Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
5 dicas que te vão ajudar a comprar o carro perfeito para a tua família

Dicas

14 Janeiro 2019

5 dicas que te vão ajudar a comprar o carro perfeito para a tua família

5 dicas que te vão ajudar a comprar o carro perfeito para a tua família

Por muito que gostes do teu carro, se tens ou estás a pensar ter filhos no futuro, há uma realidade que vais ter que aceitar: precisas de um carro familiar. Mas se quando pensamos neste tema de uma forma desapegada, parece uma questão simples, a verdade é que quando começamos a pensar mais seriamente na necessidade de comprar um carro que leve toda a família, o caso torna-se muito mais complicado.

Tal como os chapéus, carros familiares há muitos. Mais longos, mais altos, mais espaçosos, mais recentes ou mais antigos e, claro, mais caros ou mais baratos. Por isso, no momento em que nos decidimos a dar este passo e assumir que vamos começar a ser vistos a conduzir um carro de família, há vários detalhes a tomar em consideração.

Para te ajudar, juntámos as cinco dicas que achamos serem as mais valiosas a seguir para chegares ao fim do processo com um carro que seja bom, bonito e que dure, pelo menos, até ao momento em que os teus filhos tenham idade suficiente para te pedir o carro emprestado.

É certo que estas dicas não garantem sucesso em 100% dos casos, mas temos a certeza que te vão ajudar. E muito. Vê quais são:

Faz uma pesquisa

A primeira coisa a fazer, tal como antes de comprar qualquer carro, é estudar. Vê que modelos há, que categorias podes escolher, as gamas e os modelos mais recentes. Mas não fiques só pelas pesquisas na internet. Fala com os teus amigos e procura recolher opiniões de pessoas que tenham passado pelo mesmo processo antes de ti. Tenta descobrir o que correu bem e, especialmente, o que correu menos bem. Tenta perceber o que gostariam de melhorar e o que valorizam mais no carro. Estas opiniões vão ser muito importantes para não cometeres os mesmos erros. Palavra de amigo.

De quanto espaço precisas?

A primeira vez que a frase “vamos precisar de um carro maior” nos vem à cabeça é quase sempre quando está para chegar o primeiro filho. E nessa altura, a resposta é evidente: só precisas de um carro com capacidade para transportar confortavelmente um miúdo e todas as tralhas associadas, certo? Pois, só que não. Se estás à procura de um familiar que fique contigo mais do que um par de anos, mais vale ser previdente. Pensa que podes ter mais filhos entretanto. E que os teus amigos também vão ter miúdos. E que quando deres por ti vais estar a transportar dois ou três miúdos de cada vez. E que por cada um destes miúdos, vais precisar de espaço na mala do carro. Por isso, faz bem as contas e vê qual é, numa perspectiva realista, o espaço que precisas de ter realmente no familiar novo.

Tenta perceber se vais poder voltar a vender esse carro

Quando se tem miúdos, nada é permanente. As roupas deixam de servir num instante, eles não param de crescer e de ocupar cada vez mais espaço. E há também a questão dos irmãos ou irmãs. Ou seja, a probabilidade de teres de trocar de carro ao fim de alguns anos é bastante realista. Por isso mesmo, uma das questões a que deves estar atento é à procura que o modelo que vais comprar tem no mercado de usados e o preço que poderás conseguir obter numa revenda.

Assegura-te que o carro é mesmo amigo da família

Tabuleiros para os miúdos, espaço para as pernas, locais para guardar copos. São pequenos detalhes, é certo, mas quando se tem miúdos, tudo isto ganha uma importância muito grande. Verifica se o carro te dá condições para poderes monitorizar a todo o tempo o que se passa no banco de trás, se já está preparado para receber cadeiras de bebé, etc. Acredita, se estiveres dividido entre dois modelos, são estes detalhes que vão fazer a diferença.

Calcula o custo real do carro

No fim do dia, tudo se vai resumir a isto. Quanto é que a mudança para um carro familiar te vai custar? E não estamos só a falar do preço do carro – a que podes sempre abater o dinheiro da venda do teu carro atual, caso seja o caso. A classe de portagens que vais pagar, os impostos de circulação e os seguros. Estes são todos valores que deves ter em linha de conta antes de comprar um carro familiar e que deves usar como critérios de comparação se estiveres dividido entre dois ou mais modelos. E no que toca a custos, não te podes esquecer de calcular o preço dos combustíveis. Claro que, se estás mesmo a pensar em comprar um carro familiar, a primeira coisa a fazer é começar a abastecer o teu carro na PRIO. A poupança que vais conseguir alcançar com os melhores combustíveis aos preços mais baixos do mercado vai dar-te a margem que precisas quando estiveres dividido entre dois modelos ou se o carro que te enche as medidas gastar um pouco mais combustível do que estavas a contar.