Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Saíste de casa para ir trabalhar, ir às compras ou, simplesmente, para usufruir de alguma atividade de lazer durante o inverno, e deparas-te com vestígios de gelo no vidro do teu veículo. O cenário é-te familiar?

Com a descida da temperatura, é importante que saibas o que podes fazer para conduzires em segurança e sem problemas de visibilidade. Tirar o gelo do para-brisas do carro passa a ser a tarefa prioritária e, como queremos que o faças corretamente, deixamos-te alguns conselhos.

Tirar o gelo do para-brisas sem danificar o carro

Quando vemos o nosso carro com gelo, ocorre-nos imediatamente soluções práticas e bastante comuns, como ligar o desembaciador do carro, recorrer ao limpa-para-brisas ou despejar uma garrafa de água nos vidros, para tentarmos remover todos os vestígios. No entanto, estas três opções podem não ser imediatamente eficazes. Por isso, a questão mantém-se: como tirar eficazmente o gelo do carro, sem danificar nenhum componente?

Toma atenção às dicas essenciais que reunimos para ti.

6 dicas para tirar o gelo do para-brisas

Deixamos-te seis técnicas infalíveis, para removeres rapidamente o gelo dos vidros do carro.

1. Raspa o gelo adequadamente

Sabias que existem raspadores específicos para esta função? Se recorreres a esta ferramenta, é quase certo que consegues tirar o gelo do para-brisas, de forma simples e eficaz. Precisas apenas de a manusear com cuidado, para que não comprometas a superfície de vidro.

Evita usar alternativas rápidas, como os cartões genéricos que guardas na carteira, para raspar o gelo do para-brisas. Podes acabar por estragá-los.

2. Recorre ao sistema de aquecimento interior do carro

Esta opção é a mais usada pela maioria dos condutores. Ao ligares o sistema de aquecimento do ar-condicionado, além de desembaciares os vidros, vais conseguindo, progressivamente, remover o gelo do para-brisas.

Para ser mais rápido, assim que o calor do interior do veículo tiver derretido a primeira camada interna de gelo, aciona as escovas. Mas verifica, cuidadosamente, se estas não estão coladas ao vidro, levantando-as uma a uma.

3. Usa produtos indicados para tirar o gelo do para-brisas

Atualmente, existem soluções anticongelantes milagrosas que te ajudam a tirar o gelo do vidro do carro e os efeitos prologam-se por vários dias.

Estes líquidos foram especificamente projetados para esta função. Portanto, não tens de te preocupar: não vão prejudicar a pintura da tua viatura, ou a resistência do próprio para-brisas.

4. Protege o para-brisas durante a noite

Se não tiveres garagem e o teu carro ficar estacionado no exterior, protege-o com uma capa protetora impermeável. Desta forma, evitas a acumulação de gelo, durante o período mais propício.

5. Tem à mão uma garrafa de água

É bastante simples, mas podes ter sempre uma garrafa de água no teu carro. Assim, em situações de crise, podes despejá-la no para-brisas. Se a camada de gelo for muito espessa, é provável que não a consigas remover à primeira tentativa.

Como a água é um recurso fundamental para o nosso planeta, aconselhamos-te a recorrer a esta alternativa com moderação.

6. Aposta numa solução caseira

Se a duas partes de água adicionares uma de álcool gel, obténs uma solução caseira anticongelante. Esta vai ajudar-te a tirar o gelo do para-brisas rapidamente, mas pode deixar algumas marcas de sujidade no vidro.

O que não deves fazer ao tirar o gelo do para-brisas

Na tentativa de encontrar uma solução rápida para remover o gelo do carro, podes precipitar-te e danificar o para-brisas sem querer. Para evitares que isso aconteça, não tentes as seguintes ações:

  1. Nunca vertas água quente sobre o gelo. Isto pode estalar ou partir o vidro, devido à mudança brusca de temperatura;
  2. Não aciones os limpa-para-brisas. Se o fizeres, além de espalhares de forma desnecessária o gelo pelo vidro, podes danificar as escovas;
  3. Não utilizes a água do limpa-vidros. Caso a temperatura exterior seja negativa, a probabilidade de formares uma segunda camada de gelo no para-brisas é grande;
  4. Não recorras ao sal. Apesar deste mineral ajudar a diminuir a temperatura de fusão do gelo, derretendo-o com facilidade, pode riscar-te o vidro.


Mantém o carro em boas condições com a PRIO


Tirar o gelo do para-brisas é apenas um dos muitos contratempos que os dias mais frios te podem trazer. É importante que tomes medidas de prevenção, para prepares o teu carro para o inverno.


Previne o congelamento do motor


Caso as temperaturas desçam a pique, existe a probabilidade do teu motor ficar afetado. Para não teres que lidar com as consequências, a PRIO tem à tua disposição líquidos anticongelantes de qualidade.


Estas soluções podem ser adicionadas ao depósito do sistema de arrefecimento do carro, ajudando a regular a temperatura do motor. Espreita a nossa loja online e aproveita as promoções que te oferecemos.



Lê também:


     • Anticongelante ou água: posso usar os dois?
     • Cuidados com o carro no inverno: 10 que podes começar já a ter
     • Cinco cuidados que deves ter com o carro na chegada do mau tempo