Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Tudo o que precisas de saber sobre o gasóleo profissional

Combustível

22 Janeiro 2020

Tudo o que precisas de saber sobre o gasóleo profissional

Tudo o que precisas de saber sobre o gasóleo profissional

 O que é o Gasóleo profissional?



O gasóleo profissional é exatamente o mesmo produto que o gasóleo rodoviário, podendo ou não ser marcado, mediante legislação em vigor.
O limite de abastecimento ao abrigo do regime do gasóleo profissional foi alargado para 40.000 litros. Desde 2018, o limite máximo era de 35.000 litros.



A PRIO explica-te tudo:


Chama-se gasóleo profissional devido ao regime de reembolso parcial do Imposto Sobre Produtos Petrolíferos para as empresas de transportes de mercadorias elegíveis e previamente registadas na Autoridade Tributária.


Como é que posso ter acesso ao gasóleo profissional?

Para poderes utilizar gasóleo profissional precisas de garantir, primeiro, que os veículos que a tua empresa utiliza diariamente estejam associados a um cartão frota, como o cartão frota PRIO.
Porém, só são elegíveis veículos com um peso total em carga igual ou superior a 35 toneladas, afetos ao transporte público de mercadorias, tributados na categoria D do Imposto Único de Circulação (ou veículos de outros Estados membros da UE nas mesmas condições) e matriculados num Estado membro da UE.


Existe algum limite máximo?

Sim, existe. O regime de reembolso parcial aplica-se aos abastecimentos de gasóleo rodoviário até ao limite de 40.000 litros por veículo em cada ano civil. 

O reembolso só se aplica caso o valor a devolver, por abastecimento, seja igual ou superior a 25€. Ou seja, abastecimentos que rondem os 195 litros.



É assim que tudo funciona na PRIO:

Os abastecimentos são comunicados eletronicamente pela PRIO à Autoridade Tributária, enquanto emitente do cartão PRIO, através da transmissão dos dados relativos ao posto de abastecimento, à viatura, à fatura, ao cartão PRIO, à empresa e ao próprio abastecimento.

No entanto, e para poderes usufruir do reembolso parcial do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos, deves ter em consideração que:

  •  Cada cartão PRIO tem de ter uma matrícula, correspondente a uma viatura elegível;
  •  É obrigatória a inserção dos quilómetros totais da viatura à data do abastecimento;
  •  Para os cartões PRIO já emitidos com matrícula, o cliente deverá informar a PRIO, identificando as matrículas a associar ao gasóleo profissional;
  •  Para os cartões PRIO sem matrícula associada, o cliente deve solicitar um novo cartão, informando a PRIO que a viatura em questão é elegível para o gasóleo profissional.


O reembolso é depois processado até três meses após a data da comunicação do abastecimento, para o IBAN constante do cadastro de contribuintes da Autoridade Tributária.


Descobre qual é o posto PRIO onde podes abastecer com gasóleo profissional e usufruir deste regime.