Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Combustíveis
Descobre para onde vai o óleo alimentar que reciclas

Estamos em 2018, em pleno século em 2018, em pleno século XXI. Não há razão absolutamente nenhuma para não reciclarmos o óleo alimentar que gastamos. Em primeiro lugar porque reciclar óleo é ajudar o planeta a ser mais verde  basta um litro de óleo usado para contaminar um milhão de litros de água. Mas também porque o óleo reciclado tem mais de uma centena de utilizações diferentes.


Quando o óleo usado chega à Fábrica de Biodiesel da PRIO, em Aveiro, é submetido a uma série de processos químicos que separam os vários componentes. As impurezas são retiradas e devidamente tratadas para eliminar qualquer possibilidade de contaminação. Já purificado, o óleo é depois trabalhado por forma a produzir o biocombustível que é uma fonte de energia verde e que reduz as emissões de gases com efeito de estufa. 


Mas o processo não acaba aqui: durante as reações químicas que ocorrem durante a produção de biocombustível é possível separar glicerol do óleo usado. Sim, é um produto com um nome estranho, mas que tem aplicações infinitas, e muitas delas acabam de volta à nossa casa.


Descobre as aplicações mais comuns para o glicerol:


Indústria farmacêutica

O glicerol é um dos ingredientes mais utilizados na composição de cápsulas, supositórios. É também utilizado na produção de xaropes, cremes e pomadas, antibióticos e anti-sépticos.


Indústria Cosmética

O glicerol não é tóxico, não é irritante, não tem cheiro nem sabor. Por isso mesmo, é um dos produtos de eleição da indústria cosmética e é usado na produção de pastas de dentes, cremes de pele, loções para a barba, desodorizantes, batons e maquilhagens.


Tabaco

O glicerol torna as fibras do tabaco mais resistentes e evita quebras. Por isso mesmo, é muitas vezes usado na composição dos filtros de cigarros e como veículo de aromas.


Têxteis 

Durante a produção de roupa, muitas fábricas utilizam glicerol como amaciador de tecidos. O glicerol permite ainda aumentar a flexibilidade das fibras têxteis.


Alimentos e bebidas

O glicerol é uma substância umectante. Isto significa que ajuda a prevenir a perda de humidade. Esta característica leva a que seja muitas vezes utilizado como conservante de bebidas e alimentos como refrigerantes, pastilhas elásticas, bolos e ração para animais.