Voltar
Certifique-se de que o texto está escrito corretamente.
Tente outros termos de pesquisa.
Introduza um texto mais geral.
Os nossos dias são passados a andar de um lado para o outro – entre a casa, o trabalho, a escola, as compras e as saídas de lazer. E a verdade é que, na maioria das vezes, optamos por nos deslocar de carro, prejudicando cada vez mais o meio ambiente.
Não é possível (nem viável) imaginarmos a nossa vida sem um carro. Mas é certamente possível tentar torná-lo cada vez mais amigo do ambiente. Correto?
Deixamos-te 5 truques para ajudares a reduzir o impacto ambiental de forma consciente.
Faz revisões periódicas
Se algum componente do teu carro não estiver em perfeito estado – como velas, cabo do acelerador, catalizador, escapamento, filtros, embreagem – o carro consumirá mais combustível do que o necessário, emitindo mais gases poluentes durante o seu funcionamento. Por isso, não te esqueças: mantem as revisões de teu carro em dia.
Os carros elétricos são os mais amigos do ambiente
Se estiveres à procura de um novo carro, o melhor mesmo é optares pelos elétricos. Este é o argumento mais ouvido e que é repetido até à exaustão em qualquer discussão, debate ou conversa sobre veículos elétricos. Mas a verdade é que é mesmo assim: um carro elétrico tem zero emissões de gases para a atmosfera. É, por isso, a escolha perfeita.
Evita as viagens de carro curtas
Quando o motor do carro está frio, produz mais emissões de CO2, ou seja, mais poluição. Quando pegares no teu automóvel, faz questão de fazer o máximo possível de deslocações, ao invés de uma pequena deslocação por dia. Não te esqueças que é importante andar a pé ou utilizar transportes públicos.
Escolhe horas com menos trânsito na estrada
O pára-arranca da circulação rodoviária é um dos maiores consumidores de combustíveis e, consequentemente, da emissão de gases com efeito de estufa. Como podes contornar esta forma pouco ecológica de conduzir? Basta evitares os horários e/ou as zonas de maior congestionamento de trânsito – procura rotas alternativas ou sai de casa mais cedo.
Opta por biocombustíveis
Outra forma de tornares as deslocações do teu carro mais ecológicas é o uso de biocombustíveis: produzidos a partir de fontes de energia renováveis, incluem ingredientes como milho, soja, linhaça, pinhão-manso, cana-de-açúcar, óleo de palma, biomassa florestal e resíduos agropecuários, entre outros.