Are you in ?

Visit our online store design especially for your country

go to website
Stay on this website
Seja em férias prolongadas ou numa escapadinha de fim de semana, é determinante que saibas como preparar o carro para viajar.

A tua segurança e a dos teus companheiros de passeio está sempre em primeiro lugar.

Para que as únicas memórias das viagens sejam as mais felizes, neste artigo damos-te a conhecer as principais dicas para que o teu carro não te desiluda pelo caminho.

Pneus robustos

Validar a pressão dos pneus deve fazer parte da tua lista de tarefas mensal, mas se vais fazer uma viagem, aponta na tua agenda para o fazeres na véspera.

Se os pneus não estiverem calibrados com a pressão certa, pode não estar garantida a devida aderência à estrada, colocando em risco a tua segurança.

Aconselhamos que tenhas igualmente atenção a possíveis cortes ou rasgos nos pneus.

Óleo verificado e medido

Cada carro traz as suas próprias recomendações no que diz respeito à manutenção e troca do óleo, e tu deves conhecer bem as da tua viatura.

Neste caso, em que falamos de preparar o carro para viajar, para além das manutenções recomendadas, não deixes de verificar o óleo antes de iniciares a tua viagem, para garantir a lubrificação e bom funcionamento do motor.

Motor refrigerado

O óleo não é o único líquido que deves verificar antes de viajar.

A lubrificação do motor é fundamental, principalmente quando as temperaturas sobem, para não deixar que o motor sobreaqueça e pare de trabalhar. Por isso é tão importante que verifiques o nível do líquido de refrigeração ou de lubrificação do motor.

Visibilidade acima de tudo

Quer em viagens mais curtas, quer em longos percursos, a tua segurança depende em grande escala de uma boa visibilidade da estrada e dos outros carros, e de os outros condutores te verem bem.

Para garantires que tens tudo o que precisas para teres uma visão clara, existem três componentes que tens que garantir que funcionam e se encontram em perfeição: os faróis, as escovas e os vidros.

Antes de partires à aventura confirma se as luzes estão todas ok. Mínimos, médios, máximos, nevoeiro e stops. Parece tão simples, mas não te esqueças que é dessa forma que os outros condutores te podem ver de noite.

Relativamente aos limpa para-brisas, ao contrário do que por vezes pensamos, podem ser essenciais também no verão, quer seja numa chuvada, quer seja para apagar as marcas de uma nuvem de poeira. Por isso não te esqueças de validar se o depósito da água está cheio.

Valida se os vidros têm algum risco ou racha. Às vezes basta um toque de uma pequena pedra ou trepidação, para que uma racha no vidro se torne em vidro partido.

Viagem pela fresquinha

Temos mais uma tarefa para concluíres na lista de afazeres de como preparar o carro para viajar, antes de saíres para o passeio.

Testa todas as saídas do ar condicionado, e valida todos os modos de frio. Se alguma das saídas não estiver a funcionar, ou se a temperatura do ar não for realmente fria, a rotação do motor pode sair danificada.

Por isso, o bom funcionamento do ar condicionado deixa de ser um capricho a partir do momento em que coloca a tua segurança e a do teu carro em risco.

Escolher um local de confiança

Agora que já sabes como preparar o carro para viajar, o que te aconselhamos é que de facto trates de todos estes pontos num local de confiança, no qual possas garantir a segurança necessária na tua viagem.

Contudo, por vezes, surgem surpresas pelo caminho e é necessário procurar um posto de confiança. E isso pode acontecer já longe de casa. Não precisas de te preocupar e andar de um lado para o outro para encontrares um posto de abastecimento. Basta que descarregues a aplicação da PRIO e utilizes o localizador de postos. Este dar-te-á as indicações para chegares ao que se encontra mais perto, tal como todos os serviços que lá vais encontrar.

Passear nunca foi tão simples, tal como preparar o carro para viajar.

Lê também: 5 coisas que deves ter no carro quando fazes uma viagem