Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Com a evolução da mecânica dos veículos, os condutores passaram a ter de ponderar várias questões. Mudanças automáticas ou manuais? Esta é uma das decisões mais ponderadas, na hora de comprar um veículo, continuando a gerar longos debates.

Para quem tirou carta há pouco tempo, e não tem grande experiência com mudanças manuais (as mais universais do mercado), comprar um carro com mudanças automáticas, onde a caixa de velocidades é autónoma, pode revelar-se mais vantajoso. No fundo, esta decisão deixará o condutor inexperiente mais descansado, na hora de se fazer à estrada.

No entanto, se tens prazer em conduzir, é certo que as mudanças manuais vão dar-te uma perspetiva de controlo total, seja pelo próprio ato em si, seja pela gestão dos recursos do teu carro.

Neste artigo, ajudamos-te a perceber qual será a opção mais vantajosa para ti: se a caixa automática ou a manual.

Mudanças automáticas ou manuais: conhece as diferenças

Se vais comprar o teu primeiro carro, ou se estás a ponderar trocá-lo por um veículo com outras características, a questão da caixa automática ou manual tem de ser colocada em cima da mesa.

Numa transmissão manual, o condutor tem à sua disposição três pedais, já numa transmissão automática existem apenas dois pedais. É feito desta forma, porque é um mecanismo automático que aciona a embraiagem por ti, fazendo a seleção da melhor mudança para a velocidade a que circulas, ou para aquilo que o motor exige a dada altura.

As mudanças manuais são as mais típicas. Estas estão equipadas com um pedal de embraiagem, que precisas de pressionar para fazer a troca de velocidade na caixa de velocidades e, geralmente, move-se um manípulo em forma de ‘H’, que contém cinco ou seis velocidades para a frente, mais a opção de marcha-atrás.

Além das mudanças automáticas ou manuais, também existem caixas semiautomáticas, que diferem das caixas manuais, por não terem pedal de embraiagem. Apesar disso, ainda necessitam que seja o condutor a fazer a mudança, na caixa de velocidades.

Mudanças automáticas ou manuais: quais as vantagens e desvantagens?

Ao confrontarmos as mudanças automáticas e as manuais, emerge a necessidade de entender as vantagens e desvantagens de cada uma. Nesse contexto, apresentamos-te as principais características positivas e negativas associadas a ambas.

Mudanças manuais

Quando tiramos a carta de condução, o primeiro contacto é sempre com um carro com mudanças manuais. És tu que controlas a velocidade e, ao mesmo tempo, exploras a potência do motor do carro.

Por norma, os condutores que apreciam uma condução mais desportiva inclinam-se para os três pedais tradicionais, no qual o controlo automóvel é mais imersivo.

Quais as vantagens?

  1. Prazer de conduzir: para quem gosta de “sentir” o carro em pleno, o total controlo da caixa de velocidades é fundamental. Isto facilita, por exemplo, a ultrapassagem de carros;
  2. O preço: dada a vulgarização das mudanças manuais, financeiramente é mais interessante optar por um carro com caixa manual;
  3. A manutenção: há uma maior oferta de peças de substituição para carros com mudanças manuais, uma vez que existem mais veículos deste género em Portugal;
  4. A apresentação: o formato da caixa de velocidades é universal e conhecido por todos. Se és amante de carros, manobrar a caixa manual faz toda a diferença na condução;
  5. Consumos mais reduzidos: se controlas em pleno um carro com mudanças manuais, essa ação vai refletir-se nos consumos do motor. Podes tirar melhor proveito da condução, uma vez que tens um melhor controlo sobre o veículo.


Quais as desvantagens?


  1. O esforço: conduzir um carro com mudanças manuais requer habilidade e, em situações de trânsito intenso, pode tornar-se cansativo estar sempre a carregar na embraiagem, para manobrar a caixa de velocidades;
  2. Requer perícia: não há nada mais normal do que retirar a mão direita do volante para mudar a velocidade da caixa manual, mas, nesses breves instantes, a tua segurança pode ficar comprometida;
  3. A embraiagem: o uso constante, intensivo ou até incorreto da caixa manual leva ao desgaste da mesma, o que pode exigir a sua substituição.


Mudanças automáticas


Inicialmente, as mudanças automáticas possuíam apenas quatro velocidades. Atualmente, estes mecanismos estão mais evoluídos e são mais eficientes, podendo chegar até às 10 velocidades.


A popularidade dos veículos com mudanças automáticas foi crescendo e, por parte dos fabricantes, há uma aposta equilibrada no preço e no consumo de combustível.


Quais as vantagens?


  1. Condução simplificada: permite uma viagem relaxada, sem a complexidade do ponto de embraiagem e sem a preocupação de manusear tantos pedais;
  2. Maior oferta: a oferta crescente de carros com mudanças automáticas, nos tempos que correm, facilitou o acesso a uma gama mais ampla e diversificada de opções para os consumidores;
  3. Menor desgaste do pedal da embraiagem: as mudanças são engrenadas automaticamente, reduzindo o desgaste da embraiagem;
  4. A técnica simples: por haver uma suave transição automática entre mudanças, não tens de tirar as mãos do volante. Desta forma, torna-se uma aposta viável em termos de segurança;
  5. Velocidade apropriada: como o mecanismo é automático, as velocidades engrenadas são as mais apropriadas.


Quais as desvantagens?


  1. Condução monótona: conduzir um carro automático pode não ser tão prazeroso, o que pode tornar a viagem mais monótona;
  2. Manutenção complexa: dado o sistema em questão, assim que for necessária uma reparação, os valores são mais elevados porque o serviço prestado é específico;
  3. Consumos mais elevados: relativamente aos carros com mudanças manuais, há um maior consumo de óleo nos veículos com mudanças automáticas.


É melhor escolher um carro com mudanças automáticas ou manuais?


Como em qualquer produto existente no mercado, existirão, sempre, vantagens e desvantagens. No fundo, a escolha dependerá do teu perfil enquanto condutor.


À parte da tua decisão, a verdade é que terás de abastecer o depósito para as tuas viagens diárias. Se pretendes, realmente, encontrar uma alternativa vantajosa para os teus consumos, aposta nos combustíveis PRIO.


Mudanças automáticas ou manuais? Com a PRIO, é igual


Independentemente da caixa de velocidades que preferires, haverá sempre um posto PRIO próximo de ti para melhorar o desempenho do teu automóvel.


Sabias que o ECO Diesel, por exemplo, permite-te poupar até 5% de combustível e ainda melhora a performance do teu veículo? Este facto vai além das mudanças automáticas ou manuais de qualquer carro. Abastece agora e sente a diferença.



Lê também:

   

      • Descobre o que mais impacta a potência do motor do teu carro

      • Benefícios da eco-condução no contexto urbano e na tua poupança

      • ECO Diesel PRIO: o combustível do futuro