Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Como te manteres seguro dentro do carro durante a pandemia de Covid-19

Viagens

04 Maio 2020

Como te manteres seguro dentro do carro durante a pandemia de Covid-19

Como te manteres seguro dentro do carro durante a pandemia de Covid-19

Deixamos-te alguns conselhos práticos de desinfeção do teu carro para que possas viajar em segurança


Durante a pandemia do novo coronavírus, estar em casa é a medida crucial na prevenção do contágio. Além disso, a regra é minimizar, sempre que possível, o contacto com outras pessoas.


Porém, se tiveres de sair, o mais seguro será utilizares um carro – só que com cuidados redobrados. O habitáculo de um automóvel é um dos espaços mais sensíveis a acumular resíduos da passagem de qualquer pessoa e, por isso, é preciso ter bastante cuidado.


A primeira regra é: sempre que utilizares o teu carro, deves fazê-lo sozinho, sem acompanhantes. “O ideal é não ir a lado nenhum. Mas se se tem de ir a algum lugar, que se vá sozinho — não partilhes o carro com ninguém”, refere Jana Parmová, médica-chefe na Skoda.


Se realmente tiver de ir acompanhado, a médica aconselha a que use um respirador ou pelo menos uma máscara de proteção. A desinfeção do carro é a melhor forma de te manteres seguro durante uma viagem.


Como desinfetar o carro


A especialista em saúde dá ainda algumas dicas de como desinfetar todas as superfícies do carro em que se toca, antes de começar a viagem. Tudo começa pelo manípulo de abertura exterior da porta, que nos dá acesso ao habitáculo do carro.


Já lá dentro, é necessário desinfetar o volante, o manípulo de mudanças, o travão de mão, os manípulos de portas, quaisquer botões que se possam vir a tocar (como o controlo do volume de rádio), mas também a pala para o sol e todos os frisos das portas e dos bancos. Ainda antes de arrancares, é importante arejar o carro.


Com que produtos posso desinfetar o carro?


Nunca uses peróxido de hidrogénio – o composto químico provavelmente danificará as superfícies do teu carro. Também não deves usar produtos de limpeza que contenham amónio. Os panos de microfibra são ideais para limpar todas as superfícies e para todos os métodos de limpeza.


A Consumer Reports norte-americana aconselha ainda a utilização de produtos de limpeza que contenham, pelo menos, 70% de álcool. Ainda que o álcool não danifique materiais como a pele ou imitação, o uso excessivo poderá deteriorar a cor. Por isso, tem cuidado!


Utiliza os produtos da MACOS à venda nos postos PRIO


Na PRIO há dezenas de postos com produtos MACOS que te podem ajudar a desinfetar ao máximo o teu carro. E muitos com promoções fantásticas! Existem, entre outras coisas, ambientadores, limpa jantes e motores, toalhitas de limpeza de cockpit, produtos de limpeza de vidros ou abrilhantadores de pneus.