Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
São um verdadeiro flagelo para quem anda todos os dias na estrada e podem mesmo originar acidentes. Os vidros embaciados no carro são uma dor de cabeça para qualquer pessoa sempre que chove um bocadinho. Ou muito, como tem acontecido nos últimos dias.
O fenómeno em si não tem grande ciência. Sempre que a temperatura no exterior do carro é mais baixa do que a interior, toda a humidade presente no carro acaba por condensar nos vidros, levando à loucura muitos de nós. No entanto, e por mais dramática que a situação possa parecer, há sempre solução. Neste caso, várias soluções.
O primeiro passo para acabar com os vidros embaciados é atacar a sujidade. O pó, a a humidade da respiração e a gordura das mãos quando tocam no vidro criam uma fina película de sujidade no vidro. Não se vê, mas é o suficiente para se criar um ambiente perfeito para a água se acumular - e assim embaciar o vidro. Para isso não acontecer, limpa frequentemente os vidros com um pano limpo e um limpa-vidros. Na PRIO encontras tudo o que precisas para deixar tudo limpinho.
Depois de limpos os vidros, vais ver que é muito mais difícil andares com o carro totalmente embaciado. Mas não é impossível. Especialmente nos dias mais frios. Nessas situações, o melhor a fazer é usar o ar condicionado do carro. O ar vai obrigar a água condensada nos vidros a voltar novamente ao estado gasoso. Ou seja, sai dos vidros e permite-te voltar a ver a estrada com total clareza.
E se nada disto não funcionar, podes adotar uma solução ao estilo Macgyver: pega numa meia e enche-a com grãos de areia para gatos (sílica). Este é um material que absorve muito bem a humidade e que vai reduzir drasticamente a humidade presente no habitáculo do carro. Para não te fazerem perguntas esquisitas, deixa a meia debaixo do assento do condutor ou do passageiro. É igualmente eficaz, mas muito menos constrangedor.