Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
A partir do momento em que compras um carro, seja ele novo ou em segunda mão, a sua desvalorização começa de imediato. Porém, quase todos os condutores que pensam voltar a vendê-lo optam por ter uma atenção redobrada com seu aspeto. Até porque se querem que ele sobreviva além dos primeiros anos de vida, há uma série de cuidados básicos a ter.
Mudar o óleo, trocar os pneus, verificar níveis, mudar filtros e pastilhas de travões são algumas das coisas a que devemos dar atenção nas manutenções periódicas a que levamos o nosso carro e que são vitais não só para a saúde do motor, mas também para a tua segurança e de todas as pessoas que viajam contigo.
Para que o teu carro não desvalorize muito, há outros truques que prolongam a vida do motor, mantêm a viatura com um aspeto mais cuidado e permitem que o valor de mercado não caia de uma forma tão rápida como costuma acontecer com outros carros.
Mantem a aparência exterior
Cuidar do aspeto exterior de um carro é muito importante para evitar a sua desvalorização. Quanto mais cuidada estiver a pintura, mais fácil será vendê-lo. Por isso, tenta protegê-la ao máximo. As poeiras, areias, manchas de água, sol ou resina são verdadeiros inimigos da pintura e podem custar-te muito dinheiro.
Para combater todos estes elementos, certifica-te que lavas o carro, pelo menos, uma vez a cada duas semanas. Um dos sítios onde podes fazer isto mais facilmente é no espaço de Lavagem Auto Maxi Micro Wash da PRIO.
Cuida do interior
Tão importante como deixares o teu carro a brilhar por fora, é limpar o interior do veículo. Por isso, deves ter o cuidado de hidratar os plásticos ou peles interiores e aspirar tudo para evitar a acumulação de bolores e bactérias que são potencialmente perigosos para a tua saúde.
Dá mais atenção ao estado das jantes e dos pneus
O aspeto das jantes e o estado dos pneus também devem ser protegidos e merecem uma atenção redobrada por questões óbvias de segurança. A cada 10 mil quilómetros deves fazer o alinhamento da direção e a inspeção do sistema de suspensão. Verifica também as pastilhas dos travões com regularidade.
Cuida do motor
Sabias que não deves puxar pelo motor do teu carro assim que arrancas? o motor precisa de algum tempo para aquecer convenientemente e fazer chegar óleo a todos os seus elementos. Quando isto não acontece, o desgaste do motor é maior e muito mais rápido, tirando-lhe anos de vida.
Não te esqueças de ir verificando constantemente os níveis do óleo do motor, os filtros e a bateria. Além de evitares a desvalorização do carro, estás a apostar numa condução segura.
Mantem as inspeções em dia
A documentação em dia é o selo de qualidade e garante que o carro está em condições para circular. Isto vai aumentar a confiança de quem esteja eventualmente interessado em comprar o teu carro.
Faz as revisões na marca
Um carro que tenha sempre feito as suas revisões na marca é, certamente, muito mais valorizado. Apesar de ser mais cara, a revisão na marca do carro garante a qualidade do veículo, especialmente se o quiseres vender.
Pratica uma condução segura
É provável que seja uma das dicas que mais frequentemente ouves. E ela faz todo o sentido. A forma como conduzes tem impacto no aspeto interior e exterior do automóvel, assim como na sua performance.
Tem atenção à quilometragem
Quanto menos quilómetros tem o carro, menos desvalorizado ele está. Isto porque o desgaste é menor, claro. Se queres poupar o teu carro, experimenta andar mais vezes em rotações baixas. Elas são sinónimo de eficiência uma vez que, se circulares com rotações elevadas, vais estar a queimar combustível de forma rápida.