Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Esta típica vila portuguesa é conhecida pelo seu vinho, mas Palmela tem muito mais para visitar. No final deste artigo, seguramente vais ficar com vontade de voltar sempre que possível.

Apresentamos algumas sugestões para passares um dia inesquecível nesta vila que, segundo os registos arqueológicos, é habitada desde a Pré-História Antiga.

Um passeio pelo passado

Se és um apaixonado por História, Palmela oferece-te uma visita por marcos históricos incríveis.

Quando chegares ao centro histórico, tira dois minutos para olhares ao teu redor, e deixa-te encantar pelas fachadas, janelas, recantos e ruas íngremes que caracterizam esta zona.

De seguida, não podes deixar de visitar o Largo do Mercado, o Largo da Boavista e o Chafariz D. Maria, construído em 1792. Passa pelo Miradouro do Terreiro e segue para o Largo de S. João Baptista para descobrires o Coreto, o Cine-Teatro S. João e a Biblioteca Municipal de Palmela.

Outro ponto obrigatório de visita em Palmela é o Castelo. Apesar de contar com mais de 1000 anos de história, este espaço mantém-se bem vivo e atual com várias iniciativas culturais.

Também a tradição do vinho tem o seu registo na História, na Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. Esta adega, inaugurada nos anos 40, está aberta ao público e aqui podes degustar os vinhos da região, comprar produtos tradicionais e agendar visitas às adegas.

Em harmonia com Natureza

Para quem não dispensa uma atividade ao ar livre e quer saber o que visitar em Palmela, temos pelo menos três respostas possíveis.

Primeiro, é importante referir que Palmela está inserida no Parque Natural da Arrábida e na Reserva Natural do Estuário do Sado, e só com esta informação já tens a garantia de que os trilhos vão ter um cenário de fundo de cortar a respiração.

1. Percurso pedestre nas Encostas de Palmela

Com formato circular, este percurso tem cerca de 11,6 quilómetros, e uma duração estimada de quatro horas. Aconselhamos-te a deixar o carro na Alameda 25 de Abril e seguires até à Rua Helena Cardoso. Pelo caminho encontras o Chafariz D. Maria I, a Fonte Nova, o Marco Geodésico/Banco de Ostras Fossilizadas, a Alcaria do Alto da Queimada e o Castro de Chibanes. O percurso pedestre nas Encostas de Palmela está classificado com um grau de dificuldade III.

2. Percurso pedestre na Serra do Louro

Este percurso também é circular. São 10,3 quilómetros para percorrer em três horas e meia e com um grau de dificuldade II.

O ponto de partida é o mesmo do percurso anterior, contudo neste passeio podes visitar os Moinhos de Vento, as Grutas Artificiais da Quinta do Anjo, o Cabeço das Vacas e a Quinta do Piloto, entre outras atrações.

3. Percursos cicláveis da Arrábida

Existem inúmeros percursos cicláveis na Serra da Arrábida, quatro deles na bela vila de Palmela. Com pontos de interesse, distâncias e graus de dificuldade distintos, qualquer um deles oferece-te uma oportunidade única de ligação a uma das zonas mais verdes e emblemáticas de Portugal.

Lê também: Locais pouco conhecidos em Portugal: viagens de sonho

Um brinde a Palmela

Se falamos de Palmela e o que visitar, temos obrigatoriamente de falar do seu vinho e das vinhas.

Para entendermos melhor esta ligação entre o vinho, a história e a natureza nesta vila tens ao teu dispor sete rotas. Estão todos no site oficial da Câmara Municipal de Palmela: Roteiros Enoturísticos: entre a Serra, o Mar, a Cidade e o Campo.

Palmela é uma vila cheia de características e influências que a tornam única, e com estes roteiros ficas a conhecer melhor, não só as suas diferentes realidades, como as suas gentes, tendo sempre como ponto de encontro o vinho.

Planear para aproveitar

Palmela tem tanto para visitar que não queremos que te preocupes com mais nada enquanto lá estiveres.

Seja para abastecer o teu carro, para ver o ar dos pneus ou validar o nível do óleo, tens à tua disposição três postos PRIO, que não te deixam desamparado. Em qualquer uma das localizações, Palmela, Vila Amélia Norte ou Vila Amélia Sul, aproveita as lojas de conveniência ou a cafetaria para repores as energias.

Outra vantagem destes três postos PRIO é a possibilidade de abasteceres o teu carro com o Eco Diesel, o combustível inovador e amigo do ambiente que otimiza o desempenho das viaturas a diesel.

Lê também: ECO Diesel PRIO: o combustível do futuro