Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Cuidados que deves ter antes de te fazeres à estrada este Natal

Sazonal

23 Dezembro 2019

Cuidados que deves ter antes de te fazeres à estrada este Natal

Cuidados que deves ter antes de te fazeres à estrada este Natal

A grande noite de Consoada está aí a chegar e muitos condutores estão a preparar-se para fazer viagens maiores para visitar a família nesta época festiva. Mas atenção: quer seja uma viagem curta ou mais longa, todo o cuidado é pouco.


Nestas alturas festivas, o trânsito intensifica-se, há a possibilidade de chuva e, por isso, o melhor, é preparares-te com alguma antecedência. Para te dar uma ajuda, a PRIO diz-te alguns cuidados que deves ter para chegares facilmente e em segurança à ceia de Natal com a família.


Compra águas e comida para o caminho


Não há nada pior do que ter a família inteira a queixar-se com fome ou sede durante a viagem. O melhor é mesmo teres uma marmita com alguns essenciais para que possam ir petiscando durante o caminho. Aproveita as paragens para ir a um dos Hiper Mini Markets da PRIO para abastecer o carro de comida e água para o resto da viagem.


Confirma se tens o kit de emergência completo


Esta é uma questão que não se prende apenas com segurança, já que pode pagar uma multa que pode ir até aos 600€ caso não tenha triângulo de pré-sinalização ou colete refletor. Por isso já sabes: confirma uns dias antes se tens o kit de emergência e de primeiros socorros no porta bagagens antes de saíres de casa.


Vê o estado dos pneus e do óleo do motor


São um dos componentes cruciais do teu carro e que, caso estejam em mau estado, podem pôr em causa a segurança de toda a família. Não queres correr riscos, pois não? Se estiverem desgastados, o melhor mesmo é substituí-los. Não te esqueças de confirmar ainda se o pneu de substituição também está em bom estado – nunca se sabe quando ele pode fazer falta.


A verificação do óleo do motor, dos travões e da embraiagem também não pode ser descurada. Para não correres o risco de ires na viagem e a luz vermelha do painel de controlo acender, antes de arrancares passa num posto PRIO e vê como estão os níveis. Se precisares de comprar óleo, temos também a nossa gama de lubrificantes pronta a ajudar. 


Atesta o teu carro


Se não quiseres ficar parado a meio caminho, uma das últimas coisas que tens mesmo de fazer antes de começar a viagem é passar num dos postos da PRIO, abastecer o carro e aproveitar o desconto diário que pode ir até aos 10 cêntimos por litro de combustível. Assim também vais mais descanso caso apanhes algum acidente.


Entretém os miúdos na viagem


Os miúdos são muito impacientes, certo? Sobretudo quando estão sentados no carro, sem poderem estar à vontade. Para a viagem não se tornar cansativa para eles (e para ti, claro), o melhor é arranjares alguns brinquedos, que sejam seguros para usar no carro, para eles irem entretidos durante toda a viagem. 


Utiliza o Waze para encontrar rotas alternativas ao trânsito


O Waze é uma aplicação para smartphones que permite aos utilizadores trocarem informações sobre o estado do trânsito em tempo real, como a presença de radares, de operações stop ou sobre a possibilidade de trânsito intenso num determinado percurso. Além disso, o Waze funciona como um sistema de GPS que, baseando-se nas informações disponibilizadas pelos utilizadores, calcula o percurso mais rápido para chegar ao seu destino. A aplicação é gratuita.


Tem cuidado com a velocidade e não bebas


Os limites de velocidade devem ser cumpridos seja dentro ou fora das localidades tanto para evitar acidentes como multas. Sobretudo nesta altura do ano em que é mais provável que haja geada, ventos fortes e chuvas. Se cumpres sempre os limites de velocidade, tem atenção redobrada aos outros condutores e não ponhas ninguém em perigo.


Faz paragens com frequência para descansares


O cansaço acumulado de conduzir durante várias horas seguidas pode pôr em causa a segurança durante a viagem. Para prevenir isso mesmo, o melhor é fazeres algumas paragens no caminho para esticar as pernas, descansar ou até mesmo trocar de lugar com outro condutor.