar, mantendo a velocidade abaixo dos 100 quilómetros por hora. Ao fazê-lo vais estar a aumentar a autonomia do teu carro elétrico. De acordo com um estudo feito pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos da América, se reduzires a tua velocidade média em cerca de 16 quilómetros hora aumentas a autonomia em cerca de 14%. Além disso, se o teu carro elétrico tem vários modos de condução, opta pelo "Eco" em vez do "Sport" - o que perdes em aceleração e performance, ganhas em autonomia.


Reduz o peso a bordo

Uma das melhores formas de aumentar a eficiência de um automóvel é retirando-lhe peso desnecessário. Como isto também se aplica aos carros elétricos, evita viajar com coisas supérfluas na bagageira ou espalhadas pelo carro. Se o fizeres podes ver a autonomia do teu carro elétrico aumentar entre 1 a 2%.


Mantém o veículo aerodinâmico

Os carros elétricos são desenhados com a aerodinâmica em mente.
Quanto menos resistência oferecerem à passagem do ar, mais eficientes são. Por isso, evita destruir parte do trabalho dos designers e engenheiros e não instales barras de tejadilho ou malas que possam prejudicar a aerodinâmica e a autonomia do teu carro elétrico.