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O que é o Campeonato de Portugal de Novas Energias PRIO?
Alimentado pelas chamadas “energias limpas”, este campeonato do desporto motorizado é o único em Portugal com preocupações ambientais e ecológicas.
A PRIO, que assume as energias sustentáveis como a sua prioridade desde o início, orgulha-se de ser o principal patrocinador do Campeonato Portugal Novas Energias PRIO, uma competição que agrega sete ralis de regularidade e eficiência energética , organizada pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e promovida pela My Time.
Quem pode participar neste rally?
A prova, que visa alertar para a questão da transição energética, atravessa trajetos deslumbrantes, é aberta a participantes nacionais e estrangeiros que possuam veículos BEV (battery electric vehicle), ou seja, veículos 100% elétricos. Neste caso têm que estar licenciados para circular nas estradas portuguesas.
Podem participar equipas constituídas por um(a) condutor(a), um navegador(a), num automóvel elétrico de série. O(a) condutor(a) deverá ter carta de condução há mais de um ano e ambos devem solicitar previamente uma licença desportiva à FPAK.
Consulta aqui o Regulamento.
Qual a diferença entre esta prova e um rally de velocidade?
O Campeonato Nacional de Novas Energias PRIO é disputado no formato de regularidade e eficiência energética, o que significa que o objetivo é cumprir uma determinada média, em vez de fazer o percurso no mais curto espaço de tempo, como acontece num rally de velocidade, devendo ainda ter-se em conta o consumo de energia. Uma vez que normalmente se realizam em estradas abertas, as regras de trânsito devem ser cumpridas na íntegra pelos participantes.
Principais indicadores da edição de 2022
Em 2022, o Campeonato foi composto por seis provas, mais três do que a primeira edição, disputadas entre maio e novembro, de onde resultaram os seguintes indicadores principais:
» 36 293 quilómetros percorridos;
» Evitou-se a emissão de 5 toneladas de CO2 (em comparação com o mesmo percurso realizado com recurso a combustíveis fósseis);
» Seriam necessárias cerca de 83 árvores com 10 anos, para absorver o CO2 libertado caso não tivesse sido utilizada uma fonte de energia “limpa”;
» Poupança de 1868 litros de combustível.
As etapas da edição de 2023
Data
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Prova |
29, 30 abril e 1 de maio
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Oeiras Eco Rally – Portugal
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10 a 11 junho
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Gaia Eco Rally |
24 a 25 junho
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Azores E-Rallye |
29 a 30 julho
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Eco Rally Proença-A-Nova |
16 a 17 setembro
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Eco Rally Madeira |
20 a 22 outubro
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Eco Rally Lisboa |
18 e 19 de Novembro
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E-Rallye CA Alentejo Central - Reguengos/Mourão/Redondo |
Consulta aqui todas as informações sobre esta iniciativa.