Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Aproveita o teu IRS para ajudar outras pessoas

Responsabilidade social

26 Abril 2019

Aproveita o teu IRS para ajudar outras pessoas

Aproveita o teu IRS para ajudar outras pessoas

Sabias que podes dizer ao Estado para que instituição vai uma parte dos teus impostos, todos os anos? Isso mesmo, quando entregas a tua declaração anual de IRS – cujo prazo está já a decorrer e se estende até ao dia 30 de junho – podes decidir entregar (ou para pôr as coisas em termos mais técnicos, consignar) 0,5% do teu IRS a uma determinada entidade, seja uma fundação, uma IPSS ou outra instituição de solidariedade social.


Entre as instituições possíveis encontram-se bombeiros, associações desportivas, instituições de solidariedade social que auxiliam crianças ou idosos, entre muitas outras.


Parece simples, não é? O problema é que muitas pessoas não se apercebem desta possibilidade. Resultado: nos últimos anos, mais de metade dos portugueses não consignou qualquer fatia do seu IRS para nenhuma entidade específica. Por isso mesmo, a PRIO associou-se à iniciativa do GRACE, que tem como objetivo sensibilizar as pessoas para a necessidade de ajudar com um pequeno clique no momento da entrega do IRS.


Queres juntar-te a nós e ajudar a melhorar um bocadinho o nosso País? Só tens de seguir alguns passos: depois de escolheres a instituição que queres ajudar, só tens de abrir o anexo H na tua declaração de IRS. Aqui, seleciona o quadro 11, põe uma cruz e introduz o NIPC que corresponde à instituição que escolheste ajudar. Por fim, carrega em guardar e já está.


Representando 150 empresas que congregam mais de 175 mil colaboradores, o GRACE pretende contribuir para aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre a consignação e motivá-los a participar, sensibilizando-os para o impacto que estas doações representam para o setor social/cultural em Portugal.