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A transformação digital nas empresas

Dicas

10 Agosto 2022

A transformação digital nas empresas

A transformação digital nas empresas

A importante transformação digital nas empresas



Vivemos num período em que as coisas acontecem e mudam rapidamente o que, em grande parte, é fruto dos avanços digitais a que assistimos e que já impactam todas as áreas das nossas vidas. Se esta realidade já vem a crescer de há muitos anos, a verdade é que a pandemia acelerou mais ainda esta transformação digital em inúmeros sectores.
As empresas não podem ficar para trás.

Há muitos processos que se podem digitalizar nas empresas que as tornam mais eficientes, e que vão poupar tempo e chatices nos seus dias. Os benefícios que daí podem resultar para os negócios são variados, ajudando-os por exemplo a que se tornem mais competitivos, mais capazes na análise e tratamento de informações, e até podem melhorar a forma como se relacionam com os próprios clientes.

Mas o que é isto da "Transformação digital"?

Segundo este artigo da Google, a “transformação digital utiliza tecnologias digitais modernas para criar ou modificar os processos ou culturas de negócios, ou as experiências dos clientes, de forma a dar resposta às mudanças organizacionais ou às dinâmicas dos mercados”. E nesta transformação cabem imensas coisas: a modernização das infraestruturas, a gestão e análise dos dados, aproximar equipas e clientes ainda que estejam geograficamente distantes, resolver problemas inerentes aos negócios, ou ainda conseguir uma maior eficiência nos processos que pode permitir inclusive poupar dinheiro.

Não obstante estas vantagens e os benefícios que podem vir para as empresas, a verdade é que os números ainda não são os ideais: há pouco mais de um ano, um estudo concluía que 73% das empresas em Portugal ainda não tinham estratégias para a transição digital.



E afinal, por onde começar?


Há um sem fim de opções e a verdade é que não há respostas certas. Cada empresa tem uma realidade muito própria e por isso as necessidades também serão diferentes.
De uma forma quase geral, acreditamos que pode começar por identificar tarefas que sejam mais manuais e repetitivas. Na sua empresa, que tarefas ocupam mais tempo? Por exemplo, ainda regista informações à mão e em papel? Por que não procurar um software que lhe permita recolher automaticamente ou registar de forma mais ágil os dados, e a partir daí fazer análises, por vezes bastando-lhe um simples clique num botão? Algo simples, como um ficheiro Excel com as informações certas, pode muito bem ser um aliado excelente para o seu trabalho.

Outro aspeto que pode ser útil: ainda guarda todos os seus documentos em papel, que tem de arquivar num espaço físico, gerando-se por vezes alguma confusão? E depois, quando precisa do documento, não o encontra? Opte pelos documentos em formato digital, e pondere ainda gravar toda essa informação em “nuvens” na internet – pode organizar os documentos por pastas, criar cópias de segurança e, em qualquer momento e local, pode aceder a essas informações. Atualmente já há muitas opções, com espaço e preços diferentes para se adequarem aos diversos negócios (havendo, inclusive, opções gratuitas como o Google Drive, com 15 GB).

Este último ponto também é importante se na sua empresa tiver adotado o teletrabalho. Já deve conhecer imensas ferramentas para agilizar o trabalho remoto, mas se estiver a ponderar mantê-lo, é fundamental delinear uma estratégia mais definitiva. Adapte a cultura da sua empresa e os comportamentos dos seus colaboradores neste sentido, para potenciar em pleno este método de trabalho. Por exemplo, existem ferramentas de trabalho colaborativo que ajudam. Podemos referir o Trello, amplamente utilizado em todo o mundo, mas facilmente encontra mais opções que podem ajustar-se melhor ao seu negócio.

Não menos importante (pelo contrário), falamos da gestão de custos. Já existem programas ou aplicações que facilitam este controlo, uns mais completos que outros, que inclusive permitem o registo dos talões de despesas através de uma simples fotografia tirada com o telemóvel, ou que constroem gráficos de análise dos dados. O ideal é definir quais as suas necessidades reais e depois procurar a melhor solução. O importante é que, no final, tenha noção de forma rápida e clara de onde está a gastar dinheiro na sua empresa.

A PRIO também ajuda neste caminho da transformação digital da sua empresa, dando-lhe um perfil pessoal no MyPRIO. Já conhece todas as funcionalidades? Por exemplo, num clique tem acesso à gestão e detalhe dos abastecimentos da sua frota, permitindo-lhe saber sempre (e em tempo real) quem abasteceu o quê, onde e quando. As faturas, além de lhe serem enviadas semanalmente, também ficam disponíveis para download na sua conta corrente. Assim, já não precisa de recolher e guardar todos os talões de combustíveis (que, confesse, por vezes ficavam perdidos, e era uma confusão… não é?).



Para terminar, e para dar um exemplo de como na PRIO também temos dado passos na nossa própria transformação digital, falamos-lhe da aplicação PRIO.GO. Uma app que, entre outras vantagens, lhe permite pagar os seus abastecimentos de forma mais rápida, sem necessidade de entrar no posto, diretamente pelo seu telemóvel. Conheça melhor a aplicação PRIO.GO, que também está disponível para clientes do Cartão Frota PRIO, e descarregue já, clicando aqui .

Estas são só algumas dicas para quem pretende arrancar com um processo de transformação digital na sua empresa. É um caminho que pode ser longo e muito mais haveria a dizer. O importante é começar, avaliar as necessidades do seu negócio e alterar o necessário para o elevar ao seu potencial máximo.

A PRIO quer estar presente para o ajudar.