Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Cuidados que deves ter com o carro quando vais à praia

Dicas

01 Julho 2019

Cuidados que deves ter com o carro quando vais à praia

Cuidados que deves ter com o carro quando vais à praia

O verão começou um pouco aos solavancos – e ninguém sabe se vai mesmo ser um verão a sério -, mas os fins de semana quentes já convidam a umas idas à praia. Seja no norte ou no sul, na Costa da Caparica ou na Costa Vicentina, não há nada como um bom dia praia para recarregar baterias para uma semana de trabalho. Quem não aprecia tanto estes dias de praia é o teu carro.


É que, se não tiveres cuidado, há muitas coisas no ambiente de praia que podem trazer problemas para o teu carro. Claro que não estamos a sugerir que não vás à praia, mas quando fores, há alguns cuidados extra que deves ter com o teu carro.



Cuidado com o “ar do mar”


A conhecida maresia é o cheiro que nos diz que estamos perto do mar. Mas se, ao pé do carro, consegues sentir este cheiro a maresia, isso quer dizer que há microgotículas de água salgada a cair em cima do teu carro. Ou seja, se não tratares desse problema ao longo do verão, quando chegar o outono podes vir a ter problemas sérios com ferrugem, já que esta água salinizada acelera – e muito – a corrosão da pintura e de outras peças do carro. Para evitar problemas, o mais simples é passares numa PRIO perto de ti e passares o teu carro por água num dos pontos de lavagem Maxi Micro Wash. É rápido e sai barato.



Limpa o carro com frequência


Durante o verão deves ter o cuidado de lavar o carro, pelo menos, duas vezes por mês. E já que vais à PRIO, aproveita para fazer uma limpeza um pouco mais profunda. Limpa os tapetes, aspira o carro e tenta limpar os painéis do carro para retirares toda a areia e poeiras que acumulas de cada vez que vais à praia. Nas lojas PRIO encontras todos os produtos que precisas para deixar o teu carro a brilhar sempre que a areia e a sujidade se acumulam.



Alerta de temperaturas elevadas


Sabias que ao fim de apenas 20 minutos, a temperatura no interior de um carro fechado ao sol pode subir mais de 30 graus? É verdade, enquanto estás deitado na toalha, o habitáculo do teu carro pode registar temperaturas que, em alguns casos, ultrapassam os 80 graus Celcius. Por isso, verifica bem o que deixas dentro do carro. Até um simples isqueiro esquecido pode transformar-se numa autêntica bomba incendiária nos dias mais quentes. Verifica também que não tens nenhum alimento ou bem perecível dentro do carro antes de ires para a areia.



Cuidado com o ar condicionado


Quando sais da praia e chegas a um carro em que tudo está a ferver, a reacção mais natural do mundo é ligar o ar condicionado imeditamente. No máximo, de preferência. O problema é que isto exige um esforço enorme ao sistema de refrigeração do carro e, a médio prazo, podes ficar sem ar condicionado sem perceberes muito bem porquê. Por isso, o melhor é abrires um pouco as portas e as janelas antes mesmo de arrancar para deixar o ar circular e baixar a temperatura no habitáculo. Depois, quando começares a tua viagem, liga o ar condicionado, mas não o ligues no máximo até já estares em estrada, para garantir que não esforças demasiado o carro.



Verifica que tens o seguro em dia


Os azares acontecem. E nos parques de estacionamento das praias há mais azares do que é habitual. Verifica que o teu seguro está em dia para evitares dores de cabeça maiores se alguém bater no teu carro, se ficares com um vidro rachado por causa do calor ou por outra razão qualquer.