Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Emanuel Proença vence prémio de gestor do futuro

Inside look

11 Dezembro 2018

Emanuel Proença vence prémio de gestor do futuro

Emanuel Proença vence prémio de gestor do futuro

Emanuel Proença é o grande vencedor da 2ª edição do prémio 40 Líderes Empresariais do Futuro, com menos de 40 anos, uma iniciativa do Expresso e do Fórum de Administradores e Gestores de Empresas, que conta com a COSEC, Deloitte, PHC, Sonae MC, Mindshift e Informa D&B, como empresas parceiras. O segundo e o terceiro classificados são Ana Sofia Barbosa e João Araújo, respetivamente. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu esta segunda-feira numa gala no Mercado da Ribeira, em Lisboa. 
 
Emanuel Proença 
 
Desempenha, há três anos, o cargo de Administrador Executivo do Grupo PRIO, cuja atividade principal é a distribuição e comercialização de combustíveis líquidos e a produção de biocombustíveis. Engenheiro de Gestão Industrial pelo Instituto Superior Técnico, fez um MBA no INSEAD (durante o qual teve a oportunidade de estudar não só em Paris, mas também em Singapura e nos EUA). 
 
No total, as áreas que Emanuel Proença, 34 anos, tem sob gestão somam perto de 25 milhões de euros de EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações), 750 milhões de faturação (a PRIO duplicou a faturação para mais de mil milhões durante a sua gestão) e mais de 200 colaboradores. Anteriormente, Emanuel Proença, foi CEO do Grupo Corticeiro Piedade, depois de ter fundado e liderado a IDareYou, uma startup de marketing digital. Além disso, desempenhou funções de associado sénior na Armilar Ventures Partners e foi consultor na BCG durante sete anos. 
 
Depois de a empresa o ter inscrito na primeira edição dos 40 Líderes do Futuro – integrou o TOP 10, na 7ª posição – decidiu voltar a candidatar-se porque considera que “o ranking teria menos sentido e força se os participantes de um ano não fossem candidatos no ano seguinte”. Além disso, Emanuel Proença considera que “a iniciativa de valorizar o talento jovem na gestão é interessante e de mérito e é, também, uma forma de celebrarmos e pensarmos o futuro da nossa economia e do nosso país. Participar é a minha forma de apoiar a iniciativa”. 
 
Antes de saber que era o vencedor, o Administrador Executivo do Grupo PRIO, revelou ao Expresso que encarava estar no TOP 10 “com felicidade e sentido de responsabilidade. Sei que há muitos mais gestores fantásticos e que um ranking que tenta classificar um campo tão complexo e diverso como a gestão tem resultados que podem ser sempre questionados. Fazer parte da lista não me torna melhor, mas aumenta a expectativa sobre o meu trabalho e os resultados que devo continuar a apresentar”. 
 
Acredita que foi escolhido devido ao “esforço nos primeiros anos de carreira”, período durante o qual fez “bastantes coisas interessantes, coisas essas que um júri pode avaliar como pouco comuns”. Sobre a forma como gere diz que dá “espaço e responsabilidade para que todos tenham oportunidade de mostrar o seu melhor, mas espero de todos que o façam”. Adianta ainda que é “próximo, informal e disponível sempre que necessário, mas intransigente para com o empenho e exigente para com os resultados”. 
 
Trabalho, responsabilidade, seriedade e dedicação são os ‘mandamentos’ de que não abdica na vida profissional, a que soma “alguma irreverência, vontade de fazer diferente e ambicionar mais”. Valoriza também os “momentos de descontração e celebração dos resultados que vão sendo atingidos”. Está envolvido em projetos de responsabilidade social e, através da PRIO, dinamiza um conjunto de programas de apoio à comunidade no âmbito do desporto jovem e da prevenção rodoviária e dos incêndios. É casado e tem duas filhas e é junto da família que se sente bem e gosta de passar o tempo livre. “Se a vida e o tempo esticassem, gostava muito de poder estar mais com os amigos, manter-me em forma e ler”, acrescenta.  


Fonte: expresso.pt