Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website

Há novas medidas de higienização para garantir a prevenção de contágio do Covid-19 e a segurança de todos os clientes e funcionários



O novo coronavírus (Covid-19) chegou a Portugal e, face à situação, vários espaços no País encerraram ou criaram planos de contingência de forma a evitar a sua propagação.


Na PRIO, uma vez que a principal preocupação é a segurança dos seus clientes e funcionários, foram decretadas novas regras de higiene e segurança em todos os postos, que entraram em vigor no passado dia 13 de março.


Tendo em conta a situação em que o País se encontra, a PRIO procedeu então a alguns ajustamentos que reforçam a segurança de colaboradores e clientes, com vista a reduzir o risco de contaminação através da minimização os pontos de contacto.


No dia 13 de março, sexta-feira, foram criadas 13 medidas de suporte do plano de contingência da PRIO, definido para reduzir o risco de contaminação e propagação do Covid-19.


As medidas são: 

1. Reforçar as rotinas de higienização dos postos PRIO: aumentar o número de lavagens diária dos espaços e superfícies – bombas de abastecimento de combustível, loja, balcões, mesas, casas de banho e zonas de comuns de circulação, entre outros – com soluções antissépticas higienizantes.

2. Higienizar periodicamente os postos PRIO com o produto ZOONO Z-71: o ZOONO Z-71 é uma nova e disruptiva tecnologia de desinfeção física que, embora seja completamente suave para os seres humanos e animais, é mortal para uma ampla variedade de bactérias, fungos, leveduras e vírus nomeadamente o coronavírus. Este é o produto que está a ser utilizado nas redes do Metro de Lisboa, Metro do Porto, Carris, e outros serviços de transportes públicos.


3. Aumentar a rotina de lavagem das mãos por parte dos colaboradores da PRIO e aumentar a limpeza das bombas de abastecimento, com especial atenção às superfícies de contacto humano.


4. Disponibilizar luvas descartáveis junto às superfícies suscetíveis de contacto humano, como bombas de abastecimento, terminais de pagamento de cartões bancários, zonas de serviço ar/água.


5. Passar a fazer um atendimento nos postos PRIO através de gaveta “passa-valores”, sem contacto físico.


6. Recomendar aos clientes a realização do pagamento dos abastecimentos de combustível nas bombas por via de cartões bancários ou através da aplicação PRIO.GO, sem ter de sair do carro: mais de 90% dos postos da rede PRIO estão equipados com equipamentos de pagamento nas bombas ou aplicação PRIO.GO.


7. Disponibilizar sacos de compras com os produtos que cada cliente comprar nas lojas PRIO.


8. Dar aos colaboradores luvas descartáveis para manuseamento de produtos alimentares.


9. Servir os produtos de pastelaria dentro de um saco de papel.


10. Dar a possibilidade ao cliente de escolher copos descartáveis para o consumo de bebidas quentes.


11. Eliminar as colheres e passar a utilizar palhetas descartáveis e embaladas individualmente.


12. Suspender, temporariamente, a venda de produtos que envolvam preparação humana dos seus ingredientes como, por exemplo, sandwiches ou sopas.


13. Higienizar as superfícies alvo de contacto – como agulhetas (pistolas) de abastecimento, terminais de pagamento de cartões bancários, zonas de serviço ar/água – com o produto Zoono Z-71, à semelhança do que está a ser utilizado nas redes do Metro de Lisboa, Porto, Carris e outros serviços de transportes públicos.



Além destas medidas, foram ativadas todas as restantes recomendações da Direção-Geral da Saúde, referentes ao normal funcionamento de equipas internas. Estas passaram, portanto, a seguir as seguintes medidas:

• Redução de viagens para o mínimo estritamente indispensável;

• Recurso a trabalho remoto, sempre que possível;

• Separação de equipas, isolando rotinas e reduzindo ao mínimo indispensável o contacto físico;

• Cancelamento de todos os eventos internos e externos;

• Reuniões presenciais só se estritamente necessárias (proibição de reuniões com mais de 10 pessoas);

• Criação de áreas de “isolamento”;

• Protocolo de atuação em caso de identificação de caso suspeito;

• Protocolo de atuação em caso de confirmação de infeção em posto de abastecimento.


Acreditamos que estas medidas ajudarão a aumentar a segurança das compras e abastecimentos e, sobretudo, a confiança na utilização dos postos da rede PRIO de norte a sul do País.